Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Josué 3 Estudo: A Travessia do Jordão

Josué 3, e o seguinte, nos trazem a história da passagem de Israel pelo Jordão e sua entrada em Canaã. Esta é uma história notável.

Bem mais tarde, eles ouvem que devem lembrar-se do que Deus fez por eles entre Sitim (de onde levantaram acampamento, v. 1) e Gilgal, onde montaram o próximo acampamento (capítulo 4.19; Miquéias 6.5), para que conheçam a justiça do Senhor.

Por ordem de Josué, eles marcharam até a beira do rio (v. 1), e então o poder imensurável de Deus os fez passar por ele.

Eles haviam passado pelo mar Vermelho de maneira inesperada na sua fuga de noite, mas dessa vez são instruídos antes acerca da sua passagem pelo Jordão, e as suas expectativas aumentaram.

O povo recebe a ordem de seguir a arca (v.v. 2-4). Eles recebem a ordem de santificar-se (v. 5). Os sacerdotes com a arca recebem a ordem de ir à frente (v. 6).

Josué é exaltado e feito comandante supremo (v.v. 7,8). Todos ouvem o que Deus está prestes a fazer a favor deles (v.v. 9-13). A coisa é feita, o Jordão é dividido e Israel passa em segurança por ele (v.v. 14-17).

Esse foi o agir do Senhor, e foi maravilhoso aos nossos olhos. (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

Esboço de Josué 3:

Josué 3.1 – 6: Preparação para atravessar o Jordão

Josué 3.7 – 13: O Senhor fala com Josué

Josué 3.14 – 17: Os israelitas atravessam o Jordão 

 

Josué 3.1 – 6: Preparação para atravessar o Jordão

1 De manhã bem cedo Josué e todos os israelitas partiram de Sitim e foram para o Jordão, onde acamparam antes de atravessar o rio.

2 Três dias depois, os oficiais percorreram o acampamento,

3 e deram esta ordem ao povo: Quando virem a arca da aliança do Senhor, o seu Deus, e os sacerdotes levitas carregando a arca, saiam das suas posições e sigam-na.

4 Mas mantenham a distância de cerca de novecentos metros entre vocês e a arca; não se aproximem! Desse modo saberão que caminho seguir, pois vocês nunca passaram por lá.

5 ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”.

6 E disse aos sacerdotes: “Levantem a arca da aliança e passem à frente do povo”. Eles a levantaram e foram na frente.

Josué 3.7 – 13: O Senhor fala com Josué

7 E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a exaltá-lo à vista de todo o Israel, para que saibam que estarei com você como estive com Moisés.

8 Portanto, você é quem dará a seguinte ordem aos sacerdotes que carregam a arca da aliança: Quando chegarem às margens das águas do Jordão, parem junto ao rio.

9 Então Josué disse aos israelitas: Venham ouvir as palavras do Senhor, o seu Deus.

10 Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.

11 Vejam, a arca da aliança do Soberano de toda a terra atravessará o Jordão à frente de vocês.

12 Agora, escolham doze israelitas, um de cada tribo.

13 Quando os sacerdotes que carregam a arca do Senhor, o Soberano de toda a terra, puserem os pés no Jordão, a correnteza será represada e as águas formarão uma muralha.

Josué 3.14 – 17: Os israelitas atravessam o Jordão

14 Quando, pois, o povo desmontou o acampamento para atravessar o Jordão, os sacerdotes que carregavam a arca da aliança foram adiante.

15 (O Jordão transborda em ambas as margens na época da colheita. ) Assim que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas,

16 a correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância, perto de uma cidade chamada Adã, nas proximidades de Zaretã; e as águas que desciam para o mar da Arabá, o mar Salgado, escoaram totalmente. E assim o povo atravessou o rio em frente de Jericó.

17 Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação o atravessou pisando em terra seca.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.