Josué - Bíblia de Estudo Online

Localizada imediatamente ao norte do território a ser designado a Dã e Benjamim, a porção de Efraim se estendia do Jordão ao Mediterrâneo e incluía os locais de algumas das batalhas de Josué, bem como Siló, onde o tabernáculo permaneceria por cerca de 300 anos (Josué 16:4–10).

Para incentivar a unidade, algumas das cidades de Efraim estavam localizadas no território de Manassés (v. 9).

Mas os homens de Efraim, como os de Judá, não expulsaram completamente os cananeus de sua região. Motivados por uma atitude materialista, eles escolheram colocar os cananeus em Gezer sob o tributo para obter riqueza adicional.

Isso provou ser um erro fatal nos séculos posteriores, no tempo dos Juízes, o arranjo foi revertido quando os cananeus se levantaram e escravizaram os israelitas.

Além da lição histórica, há um princípio espiritual aqui. É muito fácil para um crente tolerar e desculpar algum pecado de estimação apenas para acordar algum dia para a triste percepção de que ele se elevou para possuí-lo e levá-lo à derrota. Vale a pena lidar com o pecado de forma decisiva e dura. (1)

Esboço de Josué 16:

16.1 – 4: A sorte de José

16.5 – 10: A herança dos filhos de José 

 

Josué 16.1 – 4: A sorte de José

1 As terras distribuídas aos descendentes de José iam desde o Jordão, perto de Jericó, a leste das águas de Jericó, e daí subiam pelo deserto até a serra que vai de Jericó a Betel.

2 De Betel, que é Luz, iam para o território dos arquitas, em Atarote,

3 desciam para o oeste, até o território dos jafletitas, chegando à região de Bete-Horom Baixa, e prosseguiam até Gezer, terminando no mar.

4 Assim os descendentes de Manassés e Efraim, filhos de José, receberam a sua herança.

Josué 16.5 – 10: A herança dos filhos de José

5 Este era o território de Efraim, clã por clã: A fronteira da sua herança ia de Atarote-Adar, a leste, até Bete-Horom Alta,

6 e prosseguia até o mar. De Micmetá, ao norte, fazia uma curva para o leste, até Taanate-Siló, e, passando por ela, ia até Janoa, a leste.

7 Depois descia de Janoa para Atarote e Naarate, encostava em Jericó e terminava no Jordão.

8 De Tapua a fronteira seguia rumo oeste até o ribeiro de Caná e terminava no mar. Essa foi a herança da tribo dos efraimitas, clã por clã,

9 que incluía todas as cidades com os seus povoados, separadas para os efraimitas na herança dos manassitas.

10 Os cananeus de Gezer não foram expulsos, e até hoje vivem no meio do povo de Efra­im, mas são sujeitos a trabalhos forçados.

 

Referências:

Campbell, D. K. (1985). Joshua. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 360). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here