Em Isaías 41, o Senhor denuncia a construção dos ídolos entre seu povo. Constroem para si deuses falsos que não podem salvar, ou livrar ninguém.
Embora o Senhor tenha operado maravilhas entre eles, havia um sentimento de insegurança e abandono em seus corações, tudo isso causado pela incredulidade.
Para combater isso, Deus faz uma das declarações de encorajamento e fé, mais belas da Bíblia Sagrada: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa”.
Milhões de cristãos ao longo dos séculos, nas mais diversas situações, têm neste versículo bíblico, esperança de socorro em Deus. Servimos a um Deus Presente, um Deus que nos ama sinceramente e deseja nos ajudar e fortalecer, mesmo que as circunstâncias digam o contrário.
O nosso Deus, nos fortalece, quando não temos mais energia ou disposição para lutar e vencer. Ele é a força de vida que nos mantém em pé e firmes.
Portanto, não permita que o medo lhe domine. Clame ao Senhor. A presente a Ele este texto bíblico em forma de oração. Se o fizer sinceramente, ele certamente lhe ouvirá.
Esboço de Isaías 41:
41.1 – 7: A construção dos ídolos
41.8 – 20: Não temas!
41.21 – 29: “Apresentem as suas provas”
O confronto de Deus com as nações
Em Isaías 41:1 o Senhor confrontou as nações e as ilhas (os lugares mais remotos onde os humanos vivem) face a face no julgamento.
Das 15 ocorrências de “ilhas” no Antigo Testamento, 14 são em Isaías. Juntas, as ilhas e nações sugerem todos os povos do mundo.
Ao sugerir que eles se encontrassem, Deus não estava pedindo que eles negociassem; em vez disso, Ele estava pedindo que eles se reunissem e percebessem a verdade de Suas palavras.
Em Isaías 41:2–4 Deus agora disse às nações que, porque Ele controla a história, elas, em última análise, realmente não têm controle sobre seu futuro.
Por exemplo, Ele despertou um líder do leste. Este líder do oriente que serviria ao propósito de Deus foi chamado em justiça.
Isso não significa que o guerreiro era justo, mas que ele executaria o plano justo de Deus na terra. Ele cumpriria a vontade de Deus mesmo sem saber disso.
Deus entregaria as nações a ele e subjugaria os reis diante dele, ou seja, o conquistador não poderia ser interrompido em suas conquistas (transformando os inimigos em pó e palha).
Quem foi este conquistador?
Por seguir um caminho que seus pés nunca haviam percorrido antes, ele não poderia ser um rei assírio (a Assíria invadiu o oeste em várias ocasiões).
Visto que Isaías estava escrevendo com antecedência para as pessoas que seriam escravizadas na Babilônia, ele deve estar se referindo ao grande governante persa Ciro, a quem ele mencionou pelo nome em Isaías 44:28 e Isaías 45:1.
O Senhor planejou isso e iria executá-lo (Isaías 41:4). Em termos enfáticos, o Senhor afirmou que Ele é quem faz os eventos acontecerem.
Em Isaías 41:5-7, zombando, Isaías observou que as alianças entre as nações não as ajudariam a resistir ao avanço de Ciro e dos persas enquanto cumpriam a vontade de Deus.
Com medo, as nações em todos os lugares seriam levadas a ajudar e encorajar umas às outras (v. 6).
Em vez de se voltar para o Deus verdadeiro, essas pessoas idólatras se envolveriam cada vez mais na adoração de ídolos (Isaías 41:7 ).
Os ídolos, dos quais Isaías já havia zombado, não os ajudariam a compensar as conquistas de Ciro.
Não, basta você compartilhar o link do estudo.
Bom dia
Porque vc não deixa mais ter acesso (copiar) as explicações????? Sempre fazia minhas leituras e mandava as explicações. Como faço?
Bom dia
Porque vc não deixa mais ter acesso (copiar) as explicações????? Sempre fazia minhas leituras e mandava as explicações. Agora vou ter que procurar outras????
muito bom
Que alegria Marta!
Deus abençoe vocês.
Muito bom eu entendo bem a expliçao. Uma bençao do ceu e ainda ensino os irmaos.
Obrigada
Marta