Josué - Bíblia de Estudo Online

Em Josué 16 vemos que as promessas de Deus feitas aos filhos de José em Gênesis 48. Efraim e Manassés receberam sua porção na terra prometida e abrem um novo tempo de Deus em suas vidas.

Muitas vezes o Senhor Deus fala conosco e suas palavras parecem distantes, sombrias, impossíveis.

O fator tempo é algo que nos afeta muito, e na maioria das vezes a espera parece ser negativa, quando na verdade deveria ser encarada como tempo de preparação.

Pela fé, podemos enxergar as promessas de Deus e usar o cumprimento delas como combustível para os dias maus.

Hoje, graças a Deus vivo apenas para trabalhar para o Senhor. Mas durante quase duas décadas eu vivi a expectativa da promessa em trabalhos que eu sabia, não refletiam o grande propósito de Deus para minha vida.

Quando estava severamente desanimado, eu procurava enxergar pela fé, dias como este, em que eu lhe escrevo contando o meu testemunho, lhe encorajando, enfim. A expectativa de viver a promessa, alimentava e fortalecia minha alma.

Eu lhe encorajo a perseverar e não desistir de crer e servir ao Senhor. Ele é bom e enquanto a promessa não se cumpre, ele quer treinar você.

Esboço de Josué 16:

16.1 – 4: A sorte de José

16.5 – 10: A herança dos filhos de José 

 

Josué 16.1 – 4: A sorte de José

1 As terras distribuídas aos descendentes de José iam desde o Jordão, perto de Jericó, a leste das águas de Jericó, e daí subiam pelo deserto até a serra que vai de Jericó a Betel.

2 De Betel, que é Luz, iam para o território dos arquitas, em Atarote,

3 desciam para o oeste, até o território dos jafletitas, chegando à região de Bete-Horom Baixa, e prosseguiam até Gezer, terminando no mar.

4 Assim os descendentes de Manassés e Efraim, filhos de José, receberam a sua herança.

Josué 16.5 – 10: A herança dos filhos de José

5 Este era o território de Efraim, clã por clã: A fronteira da sua herança ia de Atarote-Adar, a leste, até Bete-Horom Alta,

6 e prosseguia até o mar. De Micmetá, ao norte, fazia uma curva para o leste, até Taanate-Siló, e, passando por ela, ia até Janoa, a leste.

7 Depois descia de Janoa para Atarote e Naarate, encostava em Jericó e terminava no Jordão.

8 De Tapua a fronteira seguia rumo oeste até o ribeiro de Caná e terminava no mar. Essa foi a herança da tribo dos efraimitas, clã por clã,

9 que incluía todas as cidades com os seus povoados, separadas para os efraimitas na herança dos manassitas.

10 Os cananeus de Gezer não foram expulsos, e até hoje vivem no meio do povo de Efra­im, mas são sujeitos a trabalhos forçados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here