Em Isaías 58, o Senhor confronta aqueles que jejuam e esperam por mudanças, mas que nada acontece. Neste trecho, fica muito claro qual o verdadeiro jejum que agrada a Deus.
Há muito tempo o Senhor tem deixado claro que a mera religiosidade, não o agrada. Privar o seu corpo de alimento, ou bebida, ou qualquer outra coisa mas continuar com atitudes carnais e pecaminosas, é um tipo de “consagração” ineficiente.
O Senhor Deus nos ensina claramente qual o jejum que o agrada (Isaías 58:6,7)
Ou seja, nossa consagração em jejum deve estar diretamente ligada à nossa atitude, para ter o fim desejado nas promessas de Deus.
Além disso, o Senhor destaca novamente a importância do sábado. O dia consagrado a Deus, para adoração e aprendizado.
Se não separarmos um tempo de qualidade para buscar ao Senhor, não podemos esperar contar com seu favor e bênção, ainda hoje precisamos fazer isso, não importa qual o dia. Contudo, o sentido deve ser mantido.
Esboço de Isaías 58:
58.1 – 5: “Por que jejuamos?”
58.6 – 12: O verdadeiro jejum
58.13,14: A importância do sábado
A lembrança dos pecados do povo
Em Isaías 58:1–2 Deus chamou arautos para contarem à nação sobre sua rebelião e pecados. Como uma trombeta usada para chamar a atenção das pessoas, os arautos deveriam gritar.
Exteriormente, as pessoas pareciam ansiosas por conhecer a Deus e que Deus estivesse perto delas.
Em Isaías 58:3 as pessoas expressaram sua preocupação por estarem em dificuldades, embora parecessem estar fazendo o que a lei exigia.
Eles jejuaram e se humilharam, mas temeram que Deus não tivesse visto ou notado.
Aparentemente, eles pensaram que, seguindo os “movimentos” da religião (sem qualquer realidade interior de fé), seriam abençoados.
A resposta do Senhor em Isaías 58: 3-14
O Senhor respondeu apontando que Ele estava mais interessado em sua obediência do que em seus rituais.
Infelizmente, eles, como muitas pessoas, confundiram rituais com relacionamento, atos externos com verdadeira obediência.
Em Isaías 58:3b – 5 vemos que os jejuns do povo não alteraram seu mau relacionamento com os outros.
Eles estavam desconsiderando as necessidades de outras pessoas explorando seus empregados (Deuteronômio 24:14-15; Tiago 5:1-6) e discutindo e brigando.
Portanto, suas orações não seriam ouvidas, pois seu tipo de jejum não era o que o Senhor aceitava. Seus corações, não apenas suas cabeças, precisavam se curvar diante do Senhor.
O verdadeiro jejum
Em Isaías 58:6–7 vemos que o jejum era para encorajar uma pessoa a responder positivamente aos mandamentos de Deus.
No Antigo Testamento, apenas um jejum era ordenado – o Dia da Expiação anual (Levítico 16:29,31).
Somente após a queda de Jerusalém os dias de jejum foram instituídos (Zacarias 7:3,5; 8:19).
Por outro lado, ironicamente, muitos comandos específicos não estavam sendo seguidos.
Portanto, o Senhor lembrou ao povo que eles deveriam ser justos (Isaías 58:6) e ter as mãos abertas com os necessitados – os famintos (v. 10), os pobres e os nus (v. 7).
Os israelitas deviam se considerar membros de uma família que outrora havia sido escravos no Egito. Portanto, eles não deveriam se negligenciar.
Quando alguém compartilhava com alguém necessitado, era um lembrete de que tudo o que ele possuía pertencia ao Senhor.
Em Isaías 58:8–12 lemos que se o povo tivesse retidão interna, revelada em atos externos de justiça e misericórdia (vv. 6–7), então o SENHOR os abençoaria (Deuteronômio 28:1-14) com luz (frequentemente uma imagem de bênção; Isaías 58:1), cura (restauração espiritual), justiça (padrões elevados), proteção contra problemas e oração respondida (vv. 8–9a).
Se eles eliminassem a opressão e a fofoca e ajudassem outros necessitados (v. 7), então o Senhor os abençoaria.
Ele daria orientação, satisfação, força, fertilidade (como uma fonte) e restauração física (reconstruindo as ruínas).
