Bíblia de Estudo Online

Isaías 45 Estudo: Vocação profética de Ciro

Isaías 45 Estudo: Vocação profética de Ciro

Em Isaías 45, o Senhor anuncia a vocação profética de Ciro. Um rei da Pérsia, que foi o responsável pela libertação do povo de Israel do cativeiro babilônico. Tal como Deus disse, cerca de 200 anos depois Ciro derrotava a Babilônia, e dava início a reconstrução de Jerusalém e do Templo. A profecia desta conquista está bem registrada em Daniel 5.

Ou seja, a história da humanidade está nas mãos de Deus. O período de 70 anos no cativeiro, foi um dos mais horríveis da história do povo de Deus. Contudo, estava tudo no controle dele. Antes que qualquer uma dessas coisas viesse a acontecer o Senhor Deus as anunciava.

Portanto, não se preocupe demasiadamente com o seu futuro. Coloque-o nas mãos de Deus e confie. Ele certamente tem preparado melhor para você. Nenhum de seus desígnios pode ser invalidado.

Esboço de Isaías 45:

45.1 – 7: Vocação profética de Ciro

45.8 – 14: A soberania de Deus

45.15 – 22: O Salvador de Israel

45.23 – 25: Todo joelho se dobrará

 

Isaías 45.1 – 7: Vocação profética de Ciro

1 Assim diz o Senhor ao seu ungido: a Ciro, cuja mão direita eu seguro com firmeza para subjugar as nações diante dele e arrancar a armadura de seus reis, para abrir portas diante dele, de modo que as portas não estejam trancadas:

2 Eu irei adiante de você e aplainarei montes; derrubarei portas de bronze e romperei trancas de ferro.

3 Darei a você os tesouros das trevas, riquezas armazenadas em locais secretos, para que você saiba que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que o convoca pelo nome.

4 Por amor de meu servo Jacó, de meu escolhido Israel, eu o convoco pelo nome e lhe concedo um título de honra, embora você não me reconheça.

5 Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido,

6 de forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

7 Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas.

Isaías 45.8 – 14: A soberania de Deus

8 Vocês, céus elevados, façam chover justiça; derramem-na as nuvens. Abra-se a terra, brote a salvação, cresça a retidão com ela; eu, o Senhor, a criei.

9 Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: “O que você está fazendo?” Será que a obra que você faz pode dizer: “Você não tem mãos?”

10 Ai daquele que diz a seu pai: “O que você gerou?”, ou à sua mãe: “O que você deu à luz?”

11 Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, o seu Criador: A respeito de coisas vindouras, você me pergunta sobre meus filhos, ou me dá ordens sobre o trabalho de minhas mãos?

12 Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas.

13 Eu levantarei esse homem em minha retidão: farei direitos todos os seus caminhos. Ele reconstruirá minha cidade e libertará os exilados, sem exigir pagamento nem qualquer recompensa, diz o Senhor dos Exércitos.

14 “Assim diz o Senhor: Os produtos do Egito e as mercadorias da Etiópia, e aqueles altos sabeus, passarão para o seu lado e lhe pertencerão, ó Jerusalém; eles a seguirão, acorrentados, passarão para o seu lado. Eles se inclinarão diante de você e lhe implorarão, dizendo: “Certamente Deus está com você, e não há outro; não há nenhum outro Deus””.

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Isaías 45.15 – 22: O Salvador de Israel

15 Verdadeiramente tu és um Deus que se esconde, ó Deus e Salvador de Israel.

16 Todos os que fazem ídolos serão envergonhados e constrangidos; juntos cairão em constrangimento.

17 Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade.

18 Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele fundou-a; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

19 Não falei secretamente, de algum lugar numa terra de trevas; eu não disse aos descendentes de Jacó: Procurem-me à toa. Eu, o Senhor, falo a verdade; eu anuncio o que é certo.

20 Ajuntem-se e venham; reúnam-se, vocês, fugitivos das nações. São ignorantes aqueles que levam de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar.

21 Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

22 Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

Isaías 45.23 – 25: Todo joelho se dobrará

23 Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda a integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.

24 Dirão a meu respeito: “Somente no Senhor estão a justiça e a força”. Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

25 Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. Bom dia, este versiculo Deus me deu hoje de manhã gostei muito veio em um momento dificíl da minha vida,
    graças de dou senhor meu Deus minha vida está nas suas mãos.

  2. Evandra Silva disse:

    Muito bom o esboço

  3. Antônio Marcos disse:

    Bom dia, esse esboço de Isaías me ajudou muito.
    תודה רבה

  4. Eladir Amaral disse:

    Que o Senhor te abencoe

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});