Isaías - Bíblia de Estudo Online

Em Isaías 2, o Senhor revela ao profeta que nos últimos dias o Templo do Senhor, isto é a Igreja será estabelecida como principal na Terra.

Em seguida Ele condena a idolatria praticada no meio do seu povo, reprovando o fato de eles se inclinarem diante da obra de suas próprias mãos.

Isaías termina dizendo que o Dia do Senhor vem, e que ele será um dia decisivo para a humanidade. Naquele Dia, os que confiam em imagens de escultura e em falsos deus, e não no Deus de Israel, serão destruídos.

Esboço de Isaías 2:

2.1 – 5: O monte do Senhor

2.6 – 10: A idolatria de Israel

2.11 – 22: O Dia do Senhor

 

Isaías 2.1 – 5: O monte do Senhor

1 Foi isto que Isaías, filho de Amoz, viu a respeito de Judá e de Jerusalém:

2 Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele.

3 Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

4 Ele julgará entre as nações e resolverá contendas de muitos povos. Eles farão de suas espadas arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não mais pegará em armas para atacar outra nação, elas jamais tornarão a preparar-se para a guerra.

5 Venha, ó descendência de Jacó, andemos na luz do Senhor!

Isaías 2.6 – 10: A idolatria de Israel

6 Certamente abandonaste o teu povo, os descendentes de Jacó, porque eles se encheram de superstições dos povos do leste, praticam adivinhações como os filisteus e fazem acordos com pagãos.

7 Sua terra está cheia de prata e ouro; seus tesouros são incontáveis. Sua terra está cheia de cavalos; seus carros não têm fim.

8 Sua terra está cheia de ídolos. Eles se inclinam diante da obra das suas mãos, diante do que os seus dedos fizeram.

9 Por isso a humanidade será abatida e o homem será humilhado; não os perdoes!

10 Entre no meio das rochas, esconda-se no pó, por causa do terror que vem do Senhor e do esplendor da sua majestade!

Isaías 2.11 – 22: O Dia do Senhor

11 Os olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia.

12 O Senhor dos Exércitos tem um dia reservado para todos os orgulhosos e altivos, para tudo o que é exaltado, para que eles sejam humilhados;

13 para todos os cedros do Líbano, altos e altivos, e todos os carvalhos de Basã;

14 para todos os montes elevados e todas as colinas altas;

15 para toda torre imponente e todo muro fortificado;

16 para todo navio mercante e todo barco de luxo.

17 A arrogância dos homens será abatida, e o seu orgulho será humilhado. Somente o Senhor será exaltado naquele dia,

18 e os ídolos desaparecerão por completo.

19 Os homens fugirão para as cavernas das rochas e para os buracos da terra, por causa do terror que vem do Senhor e do esplendor da sua majestade, quando ele se levantar para sacudir a terra.

20 Naquele dia os homens atirarão aos ratos e aos morcegos os ídolos de prata e os ídolos de ouro, que fizeram para adorar.

21 Fugirão para as cavernas das rochas e para as brechas dos penhascos, por causa do terror que vem do Senhor e do esplendor da sua majestade, quando ele se levantar para sacudir a terra.

22 Parem de confiar no homem, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Que valor ele tem?

2 COMENTÁRIOS

  1. Esse dia ao qual se refere não seria o quarto mandamento, porque faz toda lógica entender dessa forma então por que você não põe um esclarecimento mais verdadeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here