O profeta Jeremias é com certeza um dos maiores profetas do Antigo Testamento. Ele é um exemplo de homem de Deus. Sua submissão ao chamado e sua devoção a Palavra de Deus, são definitivamente um marco do seu ministério.

Jeremias foi chamado muito jovem, como membro de uma família sacerdotal, ele era um dos candidatos a servir no Templo. Contudo, o Senhor Deus tinha um outro plano para sua vida.

Conhecido como “profeta chorão”, durante seu ministério ele derramou muitas lágrimas, em favor do seu povo.

As profecias de Jeremias anunciaram a invasão da Babilônia e a ruína de Judá e Jerusalém. Jeremias prevê a destruição do Templo e o cativeiro de 70 anos na Babilônia.

A dureza do coração do povo, os levou a diversas vezes intentar contra a vida do profeta. Embora espancado e preso diversas vezes, Jeremias não cedia a tentação de anunciar algo que Deus não lhe tivesse dito.

Seu ministério durou cerca de trinta anos. E ele pôde testemunhar o cumprimento da maior parte daquilo que profetizou, inclusive a destruição de Jerusalém, em 586 a.C.

Jeremias deve ser, com certeza uma inspiração para todos aqueles que almejam o ministério. Seu comprometimento com a vontade e a Palavra de Deus são uma inspiração. Por isso, devemos tê-lo como referência.

Livro de Jeremias: Capítulos

Capítulo 1: Chamado e Vocação do Profeta

Capítulo 2: A Idolatria de Judá

Capítulo 3: Idolatria é Prostituição

Capítulo 4: A Dor do Profeta

Capítulo 5: Coração Obstinado

Capítulo 6: Obstáculos à Frente

Capítulo 7: Correção de Conduta

Capítulo 8: Ninguém Se Arrepende

Capítulo 9: Dominados Pela Mentira

Capítulo 10: Ninguém é Como Deus

Capítulo 11: Os Termos da Aliança

Capítulo 12: Por Que o Ímpio Prospera?

Capítulo 13: O Cinto Podre e o Orgulho de Judá

Capítulo 14: Os Falsos Profetas

Capítulo 15: Deus Fortalece o Profeta

Capítulo 16: Criadores de Deuses

Capítulo 17: Enganoso é o Coração

Capítulo 18: O Oleiro e o Vaso

Capítulo 19: O Vaso é Quebrado

Capítulo 20: Deus Está Com o Profeta

Capítulo 21: “Estou Contra Você!”

Capítulo 22: Administrem a Justiça e o Direito

Capítulo 23: Contra os Falsos Profetas

Capítulo 24: A Visão dos Figos

Capítulo 25: A Duração do Cativeiro

Capítulo 26: O Profeta é Preso

Capítulo 27: O Domínio de Nabucodonosor

Capítulo 28: Hananias o Falso Profeta

Capítulo 29: Crescendo no Sofrimento

Capítulo 30: Curarei Suas Feridas

Capítulo 31: Esperança Para o Futuro

Capítulo 32: Preso Pela Palavra

Capítulo 33: Clama a Mim

Capítulo 34: “Vocês Não Me Obedeceram”

Capítulo 35: O Exemplo dos Recabitas

Capítulo 36: O Profeta e Baruque

Capítulo 37: O Castigo é Irremediável

Capítulo 38: Jogado na Cisterna

Capítulo 39: Nabucodonosor e o Profeta

Capítulo 40: O Que Achar Melhor

Capítulo 41: Ismael Assassina Gedalias

Capítulo 42: A Direção de Deus

Capítulo 43: O Egito Será Destruído

Capítulo 44: Castigo Contra Idolatria

Capítulo 45: Viver é Uma Recompensa

Capítulo 46: Não Fique Assustado

Capítulo 47: Ordem do Senhor

Capítulo 48: A Derrota de Moabe

Capítulo 49: Objeto de Terror

Capítulo 50: A Babilônia Será Arruinada

Capítulo 51: A Babilônia Afundará

Capítulo 52: A Queda de Jerusalém

6 COMENTÁRIOS

  1. Fui criada no evangelho, atualmente não tenho frequentado nem uma outra religião , até mesmo que só creio em Cristo Jesus como meu criador, estou passando por momentos bem difícil , e sempre procuro conforto na palavra , mais tenho me intrigado com um detalhe , todas as vezes que vou abrir a Bíblia para fazer uma reflexão abri no livro de Jeremias , preciso de ajuda vou enlouquecer pois não consigo entender nada ok Deus que me falar., Será que poderia me orientar por favor.

    • Olá !! O livro de Jeremias fala sobre a desobediência do povo !! Guando comessei a caminhada com Cristo ,toda vês que eu pedia uma msg também abria em Jeremias,, ate entender o que Deus queria me mostrar ,nossa vida hj não e muito diferente daquele época !! Como assim ?? Pois bem assim como Jerusalém foi chamada para fazer a obra de Deus,mas vivia pecando contra Deus, e era cartigada pelas suas mas obras, assim somos nós hj. O único motivo por gual estarmos na terra e para que possamos cuidar de vidas tanto no físico como no espiritual e se assim não fizermos então não estamos servindo a Deus, e não estamos cumprindo seus mandamentos, que e amar o teu próximo como a te mesmo e Deus sobre todas as coisas, e uma vês que não cumpri os mandamentos de Deus eu estou sendo desobediente,, e nós sabemos que obediência gera benção e desobediência gera maldição, ou sofrimento e guando comessando a sofrer pelas nossas ma escolhas e o processo chamado lei da semeadura!! Lei da semeadura era o que o povo de Israel passava por adora outros deuses e dentre outras coisas que eles fazia!! Trazendo para nossas vidas hj são nossos desejos !! Leia Tiago 4 e Gálatas 5 que vc vai entender melhor !! .. espero ter ajudado

  2. Parabéns Diego! Tenho lido seus estudos e tenho aprendido, gosto de falar de Deus com as pessoas com convicção ,dentro da palavra , por isso estou sempre buscando o que há de melhor para o entendimento divino. Deus o abençoe! Sou membro da SIB em Fragoso,Magé, RJ. Nossa igreja também é um canal de benção com estudos maravilhosos. Continue nesta missão linda que é falar do amor Deus. Abraço fraternal. Eliane

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here