Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Jeremias 18 Estudo: O Oleiro e o Vaso

Jeremias 18 Estudo: O Oleiro e o Vaso

Em Jeremias 18, o Senhor Deus compara seu relacionamento com Judá da mesma maneira que o Oleiro trata o vaso. Da mesma forma que o Oleiro é capaz de fazer o que quiser com o barro, Ele é capaz de fazer o que quiser com Seu povo.

O Senhor Deus pode nos moldar e nos deixar parecidos com Ele. Se deixarmos Ele trabalhar em nossas vidas, o Senhor fará uma grande e poderosas em obra em nossas vidas e através delas. Contudo, há uma dificuldade em nós de ceder a direção do Senhor. Isso é refletido na intenção do povo de matar o profeta Jeremias.

Isso mostra que aquele povo não queria ouvir a Deus que se manifestava através de Jeremias. Não podemos cair na tentação de ouvir de Deus apenas o que queremos, precisamos estar abertos e submissos à Sua Palavra

Esboço de Jeremias 18:

18.1 – 10: O Oleiro e o Vaso

18.11 – 17: O destino dos idólatras

18.18 – 23: Planos para matar Jeremias

 

Jeremias 18.1 – 10: O Oleiro e o Vaso

1 Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor:

2 “Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem”.

3 Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda.

4 Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.

5 Então o Senhor dirigiu-me a palavra:

6 “Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?”, pergunta o Senhor. “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.

7 Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado,

8 e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado.

9 E, se noutra ocasião eu decretar que uma nação ou um reino seja edificado e plantado,

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

10 e se ele fizer o que eu reprovo e não me obedecer, então me arrependerei do bem que eu pretendia fazer em favor dele.

Jeremias 18.11 – 17: O destino dos idólatras

11 Agora, portanto, diga ao povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém: Assim diz o Senhor: Estou preparando uma desgraça e fazendo um plano contra vocês. Por isso, converta-se cada um de seu mau procedimento e corrija a sua conduta e as suas ações.

12 Mas eles responderão: “Não adianta. Continuaremos com os nossos próprios planos; cada um de nós seguirá a rebeldia do seu coração mau”.

13 Portanto, assim diz o Senhor: Perguntem entre as nações se alguém já ouviu uma coisa dessas; coisa tremendamente horrível fez a virgem, Israel!

14 Poderá desaparecer a neve do Líbano de suas encostas rochosas? Poderão parar de fluir suas águas frias, vindas de lugares distantes?

15 Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim: queimam incenso a ídolos inúteis, que os fazem tropeçar em seus caminhos e nas antigas veredas, para que andem em desvios, em estradas não aterradas.

16 A terra deles ficará deserta e será tema de permanente zombaria. Todos os que por ela passarem ficarão chocados e balançarão a cabeça.

17 Como o vento leste, eu os dispersarei diante dos inimigos; eu lhes mostrarei as costas e não o rosto, no dia da sua derrota.

Jeremias 18.18 – 23: Planos para matar Jeremias

18 Então disseram: “Venham! Façamos planos contra Jeremias, pois não cessará o ensino da lei pelo sacerdote nem o conselho do sábio nem a mensagem do profeta. Venham! Façamos acusações contra ele e não ouçamos nada do que ele disser”.

19 Atende-me, ó Senhor; ouve o que os meus acusadores estão dizendo!

20 Acaso se paga o bem com o mal? Mas eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que eu compareci diante de ti para interceder em favor deles, para que desviasses deles a tua ira.

21 Por isso entrega os filhos deles à fome e ao poder da espada. Que as suas mulheres fiquem viúvas e sem filhos; que os seus homens sejam mortos, e os seus rapazes sejam mortos à espada na batalha.

22 Seja ouvido o grito que vem de suas casas, quando repentinamente trouxeres invasores contra eles; pois cavaram uma cova para me capturarem e esconderam armadilhas para os meus pés.

23 Mas tu conheces, ó Senhor, todas as suas conspirações para me matarem. Não perdoes os seus crimes nem apagues de diante da tua vista os seus pecados. Sejam eles derrubados diante de ti; age contra eles na hora da tua ira!

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

9 Comentários

  1. Márcia aparecida Alves santana disse:

    Para o mundo não temos valor mas para Deus somos vasos valoroso.ele nós resgata da lama nem que temos que passar por suas mão ser quebrado por ele aí ele começa refazer vai lapidando tirando oque não lhe grada. Vai reformando até deixar do jeito que ele quer.e se não tiver perfeito e quebra de novo.ate ficar um vaso perfeito ‘os olhos de Deus.pq vaso vazio não presta pra nada.

  2. A paz do senhor este estudo e muito bom ensina agente entende mais a bíblia.
    .

  3. Welber Soares disse:

    Maravilhoso, Deus quer grandes coisas para nossas vidas o problemas somos nós mesmos que não permitimos a grande obra que ele deseja para cada um de nós.

  4. Maria Núbia disse:

    Graça e paz! Boa tarde !!
    Muito edificante esses estudos, bem resumido o que nos dá a clareza de conhecer a palavra de Deus !
    Amém e amém!!!

  5. Jaqueline soares feitosa disse:

    gostei muito de aprender com suas experiencias que Deus ti use a cada dia como canal.Parabéns

  6. Silvana Rodrigues Dos Santos disse:

    Essa palavra de deus para Jeremias e hoje deus fala com nosco

  7. Silvana Rodrigues Dos Santos disse:

    Nós somos o barro e o senhor é o oleiro para nos moldar

  8. Izabel Mamprim disse:

    Gostei do esboço bom

  9. Maria José R.Lobato disse:

    Quantas maravilhas Deus quer fazer com cada um de nós! mesmo quando parece que está tudo estragado, se o ser humano permitir, Ele é capaz de transformá-lo em uma obra de arte!
    Glória a Deus.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});