Em Josué 3 vemos que mais uma vez Deus abre as águas para que o seu povo passe por elas a pé enxuto, mas desta vez foi no rio Jordão, no período da cheia.
O que vê aqui, de maneira bem prática, é a confirmação da liderança de Josué e o cuidado de Deus com o Seu povo, mesmo sem a presença de Moisés.
Embora numa escala menor, aquele milagre era muito importante para dar confiança aquela geração de continuar seguindo a direção do Senhor.
O desafio deles agora, era especialmente maior, pois, finalmente eles confrontariam nações e inimigos maiores e mais poderosos.
O que vamos ver daqui em diante, é o poder de Deus atuando na vida desses israelitas e fazendo grandes coisas neles e através deles.
Precisamos ter claro em nossa mente, que a dependência de Deus é o segredo para conquistar grandes coisas e viver uma vida extraordinária.
Se acharmos que sozinhos conseguiremos, vamos perder tempo e ser derrotados, mas se com o coração sincero formos submissos ao Senhor, Ele nos apontará caminhos cada vez mais incríveis.
Esboço de Josué 3:
3.1 – 6: Preparação para atravessar o Jordão
3.7 – 13: O Senhor fala com Josué
3.14 – 17: Os israelitas atravessam o Jordão
Josué 3.1 – 6: Preparação para atravessar o Jordão
1 De manhã bem cedo Josué e todos os israelitas partiram de Sitim e foram para o Jordão, onde acamparam antes de atravessar o rio.
2 Três dias depois, os oficiais percorreram o acampamento,
3 e deram esta ordem ao povo: Quando virem a arca da aliança do Senhor, o seu Deus, e os sacerdotes levitas carregando a arca, saiam das suas posições e sigam-na.
4 Mas mantenham a distância de cerca de novecentos metros entre vocês e a arca; não se aproximem! Desse modo saberão que caminho seguir, pois vocês nunca passaram por lá.
5 ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”.
6 E disse aos sacerdotes: “Levantem a arca da aliança e passem à frente do povo”. Eles a levantaram e foram na frente.
Josué 3.7 – 13: O Senhor fala com Josué
7 E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a exaltá-lo à vista de todo o Israel, para que saibam que estarei com você como estive com Moisés.
8 Portanto, você é quem dará a seguinte ordem aos sacerdotes que carregam a arca da aliança: Quando chegarem às margens das águas do Jordão, parem junto ao rio.
9 Então Josué disse aos israelitas: Venham ouvir as palavras do Senhor, o seu Deus.
10 Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.
11 Vejam, a arca da aliança do Soberano de toda a terra atravessará o Jordão à frente de vocês.
12 Agora, escolham doze israelitas, um de cada tribo.
13 Quando os sacerdotes que carregam a arca do Senhor, o Soberano de toda a terra, puserem os pés no Jordão, a correnteza será represada e as águas formarão uma muralha.
Josué 3.14 – 17: Os israelitas atravessam o Jordão
14 Quando, pois, o povo desmontou o acampamento para atravessar o Jordão, os sacerdotes que carregavam a arca da aliança foram adiante.
15 (O Jordão transborda em ambas as margens na época da colheita. ) Assim que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas,
16 a correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância, perto de uma cidade chamada Adã, nas proximidades de Zaretã; e as águas que desciam para o mar da Arabá, o mar Salgado, escoaram totalmente. E assim o povo atravessou o rio em frente de Jericó.
17 Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação o atravessou pisando em terra seca.