Em Josué 7, mais de uma vez encontramos que Israel, mesmo quando estava numa disposição muito favorável e diante de perspectivas extremamente esperançosas, foi atrapalhado pelo pecado, e experimentou uma interrupção nos procedimentos mais promissores.

O bezerro de ouro, a murmuração em Cades e a iniqüidade de Peor tinham excedido suas medidas e trazido grande perturbação para o povo. E nesse capítulo temos mais um exemplo da interrupção do progresso do seu exército por causa do pecado.

Mas, como foi apenas o pecado de uma pessoa ou família, que logo foi expiado, as consequências não foram tão danosas quanto as daqueles outros pecados. No entanto, isso serviu para deixar claro que as bênçãos de Deus dependem do bom comportamento deles.

Temos aqui o pecado de Acã por ocupar-se com a coisa amaldiçoada (v. 1). A derrota de Israel para Ai logo em seguida (v.v. 2-5). A humilhação e oração de Josué diante dessa triste calamidade (v.v. 6-9).

As orientações que Deus deu a ele para eliminar a culpa que o tinha afrontado (v.v. 10-15). A descoberta, julgamento, condenação e execução do criminoso, pelo que a ira de Deus foi aplacada (v.v. 16-26).

Por meio dessa história, fica evidente que, assim como as leis, também a própria Canaã “nenhuma coisa aperfeiçoou” (Hebreus 7.19). A perfeição tanto da santidade quanto da paz do Israel de Deus somente deve ser esperada na Canaã celestial. (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

Esboço de Josué 7:

Josué 7.1 – 5: O pecado de Acã

Josué 7.6 – 9: A humilhação de Josué

Josué 7.10 – 15: A instrução de Deus

Josué 7.16 – 26: Acã é o culpado

 

Josué 7.1 – 5: O pecado de Acã

1 Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel.

2 Sucedeu que Josué enviou homens de Jericó a Ai, que fica perto de Bete-Áven, a leste de Betel, e ordenou-lhes: “Subam e espionem a região”. Os homens subiram e espionaram Ai.

3 Quando voltaram a Josué, disseram: “Não é preciso que todos avancem contra Ai. Envie uns dois ou três mil homens para atacá-la. Não canse todo o exército, pois eles são poucos”.

4 Por isso cerca de três mil homens atacaram a cidade; mas os homens de Ai os puseram em fuga,

5 chegando a matar trinta e seis deles. Eles perseguiram os israelitas desde a porta da cidade até Sebarim, e os feriram na descida. Diante disso o povo desanimou-se completamente.

Josué 7.6 – 9: A humilhação de Josué

6 Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se com o rosto em terra, diante da arca do Senhor, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até a tarde.

7 Dis­se então Josué: Ah, Soberano Senhor, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar no outro lado do Jordão!

8 Que poderei dizer, Senhor, agora que Israel foi derrotado por seus inimigos?

9 Os cananeus e os demais habitantes desta terra saberão disso, nos cercarão e eliminarão o nosso nome da terra. Que farás, então, pelo teu grande nome?

Josué 7.10 – 15: A instrução de Deus

10 O Senhor disse a Josué: Levante-se! Por que você está aí prostrado?

11 Israel pecou. Violou a aliança que eu lhe ordenei. Apossou-se de coisas consagradas, roubou-as, escondeu-as e as colocou junto de seus bens.

12 Por isso os israelitas não conseguem resistir aos inimigos; fogem deles porque se tornaram merecedores da sua destruição. Não estarei mais com vocês, se não destruírem do meio de vocês o que foi consagrado à destruição.

13 Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem se para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem.

14 Apresentem-se de manhã, uma tribo de cada vez. A tribo que o Senhor escolher virá à frente, um clã de cada vez; o clã que o Senhor escolher virá à frente, uma família de cada vez; e a família que o Senhor escolher virá à frente, um homem de cada vez.

15 Aquele que for pego com as coisas consagradas será queimado no fogo com tudo o que lhe pertence. Violou a aliança do Senhor e cometeu loucura em Israel!

Josué 7.16 – 26: Acã é o culpado

16 Na manhã seguinte Josué mandou os israelitas virem à frente segundo as suas tribos, e a de Judá foi a escolhida.

17 Os clãs de Judá vieram à frente, e ele escolheu os zeraítas. Fez o clã dos zeraítas vir à frente, família por família, e o escolhido foi Zinri.

18 fez a família de Zinri vir à frente, homem por homem, e Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, foi o escolhido.

19 Então Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade. Conte-me o que você fez; não me esconda nada”.

20 Acã respondeu: É verdade que pequei contra o Senhor, o Deus de Israel. O que fiz foi o seguinte:

21 quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo.

22 enviou alguns homens que correram à tenda de Acã; lá estavam escondidas as coisas, com a prata por baixo.

23 Retiraram-nas da tenda e as levaram a Josué e a todos os israelitas, e as puseram perante o Senhor.

24 Então Josué, junto com todo o Israel, levou Acã, bisneto de Zerá, e a prata, a capa, a barra de ouro, seus filhos e filhas, seus bois, seus jumentos, suas ovelhas, sua tenda e tudo o que lhe pertencia, ao vale de Acor.

25 Disse Josué: “Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o Senhor lhe causará desgraça”. E todo o Israel o apedrejou, e depois apedrejou também os seus, e queimou tudo e todos eles no fogo.

26 Sobre Acã ergueram um grande monte de pedras, que existe até hoje. Então o Senhor se afastou do fogo da sua ira. Por isso foi dado àquele lugar o nome de vale de Acor, nome que permanece até hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here