Em Isaías 4, o Senhor Deus revela ao profeta, que após o seu juízo sobre as mulheres de Israel, elas ficarão desesperados por causa de sua vergonha. Todo o orgulho e soberba causados pela beleza, se transformou em pó.
Contudo, o Senhor Deus que é bom e justo, tem preparado um Renovo para toda a humanidade, o nome dele é Jesus Cristo. Por meio dele, Deus restaura todas as coisas, não apenas em nossas vidas, é algo que abrange todo o futuro da humanidade.
Esboço de Isaías 4:
4.1: Desespero das mulheres
4.2 – 6: O Renovo do Senhor
Os Santos remanescentes – Isaías 4
Após a acusação original de Deus ou “ação judicial” em Isaías 1 2-31, Ele fez uma promessa de restauração em Isaías 2:1-5.
Agora, no final da dolorosa repetição do julgamento, há outra seção sobre conforto em Isaías 4:2-6.
Apesar do terrível golpe enfrentado pela nação por causa de seu pecado, algumas pessoas sobreviveriam.
O público inicial de Isaías pode ter pensado que ele estava falando daqueles que sobreviveriam ao Exílio. No entanto, à luz de Mateus 24:4–30, ele estava se referindo às pessoas que sobreviverão às dificuldades da Grande Tribulação, pouco antes de o Senhor Jesus Cristo retornar para estabelecer Seu reino.
Em Isaías 4:2 vemos que apesar do julgamento severo que se aproximava, a bênção divina viria por fim.
Às vezes, a frase “naquele dia” se refere ao ataque babilônico a Jerusalém, como em Isaías 3:7, por exemplo, mas aqui, significa o reinado milenar de Cristo.
Alguns intérpretes dizem que o Renovo do Senhor, que é belo e glorioso, se refere ao remanescente que crê.
Parece melhor, no entanto, tomar o “Renovo” como uma referência ao Messias, visto que este é seu significado em Jeremias 23:5; e Zacarias 3:8.
O termo “Renovo” é uma figura adequada para o Messias porque Ele “brotou” da linhagem de Davi e dará frutos.
Assim como as pessoas se deleitam com os frutos de sua terra, os sobreviventes se deleitam no Messias, o Fruto da Terra. O ramo sugere as palavras de Jesus de que Ele é a videira, como está escrito em João 15:1.
A marca da vida
Em Isaías 4:3-4, é possível perceber que a marca de distinção para sobreviver em Israel será santidade, não riqueza ou prestígio.
Seus pecados serão perdoados.
Falando novamente das mulheres de Sião, Isaías observou que elas, representando a nação, serão purificadas por um espírito de julgamento e um espírito de fogo, pois o julgamento será como fogo que será queimar o pecado da nação.
Somente a obra soberania do Senhor, não o esforço humano, será capaz de purificar a nação.
João Batista disse que Jesus “batizaria com fogo” (Mateus 3:11), isto é, purificaria a nação por um ato de julgamento (cf. Mal. 3: 2-5).
Em Isaías 4:5-6 vemos que, neste tempo ainda futuro de bênçãos para o Israel redimido, a glória de Deus será evidente em Jerusalém (Monte Sião).
Como a glória de Deus era visível para Israel no Êxodo do Egito em uma nuvem de dia e fogo à noite (Êxodo 13:21-22).
Assim também será a Sua glória visível quando a nação redimida estará em sua terra prometida. A glória de Deus, como uma tenda, proporcionará segurança e paz.
Chorei com essa palavra….a proteção de Deus na nossa vida e imensa…. dia e noite Ele nunca nos abandona.
Deus abençoe sevos do senhor Jesus bênção de Deus para o crescimento do corpo de Cristo .
Deus abençoe meu irmão. Este site tem sido muito importante para mim pois tenho aprendido o significado de muitas coisas que lia mais não entendia. Agora eu sei o significados dos textos da palavra e como aplica lo em minha vida. O Senhor abençoe grandemente.
Muito bom Deus abençoe o seu ministério.
Simplesmente amando este estudo. ..Q Deus continue abençoando sua vida e seu ministério
Primeira vez que entro e ja amei os estudos sobre isaias. Cap. 4.clikei o sino e vou indicar na igreja para todos Deus abençoe vcs!E nunca desistam da obra de Deus.
Obrigado Cristiane!
Muito feliz com suas palavras.