Em Isaías 25, o profeta exalta a Deus por suas obras maravilhosas e pela grandeza do seu poder. Provavelmente, Isaías louva a Deus pelos juízos emitidos a diversas e grandes nações e cidades.
Além disso, o profeta vê um grande banquete preparado pelo Senhor no seu santo monte. Isaías vê a destruição da morte e a consolação de toda a Terra.
É um contraste quando comparado aos últimos capítulos, onde as profecias eram sobre juízo e destruição. Aqui há uma mensagem de consolação e encorajamento para os servos do Senhor.
Esboço de Isaías 25:
25.1 – 5: “Tu és o meu Deus!”
25.6 – 9: Banquete do Senhor
25.10 – 12: Moabe será pisoteado
“Tu és o meu Deus”
Isaías 25 é um salmo de louvor que exalta a libertação de Seu povo pelo Senhor.
Logo depois que Deus, em Seu julgamento, destruirá os pecadores, como nos mostra Isaías 24, o glorioso reino do Messias começará.
Em poesia, Isaías descreveu o louvor que será atribuído ao Senhor no Milênio por Sua obra maravilhosa.
Em Isaías 25:1–5 o Profeta Isaías, falando na primeira pessoa, descreveu a situação que existirá quando o reino for estabelecido na terra.
O profeta atribuiu louvor ao nome do Senhor por Seus atos maravilhosos de julgamento e libertação.
Isaías 25 e o julgamento da cidade
O julgamento de Deus sobre a cidade, representante do mundo, fará com que povos de nações implacáveis honrem e reverenciem a Deus.
Isso cumprirá a promessa feita a Abraão de que todas as nações do mundo serão abençoadas por meio de Israel (Gênesis 12:3).
O tema dos gentios conhecendo e adorando a Deus no reino é comum nos profetas.
Quando o Senhor estabelecer Seu reino na terra, ocorrerá uma reversão da sorte (Isaías 25:4-5).
Os pobres (“débil, fraco, desamparado”) e os necessitados (“oprimidos”) serão resgatados e os implacáveis serão acalmados.
O cuidado de Deus pelos pobres e necessitados é mencionado muitas vezes no Antigo e no Novo Testamento.
A reversão da sorte, na qual aqueles que dependem de Deus são ajudados e aqueles que dependem de si mesmos são julgados, é um tema principal das Escrituras.
Os rudes em seu tratamento áspero para com os outros são como uma tempestade e o calor opressor do deserto.
Mas o julgamento de Deus sobre eles será como uma nuvem que de repente cobre o sol, limitando assim seu calor.
A cada capítulo que leio da Bíblia procuro vim olhar seus estudos, até os escrevo em um caderno. Que Deus te abençoe, e possa te capacitar cada dia mais.
A paz do Senhor Jesus Cristo.
Estou participando de um plano de leitura, que está sendo feito pela minha igreja, e tenho usado.muito seus estudos e tem sido uma benção, tenho conseguido tirar algumas dúvidas e a compreender melhor os capítulos que tenho estudado.. Que Deus continue te abençoando. Sou membro da 1* igreja Batista em Vila Valqueire, Rio de janeiro.
Que alegria Raquel!
Deus continue lhe abençoando.