Bíblia de Estudo Online

Isaías 49 Estudo: De Ti Não Esquecerei

Em Isaías 49, há muitas e profundas promessas de Deus. É um capítulo extremamente rico. Nele, vemos que a nossa recompensa está com o nosso Deus.

Há muitos momentos em nossas vidas, em que achamos que o Senhor nos esqueceu, abandonou, está em silêncio, enfim. O que normalmente acontece, para pensar assim é a precipitação.

A promessa de Deus é que no tempo favorável isto é, no momento certo o Ele responderá, agirá e nos consolará.

O Senhor Deus garante ao seu povo que não o esquecerá, na verdade Ele faz uma bela declaração de amor:

“Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você!”

Ainda que sua mãe, pai, família, amigos, o mundo inteiro, esqueça você; Deus têm cultivado um grande amor com relação a sua vida, eu lhe aconselho a ler o Estudo Bíblico Sobre Amor de Deus. O Senhor está completamente interessado em sua vida.

Para Deus você não é mais um, você é alguém extremamente especial, valorizado e amado. A promessa de Deus para você é: Ser uma pessoa amada! (Ver Isaías 48 Estudo)

Em Isaías 49 veremos:

Isaías 49.1 – 7: A minha recompensa

Isaías 49.8 – 13: Resposta no tempo favorável

Isaías 49.14 – 21: De ti não esquecerei

Isaías 49.22 – 26: Promessa para os gentios

 

Versículos Chave:

Isaías 49.4: A minha recompensa

“Mas eu disse: Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gastado minha força em vão e para nada. Contudo, o que me é devido está na mão do Senhor, e a minha recompensa está com o meu Deus”.

Com certeza nossa visão do agir de Deus e normalmente muito curta. Isto é, em momentos de aperto o que mais nos atormenta é pensar: “o que Deus está fazendo? Por que está demorando tanto? Será que não se importa?”

Bem, são as perguntas que a incredulidade precisa para dominar nossa alma. Não digo que você não as faça, digo para tomar cuidado com elas.

Console a si mesmo com as promessas de Deus. Confie na bondade do Senhor. Nossa recompensa está em suas mãos.

Servimos a um Deus que age, que está em constante movimento para nos salvar e livrar. Sua fé não é vã, estéril.

Você verá o bom resultado de confiar no Senhor e esperar pelo seu agir.

Isaías 49.8: Resposta no tempo favorável

“Assim diz o Senhor: No tempo favorável eu lhe responderei, e no dia da salvação eu o ajudarei; eu o guardarei e farei que você seja uma aliança para o povo, para restaurar a terra e distribuir suas propriedades abandonadas”

É possível dizer que esperar não é a nossa maior virtude. Deus poderia nos dar tudo agora, você não acha?

Soar a trombeta, rasgar o céu, nos encher de bênçãos sem medida. Mudar nossa história. Tudo de uma vez, não é verdade?

De fato, ele pode fazer tudo de uma vez. Mas será que daríamos conta de tudo? Estamos preparados?

Por isso que ele trabalha com o tempo favorável. O momento certo. Quando este momento chega a bênção não se torna maldição. O amor não vira ódio. A provisão não é uma tormenta.

Espere pelo tempo favorável de Deus. Você vai ver que sua resposta não podia ter chegado em uma hora melhor.

Isaías 49.15: De ti não esquecerei

“Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você!”

Temos medo de na vida não significarmos nada para ninguém. Passar despercebido, não ser valorizado. De fato machuca muito.

Deus nos criou para a socialização, para viver em comunhão, não distantes, sem se importar. O pecado e a maldade tem tornado a humanidade cada vez mais fria, sem afeto.

Mas o nosso Deus não é assim, Ele cuida de nós. A promessa dele é que, ainda que a mãe esqueça do seu pequeno filho, que ainda mama, Ele não esquece você.

Tem cuidado e lembra de você o tempo todo. Na verdade ele colocou seu nome em um lugar estratégico, na palma das mãos. Seu nome está lá, gravado.

Na cruz do calvário, Jesus Cristo derramou todo seu sangue e sua vida, deu tudo de si mesmo. Para que você eu tivesse a chance de viver para sempre ao lado de Deus.

Portanto, quando o Diabo ou as pessoas sussurrarem que você não é importante, repreenda, diga-lhes o quanto Deus tem amado você.

Isaías 49.23: Promessa para os gentios

“Então você saberá que eu sou o Senhor; aqueles que esperam em mim não ficarão decepcionados”.

Você já marcou compromisso com alguém e te deixaram esperando? Ficou chateado com a situação? Pois é, a espera frustrada é muito ruim.

Nosso Deus não faz isso. A promessa é que “aqueles que esperam em mim não ficarão decepcionados”. Ou seja, quando esperar em Deus, espere com muita confiança. Seguro!

Em oração mostre ao Senhor que está confiante e não permita que as vozes externas de incredulidade lhe contaminem.

Seja forte e suporte a pressão do tempo, porque com certeza Ele suprirá sua necessidade e você se alegrará com o favor de Deus.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.