Em Isaías 64, o profeta exalta a Deus, porque nunca se ouviu falar em um deus como ele. Um Deus que age, por aqueles que esperam nele. Isaías destaca que o Senhor Deus tem prazer naqueles que praticam a justiça. Estes desfrutam do favor do Senhor.
Contudo, Isaías vê que não há ninguém que busque a Deus. A justiça não passa de trapos imundos, ou seja, é frágil e falha. O profeta ora, suplicando que o Senhor Deus tenha misericórdia e gere no povo um coração arrependido, diferente. Um coração que o deseje sinceramente.
Esboço de Isaías 64:
64.1 – 5: O Deus que trabalha
64.6 – 12: Ninguém clama
Em Isaías 64:1–7 vemos que o segundo fundamento do remanescente está registrado nesses versículos (o primeiro está em Isaías 63:15–19).
Percebendo sua impureza (Isaías 64:5–7), eles pediam a Deus que ferisse seus inimigos (vv. 1–4). Eles orariam para que o Senhor rasgasse os céus, descesse e executasse o julgamento sobre as nações.
Fogo e água fervente representam o julgamento.
Coisas terríveis
As coisas terríveis (Isaías 64:3) provavelmente se referem aos fenômenos de fogo, trevas (Deuteronômio 4: 11–13) e terremoto (Êxodo 19:16–19) quando Deus deu a Lei Mosaica.
Este Deus revelador – o único Deus – age em nome daqueles que creem Nele e que, portanto, fazem voluntariamente o que é certo.
Lembrando disso, o remanescente pediria que Deus trabalhasse em seu favor. Eles confessariam seus pecados, impureza espiritual, fraqueza e falta de oração.
No entanto, eles não culpariam a Deus por sua terrível condição; eles saberiam que seu definhamento era por causa de seus pecados.
Portanto, eles teriam que contar com a fidelidade e as promessas de Deus.
Em Isaías 64:8–12 a parte final desta bela oração pelo remanescente justo é uma confissão de confiança no Senhor.
O remanescente se dirigiria a Deus como seu Pai (Isaías 63:16) e como o Oleiro.
Israel deveria ser como filhos obedientes e submisso como o barro. Portanto, o remanescente pediria obediente e submissamente ao Senhor para conter Sua ira e considerá-los como Seus.
O remanescente lembraria a Deus que as cidades de Israel, incluindo Jerusalém, foram destruídas e que até o templo foi queimado.
A nação exortaria Deus a fazer algo sobre a situação, quebrando assim o Seu silêncio e retendo o Seu castigo sobre ela.
eu amo seus estudos e tenho aprendido muito com vc q jesus te abencoe muito teu ministerio
Prezado pastor, nessa manhã de sábado fui buscar uma maior explanação sobre Isaías 64 e li o esboço, para minha alegria vi que as palavras contidas nesse comentário foram realmente expiradas pelo Espirito Santo e consegui entender que havia um povo que deveria se arrepender e buscar mais e mais a presença do altíssimo e a chave do ministério e segredo de estarmos diante de Deus realmente é nossa oração e aos dirigentes como obreiros devem sempre interceder pelo seu povo que lhe foi creditado a confiança de Deus , para que se atentem que ele realmente é o Oleiro e poderoso e tudo pode.Deus abençoe seu ministério.
verdade
Querido irmão Diego.Posso lhe afirmar que este foi o primeiro grande presente que eu e minha familia ganhamos ja no ano de 2018 Agradeço ao maravilhoso e Altissimo Sr Jesus Cristo por ter colocado no cantinho direito da tela do meu computador uma pequena mensagem de Izaias 64 ,Estudo “O QUE DEUS TRABALHA” Comecei a ver conteudo dos estudos e me deparei com uma OBRA PRIMA chamada “LIBERAR O PERDÃO. Chamei minha esposa,meu filho e uma visinha e fizemos o nosso primeiro Culto do ano MUITO OBRIGADO, JA SOMOS SEUS ALUNOS INCONDICIONAL ! Aleluia.Aleluia, Aleluia JESUS AMADO, MUITO OBRIGADO.(Moramos em Porto Real- Rio de Janeiro.Somos membros da Igreja evangelica “TERRA SANTA” da Assembleia de Deus. MIL ABRAÇOS NA PAZ DO SENHOR.
Que LINDO!
Deus é muito bom! Seu testemunho me dá forças para continuar ensinando a Palavra do Poderoso Deus.