Em Isaías 62, o Senhor Deus convoca o profeta para orar e interceder por Sião. A função dele era basicamente, pregar e orar. Aqui Isaías exerce a segunda parte de sua missão. Ele deve interceder pela glória de Jerusalém, com o objetivo de que no futuro dela se manifeste, e tal como o Senhor falou aconteça.
Deve ser algo intenso, com propósito e perseverança: “Vocês que clamam pelo Senhor, não se entreguem ao repouso, e não lhe concedam descanso até que ele estabeleça Jerusalém e faça dela o louvor da terra”.
Assim, o resplendor de Jerusalém se manifestará e ao invés de abandonada, ela será chamada de procurada, desejada.
Assim como a Isaías, o Senhor Deus nos convoca a fazer o mesmo por nossa nação. Devemos pregar o Evangelho e orar por nossos patrícios.
Colocar a nação, os governos, estados, cidades, enfim, é a nossa obrigação interceder por nosso povo, até que o Senhor o revista de misericórdia, tal como Isaías fez.
Esboço de Isaías 62:
62.1 – 7: Por amor não descansarei
62.8 – 12: Procurada, não abandonada
Muito deste capítulo fala da preparação que está sendo feita para a vinda do Senhor e para a restauração de Seu povo, expandindo assim os pensamentos em Isaías 40:3-5,9.
Em Isaías 62:1–5 quem fala é o Messias, o Senhor (Deus Pai) ou o profeta?
Visto que “Eu” no versículo 6 parece ser o Pai, os versículos 1–5 também podem ser falados por Ele.
O Senhor anunciou que continuará a trabalhar em favor de Jerusalém até que sua justiça, salvação e glória sejam observadas pelo resto do mundo a cidade seja chamada por um novo nome.
Esse nome não é declarado aqui, mas vários nomes são dados posteriormente, em Isaías 62:4,12.
No antigo Oriente Próximo, os nomes muitas vezes significavam o caráter antecipado ou atual de alguém.
Portanto, o fato de Jerusalém ter um novo nome significa que terá um novo caráter justo.
Como uma coroa ou diadema adornando a cabeça de alguém, então Jerusalém será um adorno para o Senhor.
Ela exibirá Seu esplendor isto é, seus habitantes manifestarão Seu caráter em sua conduta.
O novo relacionamento da cidade com Deus é comparado à felicidade de um casamento.
Em vez de ser chamada de Deserta (Isaías 62:12) ou Desolada, características anteriores da cidade, Jerusalém será chamada de Hefizibá (“Meu deleite está nela”) e Beulá (“Casada”).
As palavras assim seus filhos se casarão com você (Jerusalém) implicam que as pessoas novamente viverão em Jerusalém e Deus ficará feliz com o maravilhoso estado das coisas.
Os vigias de Jerusalém
Em Isaías 62:6–9 vemos que no mundo antigo, vigias estavam posicionados nas muralhas da cidade (geralmente em torres) para vigiar qualquer inimigo que se aproximasse.
Durante a guarda, eles nunca deveriam dormir.
Israelitas justos, como vigias, deveriam estar alertas em nome de Jerusalém.
Eles não deviam dar a si próprios e a Deus (Ele) descanso até que Ele estabelecesse Jerusalém, isto é, deviam constantemente pedir a Deus que a cidade se tornasse o louvor da terra, tão abençoada por Deus que as pessoas em toda parte a exaltassem.
Os “vigias” deviam fazer com que Deus cumprisse Suas promessas, sabendo que era isso que Ele desejava.
O povo de Deus deve orar pelas coisas, mesmo sabendo que Deus as prometeu. Jesus deixou isso claro quando ensinou Seus discípulos a orar para que o reino viesse (Mateus 6:10).
Quando Jerusalém for restaurada, nunca mais cairá nas mãos de seus inimigos (Isaías 62:8–9). Deus o garantiu por juramento (feito por Sua mão direita) e por Seu poder.
Em Isaías 62:10–12 foram escritos como se o Senhor estivesse a caminho, portanto, Seu povo deve estar pronto.
Os comandos repetidos: “passar, passar e construir, construir”, transmitem um senso de urgência.
Rapidamente as pessoas devem se preparar espiritualmente para Sua vinda. Levantar uma bandeira era uma forma de anunciar algo.
As nações devem ser informadas de que o Senhor está vindo a Jerusalém. Quando Ele chegar, a palavra será dada em todo o mundo que Ele, o Salvador de Israel (ver comentários em 43:11), veio para recompensar os habitantes de Jerusalém com Suas bênçãos.
Dar novos nomes ao povo da cidade fala do novo caráter que Israel terá. Por causa da redenção de Deus, o povo será santo, e os gentios visitarão a cidade.
Não mais será abandonado.
Maravilhosa a interpretação
parabens ….estudo perfeito que Deus vos abençoe cada dia mais ….
Eu gostaria de parte desse estudo.
A palavra do senhor jesus cristo esta cada dia mais renolvando minha fé tenho lido muito a bíblia estou adorando e adorando cada dia meu pai senhor jesus cristo amém.
Glórias a Deus!
Deus continue te usando , nos estudos de sua palavra. Muito bom.
Muito bom o estudo
Amem pela PALAVRA