Em Jeremias 20, o profeta é injustamente espancado por causa das profecias que tem anunciado ao povo, da parte do Senhor. Contudo, isto tem grande consequência. Após o espancamento, Deus dá novas revelações a Jeremias, agora relacionadas aqueles que lhe maltratam.
Não é bom o futuro daqueles que perseguem o povo de Deus e não se arrependem. Somos servos amados e o cuidado do Senhor está sobre nós. Saiba que quem causa mal a você atinge diretamente ao Senhor, especialmente quando é por causa da verdade.
Porém, grande é o galardão daqueles que sofrem por amor ao Evangelho e o testemunho da Palavra de Deus.
Embora sofrendo, Jeremias estava prestes a ver com seus próprios olhos a vitória que o Senhor Deus havia preparado para ele. É muito interessante notar que o sofrimento atinge diretamente a nossa fé e o prazer de viver, muitas vezes.
Jeremias sentiu tanto a pressão do ministério e a perseguição injusta, que lamentou o dia do seu nascimento e amaldiçoou aquele que deu a notícia de sua vinda ao mundo.
Somos seres vulneráveis. Precisamos estar constantemente rogando ao Senhor que nos fortalece e derrame seu grande amor sobre nós continuamente.
Esboço de Jeremias 20:
20.1 – 6: Jeremias é espancado
20.7 – 10: Jeremias sente abandono
20.11 – 13: O Senhor está com Jeremias
20.14 – 18: Jeremias lamenta ter nascido
Jeremias 20.1 – 6: Jeremias é espancado
1 Quando o sacerdote Pasur, filho de Imer, o mais alto oficial do templo do Senhor, ouviu Jeremias profetizando essas coisas,
2 mandou espancar o profeta e prendê-lo no tronco que havia junto à porta Superior de Benjamim, no templo do Senhor.
3 Na manhã seguinte, quando Pasur mandou soltá-lo do tronco, Jeremias lhe disse: O Senhor já não o chama Pasur, e sim Magor-Missabibe.
4 Pois assim diz o Senhor: “Farei de você um terror para si mesmo e para todos os seus amigos: você verá com os próprios olhos quando eles forem mortos à espada dos seus inimigos. Entregarei todo o povo de Judá nas mãos do rei da Babilônia, que os levará para a Babilônia e os matará à espada.
5 Eu entregarei nas mãos dos seus inimigos toda a riqueza desta cidade: toda a sua produção, todos os seus bens de valor e todos os tesouros dos reis de Judá. Levarão tudo como despojo para a Babilônia.
6 E você, Pasur, e todos os que vivem em sua casa irão para o exílio, para a Babilônia. Lá vocês morrerão e serão sepultados, você e todos os seus amigos a quem você tem profetizado mentiras”.
Jeremias 20.7 – 10: Jeremias sente abandono
7 Senhor, tu me enganaste, e eu fui enganado; foste mais forte do que eu e prevaleceste. Sou ridicularizado o dia inteiro; todos zombam de mim.
8 Sempre que falo é para gritar que há violência e destruição. Por isso a palavra do Senhor trouxe-me insulto e censura o tempo todo.
9 Mas, se eu digo: “Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome”, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!
10 Ouço muitos comentando: “Terror por todos os lados! Denunciem-no! Vamos denunciá-lo!” Todos os meus amigos estão esperando que eu tropece, e dizem: “Talvez ele se deixe enganar; então nós o venceremos e nos vingaremos dele”.
Jeremias 20.11 – 13: O Senhor está com Jeremias
11 Mas o Senhor está comigo, como um forte guerreiro! Portanto, aqueles que me perseguem tropeçarão e não prevalecerão. O seu fracasso lhes trará completa vergonha; a sua desonra jamais será esquecida.
12 Ó Senhor dos Exércitos, tu que examinas o justo e vês o coração e a mente, deixa-me ver a tua vingança sobre eles, pois a ti expus a minha causa.
13 Cantem ao Senhor! Louvem o Senhor! Porque ele salva o pobre das mãos dos ímpios.
Jeremias 20.14 – 18: Jeremias lamenta ter nascido
14 Maldito seja o dia em que eu nasci! Jamais seja abençoado o dia em que minha mãe me deu à luz!
15 Maldito seja o homem que levou a notícia a meu pai, e o deixou muito alegre, quando disse: “Você é pai de um menino!”
16 Seja aquele homem como as cidades que o Senhor destruiu sem piedade. Que ele ouça gritos de socorro pela manhã, e gritos de guerra ao meio-dia;
17 mas Deus não me matou no ventre materno nem fez da minha mãe o meu túmulo, e tampouco a deixou permanentemente grávida.
18 Por que saí do ventre materno? Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção?
É forte Brasil Deus é fiel
Muito bom esses estudo!
Quero receber estudos da Bíblia sagrada
Quem confia no puder misericordioso de deus já mais será um perdedor senhor tem piedade de nos
Não estou encontrando Jeremias 21.
Um maravilhoso estudo.
Resolvido Elisabeth!
Obrigado por avisar.
Deus a abençoe!
Poderia ter mais explicação sobre cada versículos detalhando.
Estou gostando muito dos estudos!