Jesus e a Bíblia logo
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
Menu
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI

Início » Bíblia de Estudo Online » Isaías 63 Estudo: Guerreiro e Salvador

Isaías 63 Estudo: Guerreiro e Salvador

A sociedade está acostumada a ouvir falar de Jesus como o Servo Sofredor, mas quando ela conhecer o Jesus Guerreiro vai se surpreender e muito com o que vai ver.

diegonascimento316 Por diegonascimento316
Em Bíblia de Estudo Online
5
FacebookTwitterWhatsappTelegram

Em Isaías 63, o Senhor Deus mostra ao profeta a visão de um guerreiro vindo da batalha com as vestes manchadas de vermelhos. Algo a se notar, é que ele não vem cansado, ferido ou nervoso. Ele vem cheio de esplendor e avança em grandeza de força.

A pergunta do profeta é retórica: “quem é este?”

Ele é o Salvador de Israel. Ele vem de Edom e Borza, isto é da terra de seus inimigos, agora derrotados. O Senhor Jesus Cristo é este guerreiro. A sua morte na cruz e sua ressurreição ao terceiro dia, venceram a morte, o pecado e o diabo. Ele triunfou sobre todos eles, sozinho e em si mesmo.

Ao perceber isto, Isaías faz uma oração pedindo o socorro e a misericórdia de Deus sobre seu povo, assim como fez no passado nos dias de Moisés. A esperança do profeta está no amor de Deus, ele sabe que este não falha. 

Esboço de Isaías 63:

63.1 – 6: Guerreiro e Salvador

63.7 – 19: A oração de Isaías

O Pai, o Filho e o Espírito Santo em Isaías 63

Em Isaías 63:1-3 vemos que todas as três Pessoas da Trindade são mencionadas: o Espírito, o Soberano SENHOR, e o Messias. 

Quando o Messias vier, Ele mudará a tristeza dos israelitas crentes em alegria, uma verdade que Isaías mencionou com frequência. 

No lugar das cinzas, colocada na cabeça como um sinal de luto, eles usarão uma coroa. O azeite de oliva leve, quando aplicado no rosto e no cabelo, acalma e ilumina seu espírito, dissipando assim o luto. 

Outro sinal de alegria é uma vestimenta brilhante. 

Israel será justo e como robustos carvalhos exibirão o esplendor de Deus.

O retorno do Messias

Em Isaías 63:4-9 lemos que após a Segunda Vinda do Messias, Israel reconstruirá suas cidades em ruínas, mesmo aquelas que haviam sido destruídas muitos anos antes. 

Israel será tão reverenciado que os gentios se juntarão a ela em sua agricultura e pastoreio. 

Como uma nação de sacerdotes, cada um conhecerá o Senhor, e terá acesso a ele, e mediará em favor de outros, como o fizeram os sacerdotes levíticos. 

Esta deveria ser uma das funções de Israel no mundo (Êxodo 19:6), mas, infelizmente, ela não cumprirá totalmente essa responsabilidade até o Milênio. 

As nações trarão suas riquezas para Israel. 

A porção dobrada se refere à herança que o filho mais velho de uma família receberia dos bens de seu pai (Deuteronômio 21:17). 

O filho mais velho recebeu uma homenagem especial. Da mesma forma, Israel, como o primogênito do Senhor (Êxodo 4:22), será honrado. 

Por causa dessas bênçãos e de Deus ter dado a Israel uma aliança eterna, as pessoas em todos os lugares reconhecerão que ela é de fato Deus pessoas especiais.

Em Isaías 63:10-11 o profeta parece estar falando pelo remanescente redimido que se regozijará em resposta às bênçãos de Deus mencionadas em 63:1-9. 

A salvação e a justiça são retratadas como roupas usadas pelo povo. Em outras palavras, os israelitas são caracterizados pela salvação (o povo redimido de Deus) e pela justiça. 

Para retratar sua alegria e bênção, um noivo usava um capacete chique, como o turbante de um padre, e a noiva usava joias caras. 

Deus fará com que a justiça de Israel surja em outras nações tanto quanto o solo sustenta o crescimento das plantas.

Desde a antiguidade

Em Isaías 63:15–19 o remanescente imploraria a Deus que os desprezasse e se lembrasse de sua situação, da mesma forma que Ele havia se lembrado da aflição de seus antepassados ​​no Egito.

Eles ansiavam por uma demonstração de Sua força e Seu amor. 

Embora eles não tivessem seguido a tradição de Abraão ou Israel, Deus ainda era seu Pai e Redentor.

Penitentemente, o remanescente pediria a Deus que os devolvesse soberanamente, Seus servos, a Ele, lembrando-O de que o templo (Seu santuário) foi destruído (63: 17-18). 

Este é um dos muitos lugares nos capítulos 40–66 que mostra que Isaías, vivendo mais de 100 anos antes do cativeiro babilônico, escreveu profeticamente para preparar para isso aquela futura geração de exilados. 

Embora a nação tivesse pertencido a Deus por séculos (desde a antiguidade), já fazia muito tempo que o povo não tinha um relacionamento adequado com Deus e com Seu governo teocrático sobre ele.

O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI
Anterior

Isaías 62 Estudo: “Por Amor, Não Descansarei”

Próximo

Isaías 64 Estudo: O Deus Que Trabalha

diegonascimento316

diegonascimento316

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Estudos Relacionados

Plano de Deus ou o seu?

Você está VIVENDO o PLANO de Deus (Ou o seu)?

Antigo Testamento Comentado - Jesus e a Bíblia

Antigo Testamento Completo e Comentado

Novo Testamento - Jesus e a Bíblia

Novo Testamento Completo e Comentado

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 22 Estudo: A Árvore da Vida e o Novo Gênesis

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 21 Estudo: A Nova Jerusalém

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 20 Estudo: Derrota de Satanás e o Juízo Final

Comentários 5

  1. Vaninha Teixeira says:
    4 anos atrás

    Amei está palavra foi. Muito útil tirei minhas dúvidas Deus abençoe

    Responder
  2. janio luiz benevides says:
    5 anos atrás

    A paz meu irmão. Sou irmão Jânio que DEUS continue te concedendo a você riqueza de sabedoria, aquela que vem do auto do trono de DEUS.

    Responder
    • Diego Nascimento says:
      5 anos atrás

      Amém Jânio!

      Muito obrigado!

      Responder
  3. Joelson says:
    5 anos atrás

    Muito bom! Benção de Deus!!

    Responder
  4. Mirian Santiago says:
    5 anos atrás

    Deus continue te abençoando,pois tenho aprendido muito com esses estudos,pois não tenho condições de pagar um curso de teologia,e o que eu mais queria aprender é como ter intimidintimidade com Deus.E sobre oração,eu queria muito aprender as palavras que falamos pra Deus em oração ao público quando tenho oportunidade na igreja,pois na intimidade é uma coisa e público é outra,como faço?espero que me ajude por favor.pra honra e glória daquele que vive e reina para sempre.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!