Em Jonas 2, vemos o clamor de Jonas de dentro do grande peixe que o havia engolido. Em sua descrição Jonas deixa bem claro que viu a morte de perto. Dali, ele clamou ao Senhor Deus!
Aprendemos que não importa onde estamos, mesmo em face da morte, se clamarmos ao Senhor ele nos ouve. Jonas colocou diante de Deus seu arrependimento sincero. A consequência disso, é que ele foi prontamente ouvido e recebeu um grande livramento.
Ainda dentro do peixe Jonas louva a Deus. Oferece cânticos de gratidão, que agradam a Deus e como está escrito: “E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme”.
Esboço de Jonas 2:
2.1 – 5: O clamor de Jonas
2.6 – 10: O peixe vomita Jonas
Jonas 2.1 – 5: O clamor de Jonas
1 Dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, o seu Deus.
2 E disse: Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor.
3 Jogaste-me nas profundezas, no coração dos mares; correntezas formavam um turbilhão ao meu redor; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.
4 Eu disse: Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu santo templo.
5 As águas agitadas me envolveram, o abismo me cercou, as algas marinhas se enrolaram em minha cabeça.
Jonas 2.6 – 10: O peixe vomita Jonas
6 Afundei até chegar aos fundamentos dos montes; à terra embaixo, cujas trancas me aprisionaram para sempre. Mas tu trouxeste a minha vida de volta da sepultura, ó Senhor meu Deus!
7 Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.
8 Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia.
9 Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor.
10 E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme.
lendo o livro de jonas o Senhor falou comigo grandemente, muitas vezes não queremos ouvi a voz de Deus, e isso nos causa muito prejuizo …