Josué - Bíblia de Estudo Online

Primeiro foram registradas as vitórias sob Moisés no lado leste do Jordão. Estas foram vitórias importantes sobre Siom e Ogue (Josué 12:1–6). Siom tinha governado sobre um trecho de terra cerca de 90 milhas ao sul para o norte a partir do Garganta do Arnom, no ponto médio do Mar da Arábia (também chamado Mar Salgado e Mar Morto) até o Mar de Quinerete (cf. comentários sobre 11:2).

Ogue governou sobre um trecho de terra que se estende para o norte da fronteira de Siom por cerca de 100 quilômetros (ver Nm 21:21-35; Dt 2:24-3,17). Este território foi designado para as tribos de Rúben e Gade e a meia tribo de Manassés (Números 32; ver Josué 13:8–13).  (1)

Esboço de Josué 12:

12.1 – 6: As conquistas de Israel

12.7 – 24: Trinta e um reis 

 

Josué 12.1 – 6: As conquistas de Israel

1 São estes os reis que os israelitas derrotaram, e de cujo território se apossaram a leste do Jordão, desde o ribeiro do Arnom até o monte Hermom, inclusive todo o lado leste da Arabá:

2 Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom. Governou desde Aroer, na borda do ribeiro do Arnom, desde o meio do ribeiro, até o rio Jaboque, que é a fronteira dos amonitas. Esse território incluía a metade de Gileade.

3 Também governou a Arabá oriental, desde o mar de Quinerete até o mar da Arabá, o mar Salgado, até Bete-Jesimote, e mais ao sul, ao pé das encostas do Pisga.

4 Tomaram o território de Ogue, rei de Basã, um dos últimos refains, que reinou em Asterote e Edrei.

5 Ele governou o monte Hermom, Salcá, toda a Basã, até a fronteira do povo de Gesur e de Maaca, e metade de Gileade, até a fronteira de Seom, rei de Hesbom.

6 Moisés, servo do Senhor, e os israelitas os derrotaram. E Moisés, servo do ­Senhor, deu a terra deles como propriedade às tribos de Rúben, de Gade e à metade da tribo de Manassés.

Josué 12.7 – 24: Trinta e um reis

7 São estes os reis que Josué e os israelitas derrotaram no lado ocidental do Jordão, desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até o monte Halaque, que se ergue na direção de Seir. Josué deu a terra deles por herança às tribos de Israel, repartindo-a entre elas —

8 a serra central, a Sefelá, a Arabá, as encostas das montanhas, o deserto e o Neguebe — as terras dos hititas, dos amorreus, dos cananeus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus:

9 o rei de Jericó, o rei de Ai, próxima a Betel,

10 o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom,

11 o rei de Jarmute, o rei de Laquis,

12 o rei de Eglom, o rei de Gezer,

13 o rei de Debir, o rei de Geder,

14 o rei de Hormá, o rei de Arade,

15 o rei de Libna, o rei de Adulão,

16 o rei de Maquedá, o rei de Betel,

17 o rei de Tapua, o rei de Héfer,

18 o rei de Afeque, o rei de Lasarom,

19 o rei de Madom, o rei de Hazor,

20 o rei de Sinrom-Merom, o rei de Acsafe,

21 o rei de Taanaque, o rei de Megido,

22 o rei de Quedes, o rei de Jocneão do Carmelo,

23 o rei de Dor em Nafote-Dor, o rei de Goim de Gilgal,

24 e o rei de Tirza. Trinta e um reis ao todo.

 

Referências:

Campbell, D. K. (1985). Joshua. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 354–355). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here