Em Isaías 46, Deus fala, mais uma vez sobre a inutilidade dos ídolos. É muito forte quando o Senhor diz: “Embora alguém o invoque, ele não responde; é incapaz de salvá-lo de seus problemas”. Servir a imagens de escultura, ou qualquer outra divindade criada pela mente humana é uma perda de tempo.
Embora, ao longo do tempo as pessoas atribuam poder a Maria mãe de Jesus, ou Pedro, João, e tantos outros, a Palavra de Deus mostra que eles nada podem fazer, pois estão mortos. As obras atribuídas a eles, não passam de engano, como está escrito em 2 Tessalonicenses 2. 9 – 12.
Por isso, este capítulo encerra com a forte declaração do verdadeiro Deus: “Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu”. Sendo assim, devemos invocar o seu Nome e esperar dele a salvação.
Esboço de Isaías 46:
46.1 – 7: Os ídolos são inúteis
46.8 – 13: Eu sou Deus, e não há nenhum outro
Isaías 46.1 – 7: Os ídolos são inúteis
1 Bel se inclina, Nebo se abaixa; os seus ídolos são levados por animais de carga. As imagens que são levadas por aí, são pesadas, um fardo para os exaustos.
2 Juntos eles se abaixam e se inclinam; incapazes de salvar o fardo, eles mesmos vão para o cativeiro.
3 Escute-me, ó casa de Jacó, todos vocês que restam da nação de Israel, vocês, a quem tenho sustentado desde que foram concebidos, e que tenho carregado desde o seu nascimento.
4 Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei.
5 Com quem vocês vão comparar-me ou a quem me considerarão igual? A quem vocês me assemelharão para que sejamos comparados?
6 Alguns derramam ouro de suas bolsas e pesam prata na balança; contratam um ourives para transformar isso num deus, inclinam-se e o adoram.
7 Erguem-no ao ombro e o carregam; põem-no em pé em seu lugar, e ali ele fica. Daquele local não consegue se mexer. Embora alguém o invoque, ele não responde; é incapaz de salvá-lo de seus problemas.
Isaías 46.8 – 13: Eu sou Deus, e não há nenhum outro
8 Lembrem-se disto, gravem-no na mente, acolham no íntimo, ó rebeldes.
9 Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu.
10 Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada.
11 Do oriente convoco uma ave de rapina; de uma terra bem distante, um homem para cumprir o meu propósito. O que eu disse, isso eu farei acontecer; o que planejei, isso farei.
12 Escutem-me, vocês de coração obstinado, vocês que estão longe da retidão.
13 Estou trazendo para perto a minha retidão, ela não está distante; e a minha salvação não será adiada. Concederei salvação a Sião, meu esplendor a Israel.
Eu gostei muito da explicação tirou minhas dúvidas , tenho sede de aprender a palavra de Deus