Em Isaías 44, o Senhor reforça a promessa de que está com o seu povo, por isso ele não deve ser dominado pelo medo. Isto ocorre, porque o povo de Deus é por ele amado.
O Senhor Deus fez conosco uma aliança eterna. Em Cristo, fomos feitos povo e família de Deus, nós que antes nem por éramos (Ver 1 Pedro 2.9).
O Senhor promete a Israel e Judá que eles voltarão do cativeiro, não importa o que aconteça ou quanto tempo se passe, eles voltarão para sua terra e Jerusalém será reconstruída.
O Senhor falou antecipadamente para que o seu povo esperasse em Sua Palavra, que é fiel e não falha.
Devemos colocar nossa esperança na Palavra de Deus. Ela é um porto seguro e salvação para os que nela esperam. Os que confiam no Senhor e em sua palavra, jamais serão confundidos.
Além disso, o Senhor Deus aborda o tema da idolatria de forma ampla neste capítulo. Ele mostra como acontece a concepção de um ídolo.
Da mesma matéria-prima, ele faz uma fogueira e um deus. A madeira que ele usa para se aquecer é a mesma que ele usa para criar um ídolo.
Isto é uma grande incoerência e cegueira espiritual. Deus nos mostra, através de Sua Palavra que servir a deuses feitos por mãos humanas é um grande erro.
Por isso, devemos rejeitar todo e qualquer tipo de idolatria e servir ao único e verdadeiro Deus, capaz de nos livrar e salvar.
Esboço de Isaías 44:
44.1 – 5: Não tenha medo!
44.6 – 20: Lição sobre a idolatria
44.21 – 28: Lembre-se disso!
A fraqueza dos criadores de ídolos (Isaías 44:10-14)
Em Isaías 44:9 a adoração de ídolos não faz nada por aqueles que a praticam; apenas os mostra como espiritualmente cegos e ignorantes.
Os pagãos consideram sua adoração a ídolos meritória, mas no final das contas isso os envergonhará.
Em Isaías 44:10–14 vemos que pessoas que fazem ídolos sentirão vergonha e descrédito. O fato de que os artesãos nada mais são do que homens resume a loucura da adoração de ídolos.
Um ferreiro que fica com fome ao fazer um ídolo de metal, e um carpinteiro que tem que delinear seu ídolo na madeira, não inspiram confiança em seus ídolos.
Os próprios deuses não têm vida, pois são feitos de metais ou de árvores que ironicamente o Deus verdadeiro fez.
A natureza material dos ídolos
Em Isaías 44:15–20 lemos que do mesmo pedaço de madeira um trabalhador faz um ídolo e assa pão.
Que loucura se curvar à lenha, parte da qual é usada para cozinhar a comida e para se manter aquecido!
Pessoas que oram para que um ídolo – uma simples madeira – os salve (v. 17) são ignorantes e não têm visão ou compreensão espiritual (v. 18).
“Ter os olhos tapados” pode se referir a um rito religioso em que lama era aplicada aos olhos dos fiéis.
Os idólatras não pensam na incongruência de usar parte de um pedaço de madeira como combustível para assar e assar e fazer um ídolo (sarcasticamente chamado por Isaías de coisa detestável) do que resta.
Adorar a madeira é alimentar-se de cinzas (Salmos 102:9), ou seja, confiar em algo totalmente sem valor, algo que engana.
A alegria dos remidos do Senhor
Em Isaías 44:21–23 o contraste entre Israel e as pessoas iludidas que fazem e adoram ídolos (vv. 9-20) é impressionante.
Os crentes em Israel foram redimidos, mas os criadores de ídolos foram enganados.
Israel deveria se lembrar que Deus pode predizer o futuro e que os ídolos não são nada. Portanto, ela deve adorar o Senhor que perdoou seus pecados e a redimiu.
Alguns, porém, pensam que essas coisas se referem ao que se segue e que Israel deveria se lembrar de que havia sido redimido.
Em qualquer dos casos, a nação deveria cantar.
Na verdade, toda a natureza é personificada como sendo convidada a cantar sobre aquele que redimiu Jacó e que exibe Sua glória em Israel (Isaías 43:7).
Em contraste com as trevas espirituais das outras nações, Israel viverá na luz da glória de Deus.
Bom dia. Porque vc bloqueou para copiarmos o texto??????
Que triste, eu copiava para irar os anuncios e imprimir para estudar!!! Tem como voltar ou algum lugar que eu possa pegar as explicações por capítulo?
Você pode estudar aqui no site.
gostei muito,maia acho que o texto poderia ser mais explorado.
Muito bom todos os estudos da palavra do Senhor
Agradeço muito, pelos artigos biblicos que têm publiado, pois é muito rico e faz a reflexão do ser imperfeito que somos nós aquando pensamos que o sopro da vida nos pertence.
obrigada pelos ensinos.
A paz que Deus us abençoe temos sido muito abençuados com us estudos muito bom.