Jó - Bíblia de Estudo Online

Em Jó 42 vemos uma das declarações mais belas da Bíblia. Jó reconhece a soberania de Deus, e em suas palavras declara o quanto errou ao falar sobre coisas que não entendia e sobre os diversos questionamentos que fez das decisões e motivos de Deus.

Por isso diz: “menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”. (v.6).

Além disso, ele reconhece que conhecia a Deus, apenas de ouvir falar dEle, mas agora o conhecimento que Ele tem do Senhor foi extraordinariamente ampliado.

A tribulação não havia passado, mas a percepção de Jó sobre quem Deus era e como Ele age, foram radicalmente transformadas.

A Indignação do Senhor Contra os Amigos de Jó

Após as palavras de arrependimento e louvor a Deus, o Senhor falou com Elifaz, o mais velho dos três amigos, dizendo que estava indignado contra eles porque não tinham falado sobre Ele da maneira correta, como havia feito Jó.

E ordenou que trouxessem animais e oferecessem sacrifícios, pois somente diante da intercessão de Jó, ele os perdoaria.

Que reviravolta!

Para seus amigos Jó era o maior pecador, agora eles, os justos, só seriam perdoados mediante a oração dEle.

De fato o Senhor conhece os corações e as motivações de seus servos, e para Ele, Jó era inocente de todas as acusações de seus amigos.

O Segundo Estado de Jó

Enquanto Jó estava orando benignamente por seus amigos, o Senhor mudou sua situação, deu fim a prova e lhe deu o dobro de tudo o que possuía antes da tribulação.

Além disso, as pessoas que o serviam e admiravam se achegaram a ele novamente. O Senhor lhe restituiu a família, e ele teve três filhas e sete filhos. Sendo as suas filhas as mais lindas do oriente.

Depois da prova, Jó viveu ainda cento e quarenta anos, viu sua descendência até a quarta geração e morreu em uma boa velhice, sendo seu último estado, muito melhor que o primeiro.

A fidelidade de Jó foi recompensada, o Senhor restitui toda sua dor.

Esta mesma promessa está de pé para todos os crentes. Quer seja nesta era ou na outra, o Senhor Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima e nos dará um último estado, muito superior ao primeiro.

Ali não haverá mais morte, nem choro, nem dor, nem clamor algum se ouvirá na cidade.

Esboço de Jó 42:

42.1 – 6: Humilhação e arrependimento de Jó

42.7 – 9: Deus justifica Jó

42.10 – 15: Restituição dobrada na vida de Jó

42.16,17: A morte de Jó 

 

Jó 42.1 – 6: Humilhação e arrependimento de Jó

1 Então Jó respondeu ao Senhor:

2 Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

3 Tu perguntaste: “Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento?” Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber.

4 Tu disseste: “Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá”.

5 Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

6 Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza.

Jó 42.7 – 9: Deus justifica Jó

7 Depois que o Senhor disse essas pala­vras a Jó, disse também a Elifaz, de Temã: Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.

8 Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não lhes farei o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.

9 Então Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, fizeram o que o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a oração de Jó.

Jó 42.10 – 15: Restituição dobrada na vida de Jó

10 Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.

11 Todos os seus irmãos e irmãs, e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro.

12 O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos.

13 Também teve ainda sete filhos e três filhas.

14 À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda o de Quézia e à terceira o de Quéren-Hapuque.

15 Em parte alguma daquela terra havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança junto com os seus irmãos.

Jó 42.16,17: A morte de Jó

16 Depois disso Jó viveu cento e quarenta anos; viu seus filhos e os descendentes deles até a quarta geração.

17 E então morreu, em idade muito avançada.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here