Josué - Bíblia de Estudo Online

Em Josué 12 vemos que as tribos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés receberam a sua herança. Mesmo estando aquém do desejo de Deus para eles, mesmo não sendo o projeto “full” de Deus, mas eles receberam.

Com isso eu vejo a bondade de Deus se manifestar mesmo nas nossas escolhas erradas. A manifestação da Sua misericórdia está lá, por perto. A intenção do Senhor é sempre nos atrair para mais perto de tudo o que Ele preparou, mas mesmo não conseguindo, podemos ver os seus gestos de amor.

Na parte final do capítulo, lemos no versículo 8 que Josué conquistou todos os tipos de terras nas: montanhas, planícies, campinas, descidas de águas, deserto, e a terra dos gigantes.

Isso nos diz que na vida, lutaremos nos mais diferentes ambientes, com os mais diversos tipos de inimigos. Mas quer no deserto ou quer nas montanhas, o desejo de Deus é nos dar vitória.

Josué soube confiar no Senhor em todas as ocasiões e em todas elas foi sensível a voz de Deus para seguir suas instruções, estratégias e comando.

Precisamos desenvolver essa percepção da grandeza de Deus, e nos humilhar diante de Sua direção. Não sejamos incrédulos que confiam em suas próprias percepções, mas vamos nos deixar guiar pelo Espírito Santo, pois com certeza, assim como Josué, conquistaremos grandes coisas nos ambientes mais diversos da vida.

Esboço de Josué 12:

12.1 – 6: As conquistas de Israel

12.7 – 24: Trinta e um reis 

 

Josué 12.1 – 6: As conquistas de Israel

1 São estes os reis que os israelitas derrotaram, e de cujo território se apossaram a leste do Jordão, desde o ribeiro do Arnom até o monte Hermom, inclusive todo o lado leste da Arabá:

2 Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom. Governou desde Aroer, na borda do ribeiro do Arnom, desde o meio do ribeiro, até o rio Jaboque, que é a fronteira dos amonitas. Esse território incluía a metade de Gileade.

3 Também governou a Arabá oriental, desde o mar de Quinerete até o mar da Arabá, o mar Salgado, até Bete-Jesimote, e mais ao sul, ao pé das encostas do Pisga.

4 Tomaram o território de Ogue, rei de Basã, um dos últimos refains, que reinou em Asterote e Edrei.

5 Ele governou o monte Hermom, Salcá, toda a Basã, até a fronteira do povo de Gesur e de Maaca, e metade de Gileade, até a fronteira de Seom, rei de Hesbom.

6 Moisés, servo do Senhor, e os israelitas os derrotaram. E Moisés, servo do ­Senhor, deu a terra deles como propriedade às tribos de Rúben, de Gade e à metade da tribo de Manassés.

Josué 12.7 – 24: Trinta e um reis

7 São estes os reis que Josué e os israelitas derrotaram no lado ocidental do Jordão, desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até o monte Halaque, que se ergue na direção de Seir. Josué deu a terra deles por herança às tribos de Israel, repartindo-a entre elas —

8 a serra central, a Sefelá, a Arabá, as encostas das montanhas, o deserto e o Neguebe — as terras dos hititas, dos amorreus, dos cananeus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus:

9 o rei de Jericó, o rei de Ai, próxima a Betel,

10 o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom,

11 o rei de Jarmute, o rei de Laquis,

12 o rei de Eglom, o rei de Gezer,

13 o rei de Debir, o rei de Geder,

14 o rei de Hormá, o rei de Arade,

15 o rei de Libna, o rei de Adulão,

16 o rei de Maquedá, o rei de Betel,

17 o rei de Tapua, o rei de Héfer,

18 o rei de Afeque, o rei de Lasarom,

19 o rei de Madom, o rei de Hazor,

20 o rei de Sinrom-Merom, o rei de Acsafe,

21 o rei de Taanaque, o rei de Megido,

22 o rei de Quedes, o rei de Jocneão do Carmelo,

23 o rei de Dor em Nafote-Dor, o rei de Goim de Gilgal,

24 e o rei de Tirza. Trinta e um reis ao todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here