Isaías 54 Estudo: A Jerusalém Eterna

Em Isaías 54, o Deus Eterno incentiva seu povo a alargar as tendas. Isto é, o povo santo não seria restrito a Israel. Gente de todo o mundo, que invocasse o nome do Senhor Jesus faria parte dessa família.

A morte de Cristo, proporcionou a Jerusalém uma amplitude muito maior do que jamais teve. Os terrores do cativeiro na Babilônia seriam superados, porque agora pessoas de todas as tribos, línguas, raças e nações viriam adorar ao Senhor nos seus muros.

Agora, Jerusalém tem um futuro eterno. Nunca mais será oprimida por guerras, inimigos, pecado e terror. Nem mesmo a morte entrará nela. Haverá plenitude de vida, alegria, paz, prosperidade e vida. A promessa é de que:

“Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças. Em retidão você será estabelecida: A tirania estará distante; você não terá nada a temer. O pavor estará removido para longe; ele não se aproximará de você”.

Para chegar até ela, é preciso receber Jesus como Senhor e Salvador. Ele é o Senhor da cidade e apenas seus irmãos morarão com Ele.

Esboço de Isaías 54:

54.1 – 4: Alargue suas tendas

54.5 – 10: O Criador é seu marido

54.11 – 17: A Jerusalém eterna

 

Isaías 54.1 – 4: Alargue suas tendas

1 “Cante, ó estéril, você que nunca teve um filho; irrompa em canto, grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido”, diz o Senhor.

2 Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas.

3 Pois você se estenderá para a direita e para a esquerda; seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas.

4 Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.

Isaías 54.5 – 10: O Criador é seu marido

5 Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.

6 O Senhor chamará você de volta como se você fosse uma mulher abandonada e aflita de espírito, uma mulher que se casou nova apenas para ser rejeitada, diz o seu Deus.

7 Por um breve instante eu a abandonei, mas com profunda compaixão eu a trarei de volta.

8 Num impulso de indignação escondi de você por um instante o meu rosto, mas com bondade eterna terei compaixão de você, diz o Senhor, o seu Redentor.

9 Para mim isso é como os dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais tornariam a cobrir a terra. De modo que agora jurei não ficar irado contra você, nem tornar a repreendê-la.

10 Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim a minha fidelidade para com você não será abalada, nem será removida a minha aliança de paz, diz o Senhor, que tem compaixão de você.

Isaías 54.11 – 17: A Jerusalém eterna

11 Ó cidade aflita, açoitada por tempestades e não consolada, eu a edificarei com turquesas, edificarei seus alicerces com safiras.

12 Farei de rubis os seus escudos, de carbúnculos as suas portas, e de pedras preciosas todos os seus muros.

13 Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

14 Em retidão você será estabelecida: A tirania estará distante; você não terá nada a temer. O pavor estará removido para longe; ele não se aproximará de você.

15 Se alguém a atacar, não será por obra minha; todo aquele que a atacar se renderá a você.

16 Veja, fui eu quem criou o ferreiro, que sopra as brasas até darem chama e forja uma arma própria para o seu fim. E fui eu quem criou o destruidor para gerar o caos;

17 nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles, declara o Senhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here