Josué - Bíblia de Estudo Online

Antes da morte de Moisés, Josué foi designado seu sucessor (cf. Nm 27:15-23; Dt 3:21-22; 31:1-8). Josué havia sido ajudante de Moisés por vários anos (Êxodo 24:13; 33:11; Num. 11:28). Ele era da tribo de Efraim (Nm 13:8) e viveu 110 anos (Josué 24:29). Agora, ele estava recebendo a palavra profética para liderar o povo de Deus (Josué 1:1)

Josué pode ter sentido uma sensação de solidão e aguardado ansiosamente perto do rio Jordão para ouvir a voz de Deus. Ele não ficou desapontado. Quando os servos de Deus reservam tempo para ouvir, Ele sempre se comunica.

Na presente Idade, Ele geralmente fala através da Sua Palavra escrita. Mas no Antigo Testamento Ele falava em sonhos à noite, em visões de dia, através do sumo sacerdote e ocasionalmente em uma voz audível.

De qualquer maneira, Deus se comunicou com Josué, a mensagem veio claramente (Josué 1:2). Moisés o servo de Deus, estava morto. Mas o propósito do Senhor era bastante vivo, e Josué era agora é uma figura chave para cumprir o plano de Deus.

Suas instruções foram explícitas. Josué deveria assumir o comando imediato de todo o povo e conduzi-los através do rio Jordão para a terra que Deus estava prestes a dar a eles.

Ninguém pode questionar o direito de Deus de dar Canaã aos israelitas, pois Ele é dono de toda a terra. Como um salmista mais tarde afirmou: “A terra é do SENHOR, e tudo nela, o mundo e todos os que nele vivem” (Sl 24: 1). (1)

Esboço de Josué 1:

1.1 – 9: Josué é instruído e encorajado

1.10 – 15: O discurso de Josué aos rubenitas

1.16 – 18: A resposta dos rubenitas

 

Josué 1.1 – 9: Josué é instruído e encorajado

1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:

2 Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.

3 Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.

4 Seu território se esten­derá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Gran­de, no oeste.

5 Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

6 Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.

7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar.

8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.

9 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.

Josué 1.10 – 15: O discurso de Josué aos rubenitas

10 Assim Josué ordenou aos oficiais do povo:

11 “Percorram o acampamento e ordenem ao povo que prepare as provisões. Daqui a três dias vocês atravessarão o Jordão neste ponto, para entrar e tomar posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá”.

12 Mas às tribos de Rúben, de Gade e à metade da tribo de Manassés Josué disse:

13 Lembrem-se da ordem que Moisés, servo do Senhor, deu a vocês, quando o Senhor, o seu Deus, lhes prometeu descanso e dar-lhes esta terra:

14 “As suas mulheres, os seus filhos e os seus rebanhos poderão ficar na terra que Moisés lhes deu a leste do Jordão, mas todos os homens de guerra, preparados para lutar, atravessarão à frente dos seus irmãos israelitas”. Vocês os ajudarão

15 até que o Senhor conceda um lugar de descanso para eles, como deu a vocês, e até que eles também tenham tomado posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá. Depois disso vocês poderão voltar e ocupar a sua própria terra, que Moisés, servo do Senhor, lhes deu a leste do Jordão, na direção do nascer do sol.

Josué 1.16 – 18: A resposta dos rubenitas

16 Então eles responderam a Josué: Tudo o que você nos ordenar faremos, e aonde quer que nos enviar iremos.

17 Assim como obedecemos totalmente a Moisés, também obedeceremos a você. Somente que o Senhor, o seu Deus, seja com você, como foi com Moisés.

18 Todo aquele que se rebelar contra as suas instruções e não obedecer às suas ordens, seja o que for que você lhe ordenar, será morto. Somente seja forte e corajoso!

 

Referências:

Campbell, D. K. (1985). Joshua. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 327–328). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here