Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Josué 13 Estudo: A Repartição de Canãa

Em Josué 13, começa o relato da divisão da terra de Canaã entre as tribos de Israel por sorteio, uma narrativa não tão interessante e instrutiva quanto a da conquista dela, e, mesmo assim, pensou-se que era apropriado inseri-la na história sagrada.

Isso, para ilustrar o cumprimento da promessa feita aos pais, de que essa terra deveria ser dada à semente de Jacó, a eles e a mais ninguém.

A preservação dessa divisão seria muito útil à nação judaica, que era obrigada pela lei a manter essa primeira distribuição, e não transferir heranças de tribo para tribo (Números 36.9).

Ela igualmente é útil para nós porque ajuda na explicação de outros textos das Escrituras. Os estudiosos estão cientes da importância que a descrição geográfica tem para a história de um país.

E, portanto, não passaremos por cima desses capítulos de nomes difíceis como se fossem inúteis ou sem importância. Onde Deus tem uma boca para falar e uma mão para escrever, nós deveríamos encontrar um ouvido para ouvir e um olho para ler.

Deus nos dá um coração para tirarmos proveito disso!

Nesse capítulo Deus informa a Josué quais partes da terra seriam concedidas a Israel, ainda que permanecessem inconquistadas, e não fizessem parte da possessão deles (v.v. 1-6).

Apesar disso, Ele manda Josué fazer a distribuição das terras já conquistadas (v. 7). Para completar seu relato, temos aqui uma repetição da distribuição que Moisés tinha feito da terra do outro lado do Jordão.

Em geral (v.v. 8-14), e em particular, o sorteio para Rúben (v.v. 15-23), para Gade (v.v. 24-28) e para a meia tribo de Manassés (v.v. 29-33). (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

Esboço de Josué 13:

Josué 13.1 – 6: A repartição de Canãa

Josué 13.7 – 33: A parte de cada tribo 

 

Josué 13.1 – 6: A repartição de Canãa

1 Sendo Josué já velho, de idade bastante avançada, o Senhor lhe disse: Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada.

2 Esta é a terra que resta: todas as regiões dos filisteus e dos gesuritas;

3 desde o rio Sior, próximo ao Egito, até o território de Ecrom, ao norte, todo esse território considerado cananeu. Abrange a região dos aveus, isto é, dos cinco chefes filisteus, governantes de Gaza, de Asdode, de Ascalom, de Gate e de Ecrom.

4 Resta ainda, desde o sul, toda a terra dos cananeus, desde Ara dos sidônios até Afeque, a região dos amorreus,

5 a dos gibleus e todo o Líbano, para o leste, desde Baal-Gade, ao pé do monte Hermom, até Lebo-Hamate.

6 Todos os habitantes das montanhas, desde o Líbano até Misrefote-Maim, isto é, todos os sidônios; eu mesmo os expulsarei da presença dos israelitas. Você, porém, distribuirá essa terra a Israel por herança, como lhe ordenei,

Josué 13.7 – 33: A parte de cada tribo

7 repartindo-a agora entre as nove tribos e a metade da tribo de Manassés.

8 Com a outra metade da tribo de Manassés, as tribos de Rúben e de Gade já haviam recebido a herança a leste do Jordão, conforme Moisés, servo do Senhor, lhes tinha designado.

9 Esse território se estendia de Aroer, na margem do ribeiro do Arnom, e da cidade situada no meio do vale desse ribeiro, incluindo todo o planalto de Medeba, até Dibom,

10 e todas as cidades de Seom, rei dos amorreus, que governava em Hesbom, e prosseguia até a fronteira dos amonitas.

11 Também incluía Gileade, o território dos gesuritas e maacatitas, toda a região do monte Hermom e toda a Basã, até Salcá,

12 isto é, todo o reino de Ogue, em Basã, que tinha reinado em Asterote e Edrei, um dos últimos refains sobreviventes. Moisés os tinha derrotado e tomado as suas terras.

13 Mas os israelitas não expulsaram os gesuritas e maacatitas, de modo que até hoje continuam a viver no meio deles.

14 Mas à tribo de Levi não deu herança alguma, visto que as ofertas preparadas no fogo ao Senhor, o Deus de Israel, são a herança deles, como já lhes dissera.

15 À tribo de Rúben, clã por clã, Moisés dera o seguinte território:

16 Desde Aroer, na margem do ribeiro do Arnom, e desde a cidade situada no meio do vale desse ribeiro, e todo o planalto depois de Medeba,

17 até Hesbom e todas as suas cidades no planalto, inclusive Dibom, Bamote-Baal, Bete-Baal-Meom,

18 Jaza, Quedemote, Mefaate,

19 Quiriataim, Sibma, Zerete-Saar, na encosta do vale,

20 Bete-Peor, as encostas do Pisga, e Bete-Jesimote:

21 todas as cidades do planalto e todo o domínio de Seom, rei dos amorreus, que governava em Hesbom. Moisés o tinha derrotado, bem como aos líderes midianitas Evi, Requém, Zur, Hur e Reba, aliados de Seom, que viviam naquela terra.

22 Além dos que foram mortos na guerra, os israelitas mataram à espada Balaão, filho de Beor, que praticava adivinhação.

23 A fronteira da tribo de Rúben era a margem do Jordão. Essas cidades e os seus povoados foram a herança de Rúben, clã por clã.

24 À tribo de Gade, clã por clã, Moisés dera o seguinte território:

25 O território de Jazar, todas as cidades de Gileade e metade do território amonita até Aroer, perto de Rabá.

26 Estendia-se desde Hesbom até Ramate-Mispá e Betonim, e desde Maanaim até o território de Debir.

27 No vale do Jordão incluía Bete-Arã, Bete-Ninra, Sucote e Zafom; o restante do domínio de Seom, rei de Hesbom. Abrangia a margem leste do Jordão até o mar de Quinerete.

28 Essa região com suas cidades e povoados foram a herança de Gade, clã por clã.

29 À metade da tribo de Manassés, isto é, à metade dos descendentes de Manassés, clã por clã, Moisés dera o seguinte território:

30 O seu território se estendia desde Maanaim e incluía toda a região de Basã, todo o domínio de Ogue, rei de Basã: todos os povoados de Jair em Basã, sessenta cidades;

31 metade de Gileade, e Asterote e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã. Esse foi o território destinado à metade dos descendentes de Maquir, filho de Manassés, clã por clã.

32 Essa foi a herança que Moisés lhes deu quando estava na planície de Moabe, do outro lado do Jordão, a leste de Jericó.

33 Mas à tribo de Levi Moisés não deu herança alguma; o Senhor, o Deus de Israel, é a herança deles, como já lhes dissera.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. antonio marculino ribeiro disse:

    gostei muito de seus estudos, e vou divulga-los para os meus amigos e irmãos.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.