Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Isaías 19 Estudo: Advertência Contra o Egito

Em Isaías 19, o Senhor Deus continua fazendo advertências contra as nações inimigas de Israel e Judá. O poder, a sabedoria e a riqueza do Egito não serão capazes de impedir o juízo do Senhor.

Por fim, a promessa de Deus é que até os egípcios servirão ao Senhor. Erguerão um altar de adoração e buscarão a face do Deus de Israel. (Ver Isaías 18 Estudo)

Em Isaías 19 veremos:

Isaías 19.1 – 11: Advertência contra o Egito

Isaías 19.12 – 16: Onde estão os sábios

Isaías 19.17 – 25: Altar do Senhor no Egito

 

Isaías 19.1 – 11: Advertência contra o Egito

1 Advertência contra o Egito: Vejam! O Senhor cavalga numa nuvem veloz que vai para o Egito. Os ídolos do Egito tremem diante dele, e os corações dos egípcios se derretem no íntimo.

2 Incitarei egípcio contra egípcio; cada um lutará contra seu irmão, vizinho lutará contra vizinho, cidade contra cidade, reino contra reino.

3 Os egípcios ficarão desanimados, e farei que os seus planos resultem em nada. Depois eles consultarão os ídolos e os necromantes, os médiuns e os adivinhos,

4 então eu entregarei os egípcios nas mãos de um senhor cruel, e um rei feroz dominará sobre eles, anuncia o Soberano, o Senhor dos Exércitos.

5 As águas do rio vão secar-se; o leito do rio ficará completamente seco.

6 Os canais terão mau cheiro; os riachos do Egito vão diminuir até secar-se; os juncos e as canas murcharão.

7 Haverá lugares secos ao longo do Nilo e na própria foz do rio. Tudo o que for semeado ao longo do Nilo se ressecará, será levado pelo vento e desaparecerá.

8 Os pescadores gemerão e se lamentarão, como também todos os que lançam anzóis no Nilo; os que lançam redes na água desanimarão.

9 Os que trabalham com linho e os tecelões de algodão se desesperarão.

10 Os nobres ficarão deprimidos, e todos os assalariados ficarão abatidos.

11 Os líderes de Zoã não passam de insensatos; os sábios conselheiros do faraó dão conselhos tolos. Como, então, vocês podem dizer ao faraó: “Sou sábio, sou discípulo dos reis da antiguidade”?

Isaías 19.12 – 16: Onde estão os sábios

12 Onde estão agora os seus sábios? Que lhe mostrem, se é que eles têm conhecimento do que o Senhor dos Exércitos tem planejado contra o Egito.

13 Tornaram-se tolos os líderes de Zoã, e os de Mênfis são enganados; os chefes dos seus clãs induziram o Egito ao erro.

14 O Senhor derramou dentro deles um espírito que os deixou desorientados; eles levam o Egito a cambalearem tudo quanto faz, como cambaleia o bêbado em volta do seu vômito.

15 Não há nada que o Egito possa fazer, nada que a cabeça ou a cauda, a palma ou o junco possam fazer.

16 Naquele dia os egípcios serão como mulheres. Tremerão de medo diante do agitar da mão do Senhor dos Exércitos, que se levantará contra eles.

Isaías 19.17 – 25: Altar do Senhor no Egito

17 Judá trará pavor aos egípcios; todo aquele que mencionar o nome de Judá ficará apavorado, por causa do plano do Senhor dos Exércitos contra eles.

18 Naquele dia cinco cidades do Egito falarão a língua de Canaã e jurarão lealdade ao Senhor dos Exércitos. Uma delas será chamada Cidade do Sol.

19 Naquele dia haverá um altar dedicado ao Senhor no centro do Egito, e em sua fronteira, um monumento ao Senhor.

20 Serão um sinal e um testemunho para o Senhor dos Exércitos na terra do Egito. Quando eles clamarem ao Senhor por causa dos seus opressores, ele lhes enviará um salvador e defensor que os libertará.

21 Assim o Senhor se dará a conhecer aos egípcios, e naquele dia eles saberão quem é o Senhor. A ele presta­rão culto com sacrifícios e ofertas de cereal; farão votos ao Senhor e os cumprirão.

22 O Senhor ferirá os egípcios; ele os ferirá e os cura­rá. Eles se voltarão para o Senhor, e ele responderá às suas súplicas e os curará.

23 Naquele dia haverá uma estrada do Egito para a Assíria. Os assírios irão para o Egito, e os egípcios para a Assíria, e os egípci­os e os assírios cultuarão juntos.

24 Naquele dia Israel será um mediador entre o Egito e a Assíria, uma bênção na terra.

25 O Senhor dos Exércitos os abençoará, dizendo: “Bendito sejam o Egito, meu povo, a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança”.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.