Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Isaías 63 Estudo: Guerreiro e Salvador

Em Isaías 63, o Senhor Deus mostra ao profeta a visão de um guerreiro vindo da batalha com as vestes manchadas de vermelhos. Algo a se notar, é que ele não vem cansado, ferido ou nervoso. Ele vem cheio de esplendor e avança em grandeza de força.

A pergunta do profeta é retórica: “quem é este?”

Ele é o Salvador de Israel. Ele vem de Edom e Borza, isto é da terra de seus inimigos, agora derrotados. O Senhor Jesus Cristo é este guerreiro. A sua morte na cruz e sua ressurreição ao terceiro dia, venceram a morte, o pecado e o diabo. Ele triunfou sobre todos eles, sozinho e em si mesmo.

Ao perceber isto, Isaías faz uma oração pedindo o socorro e a misericórdia de Deus sobre seu povo, assim como fez no passado nos dias de Moisés. A esperança do profeta está no amor de Deus, ele sabe que este não falha. 

Esboço de Isaías 63:

Isaías 63.1 – 6: Guerreiro e Salvador

Isaías 63.7 – 19: A oração de Isaías

O Campeão de Deus

“Quem é aquele que vem de Edom, que vem de Bozra, com as roupas tingidas de vermelho? Quem é aquele que, num manto de esplendor, avança a passos largos na grandeza da sua força? “Sou eu, que falo com retidão, poderoso para salvar.” Por que tuas roupas estão vermelhas, como as de quem pisa uvas no lagar?” (Isaías 63.1,2)

Há uma vitória gloriosa que aqui é primeiramente indagada, e depois explicada de forma bastante satisfatória. É uma vitória obtida pela providência de Deus sobre os inimigos de Israel.

Sobre os babilônios (dizem alguns), a quem Deus venceu através de Ciro, e eles verão o profeta fazer a sua primeira descoberta em seu retorno triunfante quando estiver na terra de Edom.

Mas isto não pode ser aceito de forma alguma, porque a terra da Babilônia é sempre citada como a terra do norte, enquanto que Edom fica ao sul de Jerusalém, de forma que o conquistador não retornaria por esta terra.

Entendo que a vitória, portanto, é obtida sobre os próprios edomitas, que haviam triunfado na destruição de Jerusalém pelos caldeus (SaImos 137.7) e tinham matado aqueles que, colocando a maior distância possível de seus inimigos, haviam fugido para os edomitas (Obadias 12,13).

Portanto, estes prestaram contas quando a Babilônia teve que prestar contas; porque, embora não encontremos seu cumprimento na história, sem dúvida esta profecia foi cumprida (Jeremias 49.13).

“Bozra Servirá de… Assolação”

No entanto, esta vitória sobre Edom é colocada como um exemplo ou modelo das vitórias semelhantes obtidas sobre outras nações que tinham sido inimigas de Israel.

Esta sobre os edomitas é citada devido a antiga inimizade de Esaú com Jacó (Gênesis 27.41) e talvez como uma alusão aos gloriosos triunfos de Davi sobre os edomitas, pelos quais parece, mais do que qualquer outra das suas vitórias, que ele conseguiu um nome (SaImos 60) e um título (2 Samuel 8.13,14).

Vitória da Graça de Deus

É uma vitória obtida pela graça de Deus em Cristo sobre os nossos inimigos espirituais. Encontramos as vestes salpicadas de sangue adornando aquele que é chamado de “a Palavra de Deus” (Apocalipes 19.13).

E sabemos muito bem quem Ele é; porque é através dele que somos mais do que vencedores sobre aqueles principados e potestades que Ele despojou e sobre os quais triunfou na cruz.

Nessa representação da vitória temos uma pergunta admirável feita ao conquistador. Ela é feita pela igreja, ou pelo profeta em nome da igreja.

Ele vê um herói valente retornando em triunfo de uma batalha sangrenta, e ousa fazer-lhe duas perguntas.

Quem é Ele?

Ele o observa vindo da terra de Edom, vindo com uma veste gloriosa como de um soldado, não bordada ou enfeitada, mas manchada de sangue.

Ele observa que o homem não vem como alguém assustado ou fatigado, mas viaja na grandeza de sua força, totalmente incólume. (Henry, Matthew, Comentário de Atos a Apocalipse)

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. janio luiz benevides disse:

    A paz meu irmão. Sou irmão Jânio que DEUS continue te concedendo a você riqueza de sabedoria, aquela que vem do auto do trono de DEUS.

  2. Joelson disse:

    Muito bom! Benção de Deus!!

  3. Mirian Santiago disse:

    Deus continue te abençoando,pois tenho aprendido muito com esses estudos,pois não tenho condições de pagar um curso de teologia,e o que eu mais queria aprender é como ter intimidintimidade com Deus.E sobre oração,eu queria muito aprender as palavras que falamos pra Deus em oração ao público quando tenho oportunidade na igreja,pois na intimidade é uma coisa e público é outra,como faço?espero que me ajude por favor.pra honra e glória daquele que vive e reina para sempre.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.