Josué - Bíblia de Estudo Online

Era importante que Israel nunca se esqueça desse grande milagre (Josué 4:1–3). Para que os israelitas se lembrassem de como Deus agiu em seu nome neste dia histórico, o SENHOR os mandou erguer um memorial de 12 pedras. Este memorial celebrou a travessia das multidões israelitas sobre o leito seco do rio Jordão.

O Senhor disse a Josué que dirigisse 12 homens, previamente escolhidos (cf. 3:12), para transportar 12 pedras do leito do rio até o local do acampamento da primeira noite.

Chamando os 12 representantes tribais juntos, Josué os instruiu (Josué 4:4–8). Eles deviam voltar para o meio do leito do rio e cada um deveria trazer de volta uma pedra. Essas pedras seriam um lembrete vívido (um memorial) da obra de libertação de Deus (v. 24) e um meio eficaz para os israelitas ensinarem seus jovens (vv. 6–7; cf. vv. 21–24).

A resposta dos 12 homens foi imediata e inquestionável. Eles poderiam muito bem ter medo de reentrar no Jordão. Afinal, quanto tempo ficaria seco? Quaisquer medos que eles possam ter tido foram postos de lado e eles sem hesitação obedeceram às instruções de Deus. (1)

Esboço de Josué 4:

4.1 – 9: As doze pedras

4.10 – 19: O Senhor exalta Josué

4.20 – 24: Memorial para gerações futuras

 

Josué 4.1 – 9: As doze pedras

1 Quando toda a nação terminou de atravessar o Jordão, o Senhor disse a Josué:

2 Escolha doze homens dentre o povo, um de cada tribo,

3 e mande que apanhem doze pedras do meio do Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados. Levem-nas com vocês para o local onde forem passar a noite.

4 convocou os doze homens que escolhera dentre os israelitas, um de cada tribo,

5 e lhes disse: Passem adiante da arca do Senhor, o seu Deus, até o meio do Jordão. Ponha cada um de vocês uma pedra nos ombros, conforme o número das tribos dos israelitas.

6 Elas servirão de sinal para vocês. No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: “Que significam essas pedras?”,

7 respondam que as águas do Jordão foram interrompidas diante da arca da aliança do Senhor. Quando a arca atravessou o Jordão, as águas foram interrompidas. Essas pedras serão um memorial perpétuo para o povo de Israel.

8 Os israelitas fizeram como Josué lhes havia ordenado. Apanharam doze pedras do meio do Jordão, conforme o número das tribos de Israel, como o Senhor tinha ordenado a Josué; e as levaram ao acampamento, onde as deixaram.

9 ergueu também doze pedras no meio do Jordão, no local onde os sacerdotes que carregavam a arca da aliança tinham ficado. E elas estão lá até hoje.

Josué 4.10 – 19: O Senhor exalta Josué

10 Os sacerdotes que carregavam a arca permaneceram em pé no meio do Jordão até que o povo fez tudo o que o Senhor ordenara a Josué, por meio de Moisés. E o povo atravessou apressadamente.

11 Quando todos tinham acabado de atravessar, a arca do Senhor e os sacerdotes passaram para o outro lado, diante do povo.

12 Os homens das tribos de Rúben, de Gade e da metade da tribo de Manassés atravessaram preparados para lutar, à frente dos israelitas, como Moisés os tinha orientado.

13 Cerca de quarenta mil homens preparados para a guerra passaram perante o Senhor, rumo à planície de Jericó.

14 Naquele dia o Senhor exaltou Josué à vista de todo o Israel; e eles o respeitaram enquanto viveu, como tinham respeitado Moisés.

15 Então o Senhor disse a Josué:

16 “Ordene aos sacerdotes que carregam a arca da aliança que saiam do Jordão”.

17 E Josué lhes ordenou que saíssem.

18 Quando os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor saíram do Jordão, mal tinham posto os pés em terra seca, as águas do Jordão voltaram ao seu lugar, e cobriram como antes as suas margens.

19 No décimo dia do primeiro mês o povo subiu do Jordão e acampou em Gilgal, na fronteira leste de Jericó.

Josué 4.20 – 24: Memorial para gerações futuras

20 E em Gilgal Josué ergueu as doze pedras tiradas do Jordão.

21 Disse ele aos israelitas: No futuro, quando os filhos perguntarem aos seus pais: “Que significam essas pedras?”,

22 expliquem a eles: Aqui Israel atravessou o Jordão em terra seca.

23 Pois o Senhor, o seu Deus, secou o Jordão perante vocês até que o tivessem atravessado. O Senhor, o seu Deus, fez com o Jordão como fizera com o mar Vermelho, quando o secou diante de nós até que o tivéssemos atravessado.

24 Ele assim fez para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor é poderosa e para que vocês sempre temam o Senhor, o seu Deus.

 

Referências:

Campbell, D. K. (1985). Joshua. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 336). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here