Em Isaías 66, o Senhor Deus declara quais são as pessoas que Ele estima: “ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra”.
Ou seja, Deus ama a humildade, a simplicidade e a dependência. Deus não tem prazer em pessoas que se acham melhores que outras, ou aquelas que se vangloriam de seus talentos. Aqueles que tremem diante da Palavra de Deus, têm sua atenção.
Portanto, se você deseja chamar a atenção do Senhor, preste atenção em sua atitude. Você é uma pessoa humilde? Você submete suas decisões a Palavra de Deus?
A qualidade do nosso relacionamento com Deus, depende diretamente da resposta a estas duas perguntas.
Esboço de Isaías 66:
66.1 – 7: “A este eu estimo”
66.8 – 14: Terra de consolação
66.15 – 24: O Senhor vem num fogo
Como clímax do livro, este capítulo descreve apropriadamente o milênio, o tempo para o qual a história está olhando, que foi prometido a Abraão.
Em Isaías 66:1–2 Deus é retratado figurativamente como sentado em um trono com a terra como Seu escabelo (Atos 7:49).
Por causa de Sua majestade, ninguém pode construir uma casa para Ele habitar (1 Reis 8:27); Ele é o Criador.
No entanto, o que Ele valoriza acima de Sua criação inanimada são pessoas humildes e contritas (Isaías 57:15) e que seguem Sua palavra.
De uma forma ou de outra, esta tem sido a mensagem de Isaías ao longo deste livro. Deus deseja que Seu povo siga a verdade que Ele revelou a eles.
Para Israel, essa foi principalmente a aliança mosaica. Apontando para o povo a Palavra de Deus, Isaías estava indicando que eles precisavam obedecê-la se quisessem desfrutar de Suas bênçãos.
Senhor para julgar em Isaías 66: 3-6
Em Isaías 66:3–6 as estranhas comparações no versículo 3 indicam que os sacrifícios e ofertas religiosas do povo eram apenas rituais externos.
Em seus corações, as pessoas eram assassinas, pervertidas das leis dietéticas de Deus e idólatras.
Na realidade, eles estavam seguindo seus próprios caminhos em vez do caminho do Senhor.
Portanto, viria um julgamento severo.
Pessoas em Israel que professavam conhecer o SENHOR, mas que na verdade odiavam e discriminavam o povo de Deus, ficariam envergonhadas por Sua disciplina quando o templo ser destruído pelos babilônios.
O Senhor dará à luz a Sua nação
Em Isaías 66:7-11 o retorno de Israel à terra será tão rápido que será como uma mulher dando à luz um filho antes (v. 7) ou assim que (v. 8) ela tiver qualquer trabalho de parto dores!
Deus não começa algo e o deixa inacabado.
Tão certo quanto o ventre de uma mulher se abre, não se fecha, para o parto, assim Deus fará por Jerusalém o que Ele se propôs a fazer.
Então, isso é motivo de regozijo. O povo de Israel terá prazer em Jerusalém como uma criança se deleita com o sustento de sua mãe.
Em Isaías 66:12–13, conforme afirmado muitas vezes no Livro de Isaías, a paz virá a Jerusalém e a riqueza das nações fluirá para ela.
Em 66:11–12 Jerusalém é comparada a uma mãe; no versículo 13, Deus é comparado a uma mãe que conforta seu filho.
O Milênio
Em Isaías 66:14–18 quando Deus restaurar Seu povo em Jerusalém (vv. 10–13) no Milênio, eles se regozijarão e prosperarão, mas sobre Seus e seus inimigos Ele se lançará em julgamento como um fogo (2 Tessalonicenses 1:7-9) e um redemoinho para matá-los.
Este julgamento será justo por causa de suas abominações: adorar em jardins idólatras e comer animais cerimonialmente impuros, como porcos e ratos.
Quando o Messias retornar, Seu julgamento será sobre todas as nações e por causa desse julgamento o mundo verá Sua glória.
Em Isaías 66:19–21 vemos que pessoas fora de Israel se voltarão para Ele e O adorarão.
O restante dos israelitas crentes viajará como missionários para outras partes do mundo, para contar aos gentios sobre a glória de Deus.
Esses lugares e povos incluirão Társis, provavelmente no sudoeste da Espanha, Líbios no norte da África, Lídia no oeste da Ásia Menor, Tubal no nordeste da Ásia Menor, Grécia e ilhas distantes.
Esses e outros povos serão convertidos e viajarão para Jerusalém para adorar no templo.
Alguns deles até mesmo serão selecionados como sacerdotes e levitas, mostrando assim que todas as nações serão de fato abençoadas por meio de Israel.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Iniciei os estudos de Isaías e estava com muita dificuldade, foi quando encontrei esse site. Foi uma benção de Deus na minha vida. Oro a Deus pela sua vida, que ele continue te usando mais e mais para honra e glória dele.
Gostaria de agradecer por esse estudo minucioso e poderosamente esclarecedor. É nítido ver o quanto o irmão foi inspirado por Deus a revelar ainda mais aos nossos corações a Palavra do Pai. Agradeço de coração, contribuiu imensurávelmente pra minha vida.
Que Deus continue te abençoando 🙌
Glória Deus ?
Estudo abençoado Deus abençoe meus irmãos são estudos que estão me ajudando muito Glória a Deus