Em João 17, após inúmeras instruções, Jesus ora com seus discípulos. Esta é conhecida como a oração sacerdotal. Aqui há muitas revelações profundas sobre os propósitos de Deus para Jesus, para os apóstolos e para todos os que creem em Cristo.
O Senhor começa a oração reconhecendo que Sua hora chegou e que cumpriu sua missão conforme o Pai havia determinado.
Em seguida, o Senhor ora por seus apóstolos, com o objetivo de que o Pai os guarde em Sua Palavra e os livre do Maligno.
Antes de encerrar, Jesus pede ao Pai que nos conduza à unidade, que sejamos como um só. O nosso Mestre sempre teve a “preocupação” de que não nos tornássemos egoístas individuais.
Isso é algo que precisamos decidir obedecer, pois a todo momento vamos encontrar muitos motivos para querer manter à distâncias as pessoas.
O desejo de Jesus é que sejamos como um só, em tudo, vivamos com família, irmãos.
Esboço de João 17:
17.1 – 5: A oração de Jesus por Si mesmo
17.6 – 18: A oração de Jesus pelos discípulos
17.19 – 23: A oração de Jesus pelos discípulos futuros
17.24 – 26: Fim da oração
“Minha oração não é apenas por eles”
Jesus é um exemplo de generosidade e amor, únicos. Perceba que ele está prestes a ser traído por Judas, condenado injustamente, torturado e por fim, morto, mas o seu senso de amor e propósito permanecem inabaláveis.
O Filho de Deus sabe exatamente a que veio e não vai permitir que nada tire seu foco, nem mesmo as dores mais agudas.
Particularmente me emociono ao ler João 17:19-23. Aqui fica muito claro que Jesus pensou em mim, e em você de maneira particular.
“Rogo também por aqueles que crerão em mim”, disse ele na mais profunda das súplicas.
Os umbrais eternos certamente estremeceram ao receber essa oração. Ela foi poderosa, marcante e única.
Podemos até repeti-la, mas é certo, não terá o mesmo efeito que a intercessão que saiu dos lábios do Filho de Deus aquele dia.
A não ser, que a façamos em Seu Nome.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
nossa como aprendo cada dia mais a palavra no tempo em que tiro pra aprender e tentar compreender o que deus quer pra nos sei que ele quer nossa obediencia e que sejamos fiel a palavra que ele nos deixou como exemplo so gratidao
Olá, graça e paz de Jesus!
Tenho lido João 17 e estou um pouco confusa a respeito da oração de Jesus pelos seus discípulos, já li a bíblia algumas vezes e dessa vez esse capítulo me chamou atenção como nunca, Jesus ora pelos discípulos pedindo a Deus que os guarde do mal e mesmo assim eles tiveram mortes terríveis. Isso não seria um mal?
Não sou de questionar a palavra de Deus, sei que tem muitos mistérios que não importa ser revelado agora, confio plenamente na palavra de Deus, mas confesso que isso tem me incomodado muito, pois oro muito pelo meu filho e tenho fé que Deus responde todas as minhas orações, então quando me deparei com esse capítulo fiquei em choque, o próprio Jesus orou e tudo isso aconteceu com seus discípulos, fico imaginando minha oração…
O mal ao qual Jesus se refere, é o Diabo e o pecado.
Em sua morte, por mais terrível que tenha sido, glorifica a Deus.
Jesus tem todo zelo pir nos antes de ser crucificafo ele nos entrega aos cuidado do pai pata que ele nos garde e nos livre do maligino por amor de noz
Glória a Deus
Tenho amado os estudos, motivo que tem me ajudado nas orações
olha esses estudo é muito bom para melhor compreeender a biblia sagrad