A observância do sábado
Em Isaías 58:13–14 vemos que a observância do sábado era uma espécie de termômetro da fidelidade de alguém ao Pacto Mosaico.
Seguindo as regras para o sábado, a pessoa reconhecia a importância de adorar a Deus e mostrou que dependia de Deus para abençoá-la materialmente durante o tempo em que ele desligou o trabalho.
Ao colocar Deus em primeiro lugar e não procurar fazer o que ele deseja, a pessoa terá alegria, não apenas na salvação espiritual (cavalgar nas alturas), mas também na prosperidade (festa na herança).
Tudo isso era certo porque o Senhor falou.
O maior jejum é a obediência a Deus.
Não adianta fazer jejum e não andar em santidade. Gratidão por este estudo.
Ainda estou esperando o estudo. Só vi repetição do capítulo de Isaías 58.
IRMÃOS! EU TAMBÉM CUMPRO O VERDADEIRO JEJUM DE ISSIAS. POIS BEM, VAMOS A U,A BREVE ANÁLISE: EM MATHEUS O ESPIRITO SANTO LEVOU JESUS AO DESERTO E JEJUOU DURANTE 40 DIAS E QUARENTA NOITE! A PARTIR DAI, SE INICIA A QUESTÃO DO JEJUM NO NOVO TESTAMENTO. E NOS DIAS ATUAIS AS PESSOAS QUEREM IMITAR O JEJUM DO NO O TESTAMENTO, MÁS SEM SUCESSO , PORQUE? BOM, IMAGINE: JESUS EM CARNE, PORÉM ESTAVA SOBRE O ESPIRITO SANTO DE DEUS POIS LELE ERA ESPÍRITOS SANTO. PORTANTO SER´QUE EM FORMA SÓ DE HOMEM ELE CONVERGIRIA FICAR 40 NOITE E 40 DIAS SEM COMER E SEM BEBE? OBVIO QUE NÃO NÉ!V ENTÃO VAMOS POR AI: QUAL É O HUMANO NA TERRA QUE TERÁ AS CONDIÇÕES DE FAZER ESSE JEJUM QUE JESUS FEZ? ORA, NENHUM NÉ.. POIS HOJE FAZEM UM TAL JEJUM DE POUCAS HORAS , AS VEZES SÓ DE COMER..MÁS BEBE ÁGUA, OUTROS FAZ UMA MEIO DIA SÓ ETC, E DIZE QUE JEJUOU? PORTANTO AMIGOS, DEIXE DE FAZER SIMULAÇÕES DO JEJEUM QUE JESUS FEZ, QUE ISSO NÃO TE VALERÁ EM NADA. VÁ SE ALIMENTAR DIREITO PARA SATISFAZER O SEU ORGANISMO. E PASSE A PROMOVER OM VERDADEIRO JEJUM DE ISAÍAS 58, E RECEBA EM SEU CORAÇÃO O PODER E A GLORIA DO ESPIRITO SANTO. JEJUAR POR INTERESSE ISO NÃO É BEM AOS OLHOS DE DEUS. POIS AS PESSOAS JEJUAM POR UMA CAUSA PRÓPRIA OU DE TERCEIRO E NÃO POR ADORAR O ESPIRITO SANTO. MEU POVO SOFRE PORQUE NÃO EXAMINA AS MINHAS ESCRITURAS CORRETAS,! DISSE DEUS, ENTÃO IRMÃOS EXAMINE DIRITO AS ESCRITURAS PARA QUE SEUS JEJUNS NÃO PASSE DE UMA HERESIAS. AMÉM
por que em mateus marcos as orientações e ensinamentos do jejum e diferente
Meu irmão bom dia , Mateus e Marcos, você encontra uma complementação, isaias vemos que não adianta eu jejuar e estar em pecado , junta os 3 você encontra a maneira certa do jejum , quando você jejuar não precisa dizer a ninguém só você é Deus . Deus abençoe a todos . Essa é minha opinião ok
Obrigada.estudo maravilhoso
Que o Senhor possa sempre te capacitar
Para passar p nos estes estudos bíblicos
Amém! 🙂
Olá! Obrigada por compartilhar conosco o que o Espírito Santo te ensinou (=
Palavras de sabedoria que o nosso verdadeiro jejum seja dado a Dues.