Em Isaías 28, Deus anuncia que haverá em Sião uma pedra angular, e tudo que houver ali será construído sobre ela. Todos os que confiarem nesta fundação ou rocha, jamais serão abalados.
Mas a quem Isaías está se referindo?
Esta pedra angular é Jesus Cristo. Ele é o fundamento sobre o qual o Reino de Deus está edificado.
Se edificarmos nossa vida sobre este fundamento, teremos uma vida tranquila, próspera e muito plena. Isto ocorre, porque em Cristo, Deus nos concede uma vida abundante. Com seu amor e cuidado o Senhor Deus nos ensina, por meio de Sua Palavra e através do seu Espírito Santo.
Esboço de Isaías 28:
28.1 – 8: Coroa orgulhosa dos bêbados
28.9 – 15: Ordem e regra
28.16 – 22: Pedra angular
28.23 – 29: O Deus que ensina
Isaías 28 e o “Ai de Efraim”
Os fortes pronunciamentos de Isaías 28 são dirigidos contra o Reino do Norte (vv.1-13) e o Reino do Sul (vv.14-29).
Em pouco tempo, o Reino do Norte cairia para os assírios (722 a.C.). Escrevendo ao povo do sul, Isaías os encorajava a não ser como seus irmãos e irmãs do norte.
O julgamento de Deus foi projetado para trazer o povo ao arrependimento diante dele (vv.23-29), não para “se vingar” deles.
Em Isaías 28:1 vemos que Efraim, uma tribo proeminente representante do Reino do Norte, é comparado a um bêbado.
A região do Norte era fértil naquela época. Samaria, a capital construída por Onri (1 Reis 16:24), dominava um vale fértil (Isaías 28:4).
Por causa da beleza de Samaria, ela foi chamada de coroa de flores (v. 3). A possibilidade de prosperidade material era grande.
No entanto, o Reino do Norte estava jogando fora as bênçãos de Deus como um bêbado joga fora seu dinheiro em busca de vinho.
Aparentemente, a embriaguez era um problema tanto no Reino do Norte quanto no Reino do Sul, então a figura de um bêbado é adequada.
Em Isaías 28:2–4 vemos que Isaías predisse que a Assíria, como uma forte tempestade de granizo e uma tempestade de vento, iria contra as dez tribos do norte.
A Samaria, como uma coroa ornamental, seria pisoteada pela Assíria sem se importar com seu valor.
Samaria, a beleza de Israel sobranceira a um vale fértil, tornar-se-ia como um figo maduro, que é comido por um estranho antes de ser colhido.
Os primeiros figos eram considerados uma iguaria. O Reino do Norte não teria segurança; ela seria levada para o exílio.
Isaías 27 e a “Pedra Angular”
Em Isaías 28:5-6, percebe-se que embora Samaria, a capital de Efraim, tenha sido duas vezes descrita como uma grinalda (vv. 1, 3), agora se diz que o Senhor Todo-Poderoso é como uma linda grinalda.
Ele, não uma bela cidade próspera, deve ser homenageado.
Naquele dia, quando o Senhor estabelecer o Milênio, o remanescente será honrado pelo Senhor e estará sob Aquele que se assenta para julgar.
Mesmo no cerco assírio de Samaria, o Senhor deu força aos soldados israelitas, permitindo-lhes resistir ao cerco por três anos.
Como um bêbado
Em Isaías 28:7–8, voltando novamente à imagem do Reino do Norte como um bêbado, Isaías se refere ao povo e seus líderes (sacerdotes e profetas) sendo embriagados em um banquete onde as mesas estão cobertas de vômito.
Eles estavam intoxicados mesmo quando supostamente tinham visões ou quando tomavam decisões (os falsos sacerdotes).
Não admira que a nação estivesse pronta para o julgamento!
Em Isaías 28:11–13, seguindo a imitação dos líderes, Isaías disse que se eles não quisessem ouvir sua repreensão, eles seriam repreendidos por outra pessoa que tinha um discurso difícil e diferente.
Lábios estrangeiros entregariam a mensagem de julgamento sobre eles. Isaías estava se referindo aos assírios que avançavam sobre Israel e logo o conquistariam.
Embora Deus tivesse oferecido descanso e repouso a Israel, eles se recusaram a ouvi-lo e a Seu mensageiro.
Portanto, o Senhor voltaria a zombar deles e eles seriam feridos, enlaçados e capturados por um povo cuja língua eles não entendiam.
A rocha da nossa salvação
Quando estamos atribulado, o Espírito Santo de Deus nos conduz a Sua palavra pra nos trazer paz pra decidir e esperança em Jesus Cristo na certeza da vitória. Obrigada Senhor por cada dia ensinarmos no seu caminho reto as veredas da vida. Louvado seja o Teu nome hoje e para todo sempre.