Em Jonas 3, aprendemos que não há caso perdido. Embora Nínive fosse ímpia e má, quando ouviu a Palavra de Deus por meio de Jonas, ela creu. Muitas vezes nós rotulamos as pessoas. Não acreditamos que “aquele” ou “aquela” pessoa possa ser convencida pelo Espírito Santo para arrependimento.
Isso cria um bloqueio e não compartilhamos com elas a boa Palavra de Deus. Jonas a princípio, fez o mesmo. Mas quando Deus o impeliu a pregar, e ele o fez, os ninivitas creram. Do menor ao maior, todos expressaram atitude de arrependimento.
Em consequência a isso, a nação foi perdoada e o juízo de destruição cancelado. Muitas famílias, pessoas, enfim poderiam ser poupados se nós, os que cremos compartilhássemos mais a mensagem de Jesus Cristo.
Vivemos em um mundo tão individualista e frio que acabamos nos esquecendo de ser afetuosos com o próximo. A mensagem que salvou sua vida pode salvar a de muitas pessoas, desde que você compartilhe.
Esboço de Jonas 3:
3.1 – 3: Jonas obedece ao Senhor
3.4 – 9: O arrependimento de Nínive
3.10: O juízo é cancelado
Jonas 3.1 – 3: Jonas obedece ao Senhor
1 A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem:
2 “Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu lhe darei”.
3 obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande, sendo necessários três dias para percorrê-la.
Jonas 3.4 – 9: O arrependimento de Nínive
4 entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”.
5 Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.
6 Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza.
7 Então fez uma proclamação em Nínive: Por decreto do rei e de seus nobres: Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas, provar coisa alguma; não comam nem bebam!
8 Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência.
9 Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos.
Jonas 3.10: O juízo é cancelado
10 Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.