Em Isaías 18, o Senhor Deus lança um grave juízo sobre uma das nações que causam grande aflição sobre seu povo. Sofremos muitas dores, grande parte delas causadas por pessoas ou circunstâncias.
Contudo, a promessa é a de que o Senhor estará conosco e que O próprio triunfa sobre todas estas coisas. É necessário, portanto, que tenhamos intimidade com Ele para que possamos suportar as aflições da vida.
Esboço de Isaías 18:
18.1 – 3: A resistência vem de Deus
18.4 – 7: No tempo certo
Isaías 18:1-3 – A resistência vem de Deus
A partir de Isaías 18:1-2 vemos que a mensagem no capítulo 18 é direcionada contra a terra das asas que “zumbem”, uma referência aos cuxitas, em Cuxe.
Cuxe incluía o atual sul do Egito, Sudão e norte da Etiópia e o zumbido das asas pode referir-se a gafanhotos, ticos da região.
Ao que tudo indica, os cuxitas enviaram mensageiros em barcos para sugerir que Israel fizesse uma aliança com eles em resistência aos assírios.
Os cuxitas, eram conhecidos como um povo alto, temível e agressivo, falavam uma língua que teria soado estranha aos hebreus porque não era semita (Isaías 18:2).
Como o Egito, Cuxe é dividida por rios (Isaías 18:7), isto é, por braços do Nilo. Nada se sabe em nenhuma parte da Bíblia ou de fontes extrabíblicas sobre qualquer contato desta nação com Israel em uma resistência contra a Assíria.
Em Isaías 18:3 O profeta exortou os cuxitas a voltarem para casa e não tentarem formar uma aliança com Judá porque o Senhor derrotaria o inimigo assírio no momento adequado.
Por meio de Isaías, o Senhor deixa claro que quando chegasse a hora de lutar contra os assírios, eles saberiam e veriam a queda do inimigo.
Isaías 18:4-6 – No tempo certo
Em Isaías 18:4-6, por meio de uma ilustração, o texto bíblico nos mostra que os planos de Deus durariam muito, como o calor do verão e o orvalho da colheita.
O Senhor disse a Isaías que Ele esperaria até o momento adequado para eliminar o inimigo. O próprio Deus já havia dito a Isaías qual o motivo para isso (Isaías 10:12,25,32).
Mas o exército assírio teria que primeiro cumprir o propósito de Deus, que era ser instrumento de juízo para punir o povo de Israel levando-os cativos.
No entanto, uma vez que os propósitos de Deus fossem cumpridos, Ele interviria e os cortaria (18:5) exatamente quando eles, como as uvas, estavam começando a amadurecer, para estender seu império.
Promessa de restauração
Em Isaías 18:7, lemos que após a derrota assíria, o Senhor faria com que o povo de Cuxe levasse presentes ao Senhor no Monte Sião, onde Seu nome habitava.
Não se sabe se isso ocorreu após a queda da Assíria. Possivelmente Isaías estava falando sobre o reino milenar, quando os povos de todo o mundo adorarão ao Senhor (Zacarias 14:16) por causa de Seus atos graciosos.
quero que me enviem estudo no meu gmail
Cadastre seu e-mail.