Em Jó 10 vemos que o servo de Deus começa a mergulhar ainda mais no pântano da tristeza. Ele não vê sentido em que o Senhor o tenha criado para viver tamanha dor.
Nos sentimos assim em diversos momentos da vida. Quer sejamos inocentes ou não, quando as adversidades nos sobrevêm a maioria questiona a Deus POR QUÊ? “POR QUÊ SENHOR ESTOU VIVENDO ISSO?”
Sobre as aflições da vida, precisamos ter ciência de que por mais cruéis e devastadoras que elas sejam, fazem parte do conjunto da vida. O Senhor Jesus não negou a ocorrência delas, mas nos aconselhou a ter bom ânimo (João 16:33).
Claro que Jó não tinha este conhecimento, o que dificultava e muito sua vida, mas nós temos o conhecimento e o amparo infalível do Espírito Santo, além de uma nuvem enorme de homens e mulheres de Deus que nos encorajam com seu testemunho de vida.
Diante da angústia e da agonia, abra o seu coração diante do Senhor, não se importe com os julgamentos e peça ao Espírito Santo que lhe restaure, confessando que não tem forças para seguir sem Sua ajuda.
Tenha certeza de que a oração sincera e com fé, será ouvida.
Esboço de Jó 10:
10.1 – 7: Uma vida de desgosto
10.8 – 13: Serei destruído?
10.14 – 22: Vergonha e aflição
Jó 10.1 – 7: Uma vida de desgosto
1 Minha vida só me dá desgosto; por isso darei vazão à minha queixa e de alma amargurada me expressarei.
2 Direi a Deus: Não me condenes; revela-me que acusações tens contra mim.
3 Tens prazer em oprimir-me, em rejeitar a obra de tuas mãos, enquanto sorris para o plano dos ímpios?
4 Acaso tens olhos de carne? Enxergas como os mortais?
5 Teus dias são como os de qualquer mortal? Os anos de tua vida são como os do homem?
6 Pois investigas a minha iniquidade e vasculhas o meu pecado,
7 embora saibas que não sou culpado e que ninguém pode livrar-me das tuas mãos.
Jó 10.8 – 13: Serei destruído?
8 Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram. Irás agora voltar-te e destruir-me?
9 Lembra-te de que me moldaste como o barro; e agora me farás voltar ao pó?
10 Acaso não me despejaste como leite e não me coalhaste como queijo?
11 Não me vestiste de pele e carne e não me juntaste com ossos e tendões?
12 Deste-me vida e foste bondoso para comigo, e na tua providência cuidaste do meu espírito.
13 Mas algo escondeste em teu coração, e agora sei o que pensavas.
Jó 10.14 – 22: Vergonha e aflição
14 Se eu pecasse, estarias me observando e não deixarias sem punição a minha ofensa.
15 Se eu fosse culpado, ai de mim! Mesmo sendo inocente, não posso erguer a cabeça, pois estou dominado pela vergonha e mergulhado na minha aflição.
16 Se mantenho a cabeça erguida, ficas à minha espreita como um leão, e de novo manifestas contra mimo teu poder tremendo.
17 Trazes novas testemunhas contra mime contra mim aumentas a tua ira; teus exércitos atacam-me em batalhões sucessivos.
18 Então, por que me fizeste sair do ventre? Eu preferia ter morrido antes que alguém pudesse ver-me.
19 Se tão-somente eu jamais tivesse existido, ou fosse levado direto do ventre para a sepultura!
20 Já estariam no fim os meus poucos dias? Afasta-te de mim, para que eu tenha um instante de alegria,
21 antes que eu vá para o lugar do qual não há retorno, para a terra de sombra se densas trevas,
22 para a terra tenebrosa como a noite, terra de trevas e de caos, onde até mesmo a luz é escuridão.
Amo seus sermões deveria ter um aplicativo
Obrigado Luana!
Estamos trabalhando nisso!
Gostei. Amém.