marca_final-01

Josué 17 Estudo: Para Ter Mais é Preciso Lutar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Em Josué 17 eu vejo uma das lições de vida mais importantes da Bíblia. Quando eu li este texto na adolescência e compreendi o seu significado, fui muito impactado por sua mensagem. Nele, eu percebi que é o desejo de Deus nos abençoar com grandes coisas e nos fazer ocupar lugares largos, mas também é preciso muito esforço.

A meia tribo de Manassés que atravessou o Jordão foi até Josué reivindicar uma porção de terra maior, porque a que ele havia dado era muito pequena e não acolhia confortavelmente a todas as famílias das tribos.

Josué, então, lhes disse que poderiam subir as montanhas e conquistá-las. Mas eles responderam que havia gigantes fortemente equipados para a batalha, além de muitas árvores.

A resposta de Josué é fenomenal: “Grande povo és e grande força tens”. Em seguida, ele mais ou menos diz: “as montanhas serão de vocês, se em vocês houver disposição para cortá-las”.

Muitos de nós acreditam que apenas alguns são agraciados por Deus com grandes coisas, quando na verdade, é o desejo dEle que todos os seus filhos sejam conquistadores.

Manassés tinha uma necessidade e Josué os liberou para batalhar e supri-la. A questão é que eles achavam difícil. Josué, então, condicionou satisfação deles à disposição de lutar por isso.

Somos bons em desejar coisas, mas não somos bons em batalhar por elas. Tenha certeza que é o desejo de Deus levar você a lugares alto, mas você precisa lutar.

Esboço de Josué 17:

17.1 – 6: A herança dos filhos de José

17.7 – 13: O território de Manassés e Efraim

17.14 – 18: Um povo numeroso

 

Josué 17.1 – 6: A herança dos filhos de José

1 Estas foram as terras distribuídas à tribo de Manassés, filho mais velho de José. Foram entregues a Maquir, filho mais velho de Manassés. Maquir, pai de Gileade, guerreiro valente, recebeu Gileade e Basã.

2 Tam­bém foram dadas terras para os clãs dos outros filhos de Manassés: Abie­zer, Heleque, Asriel, Siquém, Héfer e Semida. Esses são os filhos homens de Manassés, filho de José, de acordo com os seus clãs.

3 Zelofeade, porém, filho de Héfer, neto de Gileade, bisneto de Maquir, trineto de Manassés, não teve nenhum filho, somente filhas. Seus nomes eram Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza.

4 Elas foram ao sacerdote Eleazar, a Josué, filho de Num, e aos líderes, e disseram: “O Senhor ordenou a Moisés que nos desse uma herança entre os nossos parentes”. Josué deu-lhes então uma herança entre os irmãos de seu pai, de acordo com a ordem do Senhor.

5 A tribo de Manassés recebeu dez quinhões de terra, além de Gileade e Basã, que ficam a leste do Jordão,

6 pois tanto as descendentes de Manassés como os filhos dele receberam herança. A terra de Gileade ficou para os outros descendentes de Manassés.

Josué 17.7 – 13: O território de Manassés e Efraim

7 O território de Manassés estendia-se desde Aser até Micmetá, a leste de Siquém. A fronteira ia dali para o sul, chegando até o povo que vivia em En-Tapua.

8 As terras de Tapua eram de Manassés, mas a cidade de Tapua, na fronteira de Manassés, pertencia aos efraimitas.

9 Depois a fronteira descia até o ribeiro de Caná. Ao sul do ribeiro havia cidades pertencentes a Efraim que ficavam em meio às cidades de Manassés, mas a fronteira de Manassés ficava ao norte do ribeiro e terminava no mar.

10 Do lado sul a terra pertencia a Efraim; do lado norte, a Manassés. O território de Manassés chegava até o mar e alcançava Aser, ao norte, e Issacar, a leste.

11 Em Issacar e Aser, Manassés tinha também Bete-Seã, Ibleã e as populações de Dor, En-Dor, Taanaque e Megido, com os seus respectivos povoados. A terceira da lista, isto é, Dor, é Nafote.

12 Mas os manassitas não conseguiram expulsar os habitantes dessas cidades, pois os cananeus estavam decididos a viver naquela região.

13 Entretanto, quando os israelitas se fortaleceram, submeteram os cananeus a trabalhos forçados, mas não os expulsaram totalmente.

Josué 17.14 – 18: Um povo numeroso

14 Os descendentes de José disseram então a Josué: “Por que nos deste apenas um quinhão, uma só porção de herança? Somos um povo numeroso, e o Senhor nos tem abençoado ricamente”.

15 Respondeu Josué: “Se vocês são tão numerosos, e se os montes de Efraim têm pouco espaço para vocês, subam, entrem na floresta e limpem o terreno para vocês na terra dos ferezeus e dos refains”.

16 Os descendentes de José responderam: “Os montes não são suficientes para nós; além disso todos os cananeus que vivem na planície possuem carros de ferro, tanto os que vivem em Bete-Seã e seus povoados como os que vivem no vale de Jezreel”.

17 Josué, porém, disse à tribo de José, a Efraim e a Manassés: Vocês são numerosos e poderosos. Vocês não terão apenas um quinhão.

18 Os montes cobertos de floresta serão de vocês. Limpem o terreno, e será de vocês, até os seus limites mais distantes. Embora os cananeus possuam carros de ferro e sejam fortes, vocês poderão expulsá-los.

SONY DSC

Sobre o Autor

Instagram:@diegonascimento316

YouTube: Canal do Jesus e a Bíblia

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});