Josué - Bíblia de Estudo Online

Em Josué 1 vemos a continuidade da peregrinação dos israelitas sob a liderança de Josué, agora. Provavelmente ele estava pensando em como seria? O que aconteceria? Como Deus o trataria?

Bem, a resposta veio rápido!

O Senhor falou com ele e o animou a continuar, pois Moisés estava morto e não podia mais fazer nada, ele porém, deveria organizar o povo e se preparar para atravessar o rio Jordão.

Deus começa garantindo que onde os pés deles tocassem, lhes pertenceria, ou seja, uma grande promessa de prosperidade. Por mais extensa e desafiadora que fosse a terra, ela seria deles. Ninguém conseguiria impedi-los de toma-las.

Contudo, Josué precisaria se esforçar, ter bom ânimo, ser obediente à Lei e meditar em tudo o quanto está escrito, de dia e de noite, todos os dias. Ou seja, ele deveria ter o hábito de refletir sobre tudo o que foi dito através de Moisés.

Como consequência, o Senhor estaria com Ele e faria prosperar a obra de sua mãos.

Os princípios escondidos por trás de todas estas instruções, são válidos para todos nós, ainda hoje. Precisamos fazer da leitura e meditação, um hábito, bem como da oração e da confiança no Senhor.

Em uma clara demonstração de obediência e fé, Josué prontamente ordenou que todos se preparassem para a travessia do Jordão, eles finalmente entrariam na terra da promessa para conquista-la.

Esboço de Josué 1:

1.1 – 9: Josué é instruído e encorajado

1.10 – 15: O discurso de Josué aos rubenitas

1.16 – 18: A resposta dos rubenitas

 

Josué 1.1 – 9: Josué é instruído e encorajado

1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:

2 Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.

3 Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.

4 Seu território se esten­derá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Gran­de, no oeste.

5 Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

6 Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.

7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar.

8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.

9 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.

Josué 1.10 – 15: O discurso de Josué aos rubenitas

10 Assim Josué ordenou aos oficiais do povo:

11 “Percorram o acampamento e ordenem ao povo que prepare as provisões. Daqui a três dias vocês atravessarão o Jordão neste ponto, para entrar e tomar posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá”.

12 Mas às tribos de Rúben, de Gade e à metade da tribo de Manassés Josué disse:

13 Lembrem-se da ordem que Moisés, servo do Senhor, deu a vocês, quando o Senhor, o seu Deus, lhes prometeu descanso e dar-lhes esta terra:

14 “As suas mulheres, os seus filhos e os seus rebanhos poderão ficar na terra que Moisés lhes deu a leste do Jordão, mas todos os homens de guerra, preparados para lutar, atravessarão à frente dos seus irmãos israelitas”. Vocês os ajudarão

15 até que o Senhor conceda um lugar de descanso para eles, como deu a vocês, e até que eles também tenham tomado posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá. Depois disso vocês poderão voltar e ocupar a sua própria terra, que Moisés, servo do Senhor, lhes deu a leste do Jordão, na direção do nascer do sol.

Josué 1.16 – 18: A resposta dos rubenitas

16 Então eles responderam a Josué: Tudo o que você nos ordenar faremos, e aonde quer que nos enviar iremos.

17 Assim como obedecemos totalmente a Moisés, também obedeceremos a você. Somente que o Senhor, o seu Deus, seja com você, como foi com Moisés.

18 Todo aquele que se rebelar contra as suas instruções e não obedecer às suas ordens, seja o que for que você lhe ordenar, será morto. Somente seja forte e corajoso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here