Em Isaías 51, o Senhor Deus anuncia que a salvação está a caminho. Este será um novo tempo, tão próspero e cheio de vida para o povo de Deus que “seus desertos como o Éden, seus ermos, como o jardim do Senhor. Alegria e contentamento serão achados nela, ações de graças e som de canções”.
Esta promessa se cumpre na pessoa de Jesus Cristo. Este tempo de paz, prosperidade, alegria e contentamento são algumas das bênçãos de Deus, que nos são concedidas nele.
É um tempo de poder e ousadia, de tal forma que Deus diz: “Quem é você para que tema homens mortais, os filhos de homens, que não passam de relva, e para que esqueça o Senhor…”.
Não há porquê ter medo dos homens maus, da violência, dos assassinatos que tanto passam na tv, enfim, não há porque temer este mundo mau.
O Senhor é o nosso escudo, Ele é o que nos guarda. Guarda nossa vida. Portanto, confie no Senhor e tema a Ele. Porque é nas mãos dele que nossa vida está.
A promessa de Deus é que: “Os resgatados do Senhor voltarão. Entrarão em Sião com cântico; alegria eterna coroará sua cabeça. Júbilo e alegria se apossarão deles, tristeza e suspiro deles fugirão”.
A salvação eterna está preparada para aqueles que invocam ao Senhor. Para aqueles que o temem e amam.
Para estes haverá alegria eterna, júbilo, alegria!
No céu, para onde vão os remidos a tristeza não pode entrar. A minha oração é que esta mensagem console a sua alma e seja renovo nos dias difíceis.
Esboço de Isaías 51:
51.1 – 6: A salvação está a caminho
51.7 – 13: Não tema os homens
51.14 – 23: “Desperte, desperte!”
A origem do remanescente na aliança em Isaías 51
Em Isaías 51:1-3 vemos que aqui o Senhor está falando para aqueles que buscam a justiça (Mateus 5:6) e O buscam. O remanescente crente em Israel deve pensar em seu passado.
A rocha da qual foram cortados, falando figurativamente, é explicada no versículo 2 como Abraão e Sara, os “fundadores” da nação.
Deus os fez muitos, isto é, deu ao patriarca muitos descendentes como Ele havia prometido (Gênesis 12:2).
Por muitos anos, Abraão e Sara não tiveram filhos, mas creram em Deus (Gênesis 15:6).
Essas pessoas também devem acreditar nele. Embora eles ainda não tenham visto a fruição das promessas de Deus sobre Israel ser uma nação na terra (Gênesis 15:18-21), eles têm Sua palavra certa de que o reino de Deus será estabelecido na terra.
Por causa da compaixão do Senhor (Isaías 49:10,15), a terra um dia será frutífera como o Éden, o jardim do Senhor. Por causa disso, a alegria (Isaías 51:11) abundará entre o remanescente.
A justiça do Senhor se estende por todo o mundo
Em Isaías 51:4–8 vemos que a Lei de Deus será conhecida e a justiça e retidão serão estabelecidas para as nações e as ilhas por Seu braço.
Os céus e a terra passarão (desaparecerão como fumaça e se desgastarão como uma roupa), mas a obra do Senhor (salvação) e os padrões (justiça) continuarão para sempre (Isaías 51:8).
Portanto, sabendo desse fato, o remanescente com a Lei de Deus (v. 4) dentro deles e a esperança eterna diante deles, deve ter coragem e não se desanimar com seus inimigos, insultos.
Esses inimigos perecerão como uma roupa comida pela traça, uma metáfora que o Servo usou antes (50: 9).
A oração do remanescente por outro “Êxodo”
Em Isaías 51:9-11 vemos a oração do remanescente justo.
O apelo é que Deus em Seu poder se levantaria novamente e salvasse Seu povo como Ele fez no Êxodo.
A pergunta “não foste tu?” (vv. 9–10) era uma maneira de afirmar que o Senhor fez essas coisas por seus antepassados.
Quando Israel escapou do Egito, o exército egípcio se afogou no mar. Os israelitas cruzaram o Mar Vermelho em solo seco (Êxodo 14:21–31).
Da mesma forma, o SENHOR, com sua força, permitirá que Israel retorne em um novo “Êxodo” à sua pátria (Sião) com alegria (Isaías 51:3).
Obrigada eu a perdi muito eu lia mas nao conseguia emtede
SO DEUS PODE NOS DAR O LIVRAMENTO ELE E POR NOS ENTAO A LIXEIXA VAI TER QUE ENTENDER PEQUE SEU JULGAMENTO COMO SEU LAUDO DO PISIQUIQTRA PORQUE O LOUCO E AQUELE QUE JULGA ALGUEM POR SUA ROUPA POR SUA MANEIRA DE VIVER NOS CAMINHOS DE DEUS E ASSIM MUITO APERTADO MAI QUANDO DEUS ABRE AS SUA PORTAS BENÇAO SEM MIDIDA ELE TE DARAR MUITO ACREDITE ELE TE DARAR MUITOS ANOS DE VIDA MUITAS BENDICIONES VANDA
Parabéns, irmãos!!! Eu gosto de acompanhar os estudos desse site. Que o Senhor continue usando vocês
PARABÉNS PELO ESTUDO
Tenho aprendido muito parabéns , q Deus continue os abençoando.