Em Isaías 5, o profeta conta uma parábola em que, um homem plantou uma vinha. Ele planejou tudo de bom para ela, por isso a plantou em um solo fértil e a cercou com adubo.
Além disso, ele a protegeu com uma cerca para que nada lhe causasse mal. Contudo, a vinha não deu bons frutos. Seus frutos eram azedos.
Após a ilustração, o Senhor Deus diz: “a vinha é Israel”. Ele esperava que o seu povo desse bons frutos. Planejou que eles fossem um exemplo de justiça, verdade, amor e compaixão, mas isso não aconteceu.
Além disso, o profeta revela que a fata de conhecimento de Deus será a causa de eles serem levados cativos, pelos inimigos. É muito importante que na vida, dediquemos o maior tempo a conhecer a Deus. Precisamos investir tudo o que temos nisso. Se o fizermos, nós e a nossa casa será poupada de grande mal.
Esboço de Isaías 5:
5.1 – 6: O Amigo e a Vinha
5.7 – 12: Israel é a Vinha
5.13 – 23: A falta de conhecimento
5.24 – 30: Consumidos pelo fogo
Amigo e a Vinha
Em Isaías 5:1,2 vemos que desta canção que Isaías compôs, ele cantou sobre o cuidado de Deus por Sua vinha e a condição da vinha.
A segunda estrofe, em Isaías 5:3-6 detalha o que Deus disse em vista de sua condição. Na terceira estrofe, no versículo 7, a vinha na figura é identificada.
Em outras partes do texto sagrado, Deus se referiu a Israel como uma vinha (Salmos 80:8–18; Jeremias 2:21; Ezequiel 15:6–8; Oséias 10:1).
Em Isaías 5:1-2 vemos que em sua canção, Isaías retratou seu amado (isto é, Deus), plantando uma vinha em uma colina fértil, removendo as pedras (algo que há em abundância em Israel!) e plantando apenas as melhores videiras.
Ele construiu uma torre de vigia, uma estrutura de pedra para proteger a vinha.
E Ele fez um lagar antecipando a produção de um bom vinho. No entanto, apenas uvas pobres cresciam em Suas vinhas.
Em Isaías 5:3-6 vemos que as palavras nesses versículos da música são “ditas” por Deus. Ele pediu ao povo de Judá que julgasse a situação.
Eles deveriam dizer se as uvas ruins eram culpa do dono da vinha, ou não.
Embora Deus não pudesse ter feito mais nada para tornar a vinha produtiva, havia uma coisa que Ele faria agora: permitiria que ela fosse destruída (vv. 5–6).
Ao remover a cerca que protegia a vinha, Ele permitiria que animais entrassem e destruíssem.
Sem cultivar as vinhas, arbustos espinhosos cresceriam e as sufocariam. Nem Deus permitiria que a chuva caísse sobre ela.
Por causa das ações pecaminosas da nação (seus frutos ruins), a destruição viria. Sem a proteção de Deus, Judá estaria arruinado.
Quem é a vinha?
Em Isaías 5:7 percebe-se que a vinha nesta música é identificada como Israel e Judá.
Como em outras partes de Isaías, “Israel” às vezes é um sinônimo para o Reino do Sul, como podemos ver em Neemias 1:6 e 13:3.
Deleitando-se com o Seu povo, Deus quis o bom fruto, isto é, a justiça e a retidão. Mas em vez disso, Ele viu apenas derramamento de sangue e ouviu gritos de angústia.
Por causa de suas “uvas podres”, uma figura de linguagem para a prática da injustiça, a maioria das pessoas seria morta ou levada para o cativeiro.
QUE BOM VOS ACHAR NESTE MOMENTO. POIS, ESTOU ESTUDANDO ISAÍAS COM A MINHA FAMÍLIA SEM DISPENSAR VISITAS E AMIGOS, RAZÃO PELA QUAL NECESSITO BASTANTE DE DICAS PARA FAZER COMPREENDER AS CRIANÇAS.
muito verdadeiro seu comentário, que nos mostra como devemos está atento aos propósitos de Deus para nossa vida se dermos bons frutos.
Deus aqui entao nos mostra, e ate mesmo nos questiona, do porque que mesmo ele nos dando a devida proteçao, as devidas armas para combater o mal, continuamos dando maus frutos. porque que mesmo sabendo q nòs somos filhos dEle, estamos sendo podados e transformados pela Sua gloria, continuamos dando frutos amargos, frutos que nao O agradam? isso é um questionamento que devemos fazer sempre para nós mesmos. *porque mesmo Ele nos plantando em solo fértil, mesmo Ele cercando-nos para que nenhum mal venha ate nós, continuamos dando frutos azedos?* será mesmo que é culpa de Deus? será mesmo que é culpa de todo mundo, menos sua? muita das vezes, estamos dando maus frutos porque nao sabemos entender o verdadeiro proposito de Deus em nossas vidas. aqui, Deus tinha o proposito que israel fosse exemplo de amor,, justiça, compaixao, bondade.. mas ao invés disso, israel derramava sangue e gritos de angustia. mas sabe porque isso? *porque eles nao souberam entender a voz de Deus e o verdadeiro proposito que Ele tinha com eles*. e isso se aplica cotidianamente em nossas vidas, nao temos sabedoria e discernimento para ouvir e entender a voz de Deus e o Seu proposito na mminha e na sua vida, mas que nós nao venhamos ser como israel que por sua falta de entendimento para com Deus, precisou ser levado cativo. Amém!