Isaías - Bíblia de Estudo Online

Em Isaías 55, vemos a continuação do projeto de Deus que começou no Cristo, a partir do capítulo 53. No capítulo 54, vemos a glória do povo de Deus e a expansão da Igreja. Aqui no capítulo 55, vemos a manifestação da graça de Deus.

Isto é a nova dispensação inaugurada pelo Filho de Deus. Aqui os sedentos podem beber abundantemente das águas do trono do Senhor.

Não há necessidade de investir grandes somas em sacrifícios, animais, oferendas. Não!

O Senhor diz: “Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição”.

Agora é possível invoca-lo e achá-lo, pois através de Cristo e do Espírito Santo, Ele está perto. Não há mais mediadores humanos, o sangue de Jesus nos liga a Deus.

O Senhor revela que têm pensamentos grandiosos em relação a nós. Projetos maravilhosos. Tudo muito maior do que somos capazes de idealizar.

O capítulo encerra dizendo que a Palavra que sai da sua boca, surtirá o efeito designado. Nada se perderá!

A Palavra que sai da boca de Deus é viva e eficaz. É eficaz. Tudo quanto Ele diz a seu respeito é bênção e vida.

Esboço de Isaías 55:

55.1 – 5: Venham as águas

55.6 – 9: Busquem ao Senhor

55.10 – 13: A Palavra de Deus

 

Isaías 55.1 – 5: Venham as águas

1 Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.

2 Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição.

3 Deem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

4 Vejam, eu o fiz uma testemunha aos povos, um líder e governante dos povos.

5 Com certeza você convocará nações que você não conhece, e nações que não o conhecem se apressarão até você, por causa do Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, pois ele lhe concedeu esplendor.

Isaías 55.6 – 9: Busquem ao Senhor

6 Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

7 Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão.

8 “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor.

9 Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.

Isaías 55.10 – 13: A Palavra de Deus

10 Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,

11 assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

12 Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas.

13 No lugar do espinheiro crescerá o pinheiro, e em vez de roseiras bravas crescerá a murta. Isso resultará em renome para o Senhor, para sinal eterno, que não será destruído.

4 COMENTÁRIOS

  1. Graças a Deus pelo estudo sobre Isaías 55. Tem me auxiliado muito na preparação de uma mensagem. Que Deus continue abençoando ricamente, em Cristo Jesus. Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here