Em Isaías 60, o Senhor Deus mostra ao profeta a grandeza e a glória da Jerusalém celestial e o triunfo da Igreja. A visão de Isaías é muito semelhante a visão que o apóstolo João tem, em Apocalipse 21 e 22, séculos depois. Isto confirma a veracidade e coerência da Palavra de Deus.
A manifestação celestial do Reino de Deus é a esperança de todos os crentes. Aguardamos ansiosamente essa manifestação do Senhor e a plenitude da nossa redenção.
Ali haverá paz para sempre. Toda dor, gemido e lágrimas serão consolados. Os terrores do passado não nos afligirão nunca mais, porque agora todo o domínio pertence ao Senhor.
Esboço de Isaías 60:
60.1 – 11: O futuro glorioso de Jerusalém
60.12 – 17: A glória da Jerusalém celestial
60.18 – 22: Paz Para Sempre
Em Isaías 60:1-3 lemos que por causa da obra redentora do Senhor, luz (bênção) cairá sobre Israel, que por sua vez deve brilhar, como uma luz espiritual para as nações, revelando a Palavra de Deus e glória a elas.
Dessa forma, ela será instrumental na remoção das trevas espirituais que permeiam o mundo (Romanos 2:19).
Quando o SENHOR voltar a viver entre Seu povo (Isaías 60:2), as nações serão atraídas para a luz de Sua glória (vv. 19-20) e se reunirão em Israel para a luz (as bênçãos da salvação de escuridão espiritual).
Isso ocorrerá no Milênio.
Embora todos que entram no Milênio sejam salvos, as pessoas nascerão durante esse período de 1.000 anos.
Muitos deles serão salvos por causa da obra de Deus em favor de Israel.
-
A riqueza das nações virá para Israel.
Em Isaías 60:4–9 vemos que no início do Milênio, quando Israel será reunido novamente em sua terra, seus filhos virão de grandes distâncias.
Também Israel se regozijará porque as pessoas redimidas das nações vão querer se juntar a Israel em sua adoração em Jerusalém.
Essas pessoas trarão riquezas para Israel.
Exemplos dos tipos de riqueza a serem trazidos são ouro, rebanhos de incenso, carneiros e prata (Isaías 60:6-7,9).
Parte dessa riqueza será usada como ofertas e parte será usada para adornar o templo, sem dúvida o templo milenar (Ezequiel 40-43) .
Esta riqueza, trazida às pressas (Isaías 60:8), será toda para homenagear o SENHOR, que terá manifestado Seu esplendor (glória) em Israel.
As nações devem reconhecer Israel
Em Isaías 60:10–14 Israel ocupará a posição de destaque nas estruturas políticas, econômicas, religiosas e sociais do mundo.
Estrangeiros e reis ajudarão na reconstrução dos muros de Jerusalém, evidência do favor e compaixão de Deus em contraste com Sua ira (Isaías 57:16-18).
O fluxo de riqueza para Jerusalém será constante (Isaías 60:11). E qualquer nação que tentar se levantar contra Israel será derrotada por Deus (v. 12).
Até madeira será trazida do Líbano para a construção do templo, tornando-o um lugar de beleza para o Senhor (cv. 7).
Deus chamou o templo de Seu santuário e lugar de Seus pés.
Pessoas de nações que antes desprezavam Israel reconhecerão que Jerusalém ou Sião é a cidade escolhida por Deus, o lugar onde Ele habita.
Amém!
Muito obrigado Clanir!
Muito bom quando Deus usa uma pessoa,coisa maravilhosa a acontece.