Em Isaías 56, o Senhor Deus mostra a todos os estrangeiros que estão dispostos a servi-lo, como devem se comportar. Aqui ele dá um grande destaque ao cumprimento da aliança, citando a guarda do sábado.
Devemos ter em mente que, a principal função da guarda do sábado é: adoração e conhecimento de Deus. Nenhuma outra atividade deveria ser praticada.
Ou seja, o sábado representa a primazia, o “dia do Senhor”. Em nosso contexto atual, não é necessário guardar exclusivamente o sábado, como se vê em Colossenses 2.16.
Contudo, o sentido da guarda do sábado deve ser mantido. Devemos separar tempo, para adorar e aprender do Senhor. A vida não é só dinheiro e pagamento de contas.
A promessa de Deus é que se buscarmos em primeiro lugar o Reino e a justiça, tudo o que precisamos para sobreviver nos será acrescentado.
Se você deseja ter crescimento espiritual, real e frutífero é imprescindível que separe tempo, com qualidade para adorá-lo e aprender dele.
Esboço de Isaías 56:
56.1 – 7: Promessas para estrangeiros
56.8 – 12: Pastores sem entendimento
Em Isaías 56:1–2 vemos que as pessoas são incentivadas a fazer o que é certo porque a salvação de Deus (libertação espiritual e proteção física) virá em breve.
Mais uma vez, Isaías relacionou o comportamento presente com a salvação e bênçãos futuras. Porque o Senhor trará salvação para aqueles que crêem, eles devem agir com justiça no presente.
Nos dias de Isaías, uma pessoa justa (um crente que faz o que é certo, 56:1) vivia de acordo com a Lei de Deus, uma expressão de Seus padrões justos.
Guardar o sábado era importante segundo a Lei (Êxodo 20:8-11), pois uma pessoa, por não se envolver em atividades agrícolas ou comerciais naquele dia, reconhecia que acreditava que Deus cuidaria dela e o abençoaria.
Visto que o sábado era um sinal da aliança de Israel com Deus, guardar o sábado significava que uma pessoa cria na aliança e no Senhor.
Tal pessoa também deixou de fazer o mal (Isaías 55:7).
Estrangeiros crentes serão abençoados
Em Isaías 56:3–5 vemos que os gentios, pessoas fora da comunidade da aliança, que seguiram o Senhor não deviam pensar que não teriam salvação ou parte no reino milenar.
Mesmo os estrangeiros (Isaías 14:1) e os eunucos que se unem ao Senhor são bem-vindos. Isso contrasta com a exclusão dos eunucos sob a Lei mosaica (Deuteronômio 23:1).
Guardar os sábados e obedecer às estipulações da aliança de Deus demonstraria sua lealdade ao Senhor.
Na verdade, eles terão um memorial para sempre (v.5). Isso é impressionante porque um eunuco, incapaz de gerar filhos, não tem como passar seu nome por meio de filhos.
Em Isaías 56:6–8 lemos que Estrangeiros que amam o Senhor são aceitáveis a Deus e serão reunidos junto com os israelitas crentes.
Gentios redimidos, embora não façam parte da família da aliança de Israel, ainda podem receber as bênçãos de Deus.
Eles mostram sua devoção ao Senhor por seu serviço, adoração e obediência.
Como Deus prometeu a Abraão, por meio dele todos os povos do mundo serão abençoados (Gênesis 12: 3).
Esses gentios serão reunidos em Sião junto com Israel, onde eles também adorarão o Senhor em oração e ofertas.
É verdade, Davi. Esse texto de colossenses quando estudado na lingua hebraica se refere a dias de festas, ou seja, festas israelitas também chamadas de “sábados” (ver Levítico 23) pelo fato de haver descanso inclusive em tais celebrações.
Conhecer melhor, o trabalho desse aplicativo…
Parabéns irmão, muito bom seu estudo tenho acompanhado,e tem me ajudado muito, que o senhor continue lhe usando!!??
O interessante é que a igreja verdadeira de Deus em nos dias é identificada como uma igreja fiel aos mandamentos de Deus, o que inclui a guarda do sábado, e que tem fé em Jesus. Apocalipse 12:17; 14:12.
Discordo.
Que palavra poderosa para nossas vidas
muito boa sua iniciativa de fazer esse site.Tem ajudado muito
Amém Januacelia, esteja orando por minha vida.
Parabéns pela iniciativa.