Isaías - Bíblia de Estudo Online

Em Isaías 61, observamos o trecho que o Senhor Jesus mencionou em sua leitura na sinagoga em Lucas 4.17- 21, e declarou que nele esta profecia se cumpria.

Fica muito claro, que parte do ministério de Jesus Cristo seria comunicar esperança a todas as nações. Consolar o coração quebrantado, anunciar liberdade, proclamar a glória eterna do Reino de Deus, enfim. A mensagem do Messias traria vida aos seus ouvintes.

Vivemos em um mundo cercado por más notícias. Morte, destruição, desolação, sofrimento, injustiça. A Palavra de Deus se contrapõe a tudo isso e nos comunica vida e esperançaA nossa alma, anteriormente vestida de pesar e dor, agora é restaurada pela esperança, cura e alergia.

Temos um Deus bom!

Sua mensagem nos reveste de salvação e vida. Agora, podemos acordar todos os dias e crer que há um bom projeto de Deus preparado para nós, além de sofrimento e angústia.

Esboço de Isaías 61:

61.1 – 3: As boas novas

61.4 – 9: Restauração das ruínas

61.10,11: Vestes de salvação

 

Isaías 61.1 – 3: As boas novas

1 O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

2 para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,

3 e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Isaías 61.4 – 9: Restauração das ruínas

4 Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração.

5 Gente de fora vai pastorear os rebanhos de vocês; estrangeiros trabalharão em seus campos e vinhas.

6 Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e do que era o orgulho delas vocês se orgulharão.

7 Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla, e ao invés da humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna.

8 Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna.

9 Seus descendentes serão conhecidos entre as nações, e a sua prole entre os povos. Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo Senhor.

Isaías 61.10,11: Vestes de salvação

10 É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias.

11 Porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano, o Senhor, fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações.

2 COMENTÁRIOS

  1. Penso, que essa profecia ainda está viva. E, agora é a nossas vez de fazer segundo Isaías escreveu. Somos imitadores de Cristo; e com sua morte e ressureição somos nós os ungidos de Cristo a tomar essa profecia para cumprir o ide.

  2. Primeiramente gostaria de agradecer por esse tão esclarecedor estudo e também direcionador. Que Deus os continue usando cada vez mais como poderosas ferramentas no que se refere ao ensino da palavra de Deus…. Muito obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here