Josué - Bíblia de Estudo Online

Em Josué 23 vemos que o relato é de muitos anos depois que os israelitas conquistaram boa parte de Canaã e Josué está com idade avançada. Sentindo a necessidade, ele reúne o povo e faz um breve retrospecto de tudo quanto o Senhor tem feito a vida deles, até aquele dia.

Além disso, ele os aconselha a guardar a aliança e os mandamentos do Senhor, para que não aconteça que se tornem idolatras como as demais nações e acabem sendo destruídos como elas.

Por mais que a vitória de Deus esteja consolidada em nossa vida, não podemos baixar a guarda e descuidar de nossa alma. Precisamos estar atentos para permanecer seguindo ao Senhor, mesmo quando tudo ao nosso redor parece estar indo muito bem.

O Diabo é astuto e sabe quando atacar. Perceba que Davi cometeu o maior erro de sua vida quando baixou a guarda (2 Samuel 11).

Devemos manter a vigilância e o cuidado com a nossa alma, sempre alertas. Com o tempo, somos tentados muitas vezes a ceder a certos pecados, mas não devemos cometer este erro.

A consagração é indispensável para que permaneçamos na terra da promessa.

Esboço de Josué 23:

23.1 – 10: A incumbência de Josué a Israel

23.11 – 16: Dediquem-se a amar o Senhor 

 

Josué 23.1 – 10: A incumbência de Josué a Israel

1 Passado muito tempo, depois que o Senhor concedeu a Israel descanso de todos os inimigos ao redor, Josué, agora velho, de idade muito avançada,

2 convocou todo o Israel, com as autoridades, os líderes, os juízes e os oficiais, e lhes disse: Estou velho, com idade muito avançada.

3 Vocês mesmos viram tudo o que o Senhor, o seu Deus, fez com todas essas nações por amor a vocês; foi o Senhor, o seu Deus, que lutou por vocês.

4 Lembrem-se de que eu reparti por herança para as tribos de vocês toda a terra das nações, tanto as que ainda restam como as que conquistei entre o Jordão e o mar Grande, a oeste.

5 O Senhor, o seu Deus, as expulsará da presença de vocês. Ele as empurrará de diante de vocês, e vocês se apossarão da terra delas, como o Senhor lhes prometeu.

6 Façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda.

7 Não se associem com essas nações que restam no meio de vocês. Não invoquem os nomes dos seus deuses nem jurem por eles. Não lhes prestem culto nem se inclinem perante eles.

8 Mas apeguem-se somente ao Senhor, o seu Deus, como fizeram até hoje.

9 O Senhor expulsou de diante de vo­cês nações grandes e poderosas; até hoje nin­guém conseguiu resistir a vocês.

10 Um só de vocês faz fugir mil, pois o Senhor, o seu Deus, luta por vocês, conforme prometeu.

Josué 23.11 – 16: Dediquem-se a amar o Senhor

11 Por isso dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus.

12 Se, todavia, vocês se afastarem e se aliarem aos sobreviventes dessas nações que restam no meio de vocês, e se casarem com eles e se associarem com eles,

13 estejam certos de que o Senhor, o seu Deus, já não expulsará essas nações de diante de vocês. Ao contrário, elas se tornarão armadilhas e laços para vocês, chicote em suas costas e espinhos em seus olhos, até que vocês desapareçam desta boa terra que o Senhor, o seu Deus, deu a vocês.

14 Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas pro­messas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou.

15 Mas, assim como cada uma das boas promessas do Senhor, o seu Deus, se cumpriu, também o Senhor fará cumprir-se em vocês todo o mal com que os ameaçou, até eliminá-los desta boa terra que lhes deu.

16 Se violarem a aliança que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, e passarem a cultuar outros deuses e a inclinar-se diante deles, a ira do Senhor se acenderá contra vocês, e vocês logo desaparecerão da boa terra que ele lhes deu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here