Em Jó 42 vemos uma das declarações mais belas da Bíblia. Jó reconhece a soberania de Deus, e em suas palavras declara o quanto errou ao falar sobre coisas que não entendia e sobre os diversos questionamentos que fez das decisões e motivos de Deus.
Por isso diz: “menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”. (v.6).
Além disso, ele reconhece que conhecia a Deus, apenas de ouvir falar dEle, mas agora o conhecimento que Ele tem do Senhor foi extraordinariamente ampliado.
A tribulação não havia passado, mas a percepção de Jó sobre quem Deus era e como Ele age, foram radicalmente transformadas.
A Indignação do Senhor Contra os Amigos de Jó
Após as palavras de arrependimento e louvor a Deus, o Senhor falou com Elifaz, o mais velho dos três amigos, dizendo que estava indignado contra eles porque não tinham falado sobre Ele da maneira correta, como havia feito Jó.
E ordenou que trouxessem animais e oferecessem sacrifícios, pois somente diante da intercessão de Jó, ele os perdoaria.
Que reviravolta!
Para seus amigos Jó era o maior pecador, agora eles, os justos, só seriam perdoados mediante a oração dEle.
De fato o Senhor conhece os corações e as motivações de seus servos, e para Ele, Jó era inocente de todas as acusações de seus amigos.
O Segundo Estado de Jó
Enquanto Jó estava orando benignamente por seus amigos, o Senhor mudou sua situação, deu fim a prova e lhe deu o dobro de tudo o que possuía antes da tribulação.
Além disso, as pessoas que o serviam e admiravam se achegaram a ele novamente. O Senhor lhe restituiu a família, e ele teve três filhas e sete filhos. Sendo as suas filhas as mais lindas do oriente.
Depois da prova, Jó viveu ainda cento e quarenta anos, viu sua descendência até a quarta geração e morreu em uma boa velhice, sendo seu último estado, muito melhor que o primeiro.
A fidelidade de Jó foi recompensada, o Senhor restitui toda sua dor.
Esta mesma promessa está de pé para todos os crentes. Quer seja nesta era ou na outra, o Senhor Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima e nos dará um último estado, muito superior ao primeiro.
Ali não haverá mais morte, nem choro, nem dor, nem clamor algum se ouvirá na cidade.
Esboço de Jó 42:
42.1 – 6: Humilhação e arrependimento de Jó
42.7 – 9: Deus justifica Jó
42.10 – 15: Restituição dobrada na vida de Jó
42.16,17: A morte de Jó
Jó 42.1 – 6: Humilhação e arrependimento de Jó
1 Então Jó respondeu ao Senhor:
2 Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
3 Tu perguntaste: “Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento?” Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber.
4 Tu disseste: “Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá”.
5 Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.
6 Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza.
Jó 42.7 – 9: Deus justifica Jó
7 Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também a Elifaz, de Temã: Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.
8 Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não lhes farei o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.
9 Então Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, fizeram o que o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a oração de Jó.
Jó 42.10 – 15: Restituição dobrada na vida de Jó
10 Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.
11 Todos os seus irmãos e irmãs, e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro.
12 O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos.
13 Também teve ainda sete filhos e três filhas.
14 À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda o de Quézia e à terceira o de Quéren-Hapuque.
15 Em parte alguma daquela terra havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança junto com os seus irmãos.
Jó 42.16,17: A morte de Jó
16 Depois disso Jó viveu cento e quarenta anos; viu seus filhos e os descendentes deles até a quarta geração.
17 E então morreu, em idade muito avançada.
que palavra maravilhosa
Muito bom esse estudo, ainda noto mais QUE enquanto oramos para as pessoas Deus vai cuidando mais ainda de nós, restaura nossa vida. ALELUIA, amo o ensino de vocês.
Gostei,desse estudo,a respeito de Jó
MARAVILHOSO DEUS ABENCOE!!!!!