Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Josué 23 Estudo: Dediquem-se a Amar o Senhor

Em Josué 23 e no próximo, temos dois sermões de despedida, que Josué pregou para o povo de Israel pouco antes da sua morte. Se ele tivesse a intenção de satisfazer a curiosidade das gerações futuras, teria descrito o método de assentamento de Israel após suas novas conquistas, sua agricultura, produção, comércio, costumes, justiça e os estatutos da jovem comunidade.

Teríamos prazer em ter essas informações. Mas sua intenção na escrita deste livro era transmitir à posteridade o sentido da fé e seu dever para com Deus.

Portanto, ele prefere omitir essas coisas, que são os assuntos costumeiros de uma história comum, e transmitir aos seus leitores os métodos que usou para persuadir Israel a continuar fiel ao concerto com seu Deus.

Sua esperança era de que esses métodos tivessem uma boa influência sobre as gerações futuras que leriam essas argumentações, como esperamos que teve sobre aquela geração que os ouviu.

Nesse capítulo, temos uma convenção dos líderes das tribos (v.v. 1,2), provavelmente para consultar acerca dos assuntos comuns do seu país e colocar em ordem aquilo que, depois de alguns anos de provações, ainda precisava ser resolvido.

O discurso de Josué na abertura, ou talvez no término das sessões, para comunicar qual era o motivo principal do encontro. Nele Josué os lembra daquilo que Deus tinha feito por eles (v.v. 3,4,9,14), e do Ele que estava disposto a fazer ainda (v.v. 5,10).

Ele os exorta a perseverar de forma cuidadosa e resoluta no seu dever para com Deus (v.v. 6,8,11). Ele os previne contra qualquer intimidade com seus vizinhos idólatras (v. 7).

Ele os adverte de maneira clara acerca das consequências fatais disso, caso se rebelassem contra Deus e se voltassem aos ídolos (v.v. 12,13,15,16). Em tudo isso, ele se mostrou zeloso pelo seu Deus e zeloso por Israel com um zelo santo. (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

Esboço de Josué 23:

Josué 23.1 – 10: A incumbência de Josué a Israel

Josué 23.11 – 16: Dediquem-se a amar o Senhor 

 

Josué 23.1 – 10: A incumbência de Josué a Israel

1 Passado muito tempo, depois que o Senhor concedeu a Israel descanso de todos os inimigos ao redor, Josué, agora velho, de idade muito avançada,

2 convocou todo o Israel, com as autoridades, os líderes, os juízes e os oficiais, e lhes disse: Estou velho, com idade muito avançada.

3 Vocês mesmos viram tudo o que o Senhor, o seu Deus, fez com todas essas nações por amor a vocês; foi o Senhor, o seu Deus, que lutou por vocês.

4 Lembrem-se de que eu reparti por herança para as tribos de vocês toda a terra das nações, tanto as que ainda restam como as que conquistei entre o Jordão e o mar Grande, a oeste.

5 O Senhor, o seu Deus, as expulsará da presença de vocês. Ele as empurrará de diante de vocês, e vocês se apossarão da terra delas, como o Senhor lhes prometeu.

6 Façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda.

7 Não se associem com essas nações que restam no meio de vocês. Não invoquem os nomes dos seus deuses nem jurem por eles. Não lhes prestem culto nem se inclinem perante eles.

8 Mas apeguem-se somente ao Senhor, o seu Deus, como fizeram até hoje.

9 O Senhor expulsou de diante de vo­cês nações grandes e poderosas; até hoje nin­guém conseguiu resistir a vocês.

10 Um só de vocês faz fugir mil, pois o Senhor, o seu Deus, luta por vocês, conforme prometeu.

Josué 23.11 – 16: Dediquem-se a amar o Senhor

11 Por isso dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus.

12 Se, todavia, vocês se afastarem e se aliarem aos sobreviventes dessas nações que restam no meio de vocês, e se casarem com eles e se associarem com eles,

13 estejam certos de que o Senhor, o seu Deus, já não expulsará essas nações de diante de vocês. Ao contrário, elas se tornarão armadilhas e laços para vocês, chicote em suas costas e espinhos em seus olhos, até que vocês desapareçam desta boa terra que o Senhor, o seu Deus, deu a vocês.

14 Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas pro­messas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou.

15 Mas, assim como cada uma das boas promessas do Senhor, o seu Deus, se cumpriu, também o Senhor fará cumprir-se em vocês todo o mal com que os ameaçou, até eliminá-los desta boa terra que lhes deu.

16 Se violarem a aliança que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, e passarem a cultuar outros deuses e a inclinar-se diante deles, a ira do Senhor se acenderá contra vocês, e vocês logo desaparecerão da boa terra que ele lhes deu.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});