Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Isaías 3 Estudo: A Arrogância das Mulheres

Em Isaías 3, o Senhor Deus mostra ao profeta, que Jerusalém passará por dias em que o sustento será retirado dela. Haverá fome e escassez entre eles, tamanha será que ninguém desejará governá-la.

Isto tudo, diz o Senhor, é fruto de sua transgressão e rejeição a Palavra de Deus. Eles abandonaram os decretos do Senhor, e cada um passou a viver sua própria vida. Isso os levou a tomar decisões erradas e com consequências desastrosas.

Um outro ponto alto deste capítulo é o destaque que o Senhor Deus dá a arrogância das mulheres de seu povo.

Elas estavam preocupadas apenas com o exterior, em ser atraentes. Queriam chamar a atenção apenas pela beleza, mas esqueceram-se de Deus e suas ações se tornaram abomináveis.

Isso fez com que o Senhor Deus se irritasse com elas. O juízo viria de forma que, sua beleza seria desfigurada e todo o seu orgulho uma grande ruína. (Ver Isaías 2 Estudo)

Em Isaías 3 veremos:

Isaías 3.1 – 7: O sustento será retirado

Isaías 3.8 – 15: Jerusalém arruinada

Isaías 3.16 – 26: A arrogância das mulheres

 

Versículos Chave:

Isaías 3.1: Vejam! O Soberano, o Senhor dos Exércitos, logo irá retirar de Jerusalém e de Judá todo o seu sustento, tanto o suprimento de comida como o suprimento de água,

A maioria dos seres humanos acredita que o sustento para manutenção de suas vidas é fruto de muito trabalho, estudo, dedicação, e etc.

Obviamente que não podemos descartar estes princípios, mas antes de tudo, devemos ser capazes de olhar para os céus e ser gratos a Deus, por tudo o que Ele tem nos dado.

Pois quando quer, o Senhor suspende este sustento e padecemos. É exatamente isso, que seu povo experimentaria aqui, a escassez de Deus.

Que sejamos sábios, sensíveis e tementes ao Senhor. Dessa forma, lhe honraremos com nossas ofertas de gratidão

Isaías 3.9: O jeito como olham testifica contra eles; eles mostram seu pecado como Sodoma, sem nada esconder. Ai deles! Pois trouxeram desgraça sobre si mesmos.

O nosso comportamento está diretamente ligado ao tipo de tratamento que receberemos de Deus.

Se vivermos uma conduta de pecado e transgressão, o Senhor estrará longe de nós. Se pelo contrário, seguirmos a santificação e a honra, desfrutaremos sua presença e amor.

A prática e o amor ao pecado trouxe grande ruína e desgraça sobre Judá. Em algum momento eles teriam de lidar com as consequências disso.

Isaías 3.10: Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações.

Há grande esperança na Palavra de Deus para aqueles que o amam e esperam na sua salvação eterna.

Em meio a tanta calamidade e dor, o profeta Isaías recebe uma mensagem atualizada de Deus, onde ele deveria dar uma boa notícia aos justos.

Eles não precisariam ficar com medo do juízo de Deus. Tudo ficaria bem com eles, era a recompensa de sua escolha de viver para agradar ao Senhor Deus.

Embora a vida de obediência pareça ser menos prazerosa que a vida de pecado, no longo prazo, é possível desfrutar de paz e satisfação sem precedentes.

Isaías 3.17: o Senhor rapará a cabeça das mulheres de Sião; o Senhor porá a descoberto as suas vergonhas.

A cultura da beleza na sociedade, ditada para as mulheres envolve apenas o exterior. Quanto pesa? Quais suas medidas? O estilo de roupas? São elementos fúteis na maioria das listas.

Era assim que as mulheres de Judá estavam se comportando, uma vida fútil, longe de Deus. O juízo do Senhor Deus viria sobre elas arrancando exatamente essa aparência e mostrando o quanto elas são vazias.

Mulheres de Deus devem ter conteúdo. Isto é, comportar-se de maneira digna do Senhor Deus e da sua Palavra. A beleza delas, não deve estar apenas no exterior mas principalmente no fruto de suas ações.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.