Josué - Bíblia de Estudo Online

O livro de Josué marca a entrada do povo de Israel na terra prometida sob a liderança de Josué e as muitas vitórias que o Senhor Deus deu ao Seu povo, diante de desafios muito maiores do que eles naturalmente poderiam vencer.

Na primeira parte, do capítulo 1:1-5:12, vemos que após a morte de Moisés, Josué passou a ser o mediador entre Deus e o povo, recebendo dEle as instruções para conduzir os filhos de Israel.

É fascinante perceber como Deus trabalha com o novo, com pessoas novas, gerações novas, mas sempre mantendo Sua soberania e poder. O próprio Deus mostra a Josué que sua história com Moisés está encerrada e que do passado ele deve levar as boas lições e os exemplos, mas não pode permitir que os feitos de Moisés sejam uma sombra negativa sobre ele.

Encorajado e crente, Josué conduz o povo a travessia do Jordão e as águas se abrem diante deles, como um sinal contundente de que o próprio Deus estava com eles.

Na segunda parte, do capítulo 5:13-12:24, vemos que encorajados pela presença de Deus eles começam a atacar e conquistar os povos que habitam a terra.

Jericó a cidade mais fortificada e considerada intransponível pelos moradores de Canaã, sucumbiu diante do poder de Deus. Aqui ficamos sabendo pela boca de Raabe, que a fama do Deus dos israelitas e como Ele derrotou o Egito, se espalhou e todas as nações temem enfrentá-Lo.

Na parte final, do capítulo 13:1-24:33, vemos seguidas advertências de Josué para que o povo se mantenha crendo no Senhor e submisso aos seus mandamentos.

Aqui vemos as tribos recebendo suas heranças e se estabelecendo, cada uma, segundo a porção que lhe cabe.

O povo de Deus viu o cumprimento da promessa de Deus, sobre como entregaria Canaã, a terra que mana leite e mel, em suas mãos e que isso não foi fruto de suas habilidades ou força, mas pelo poder de Deus.

O livro encerra com mais uma exortação de Josué a que o povo decida a quem servirão, se a Deus ou aos ídolos, mas que ele e sua casa, permaneceriam fieis ao Senhor.

Capítulos de Josué:

Capítulo 1: Josué é Instruído e Encorajado

Capítulo 2: Os Dois Espias e Raabe

Capítulo 3: A Travessia do Jordão

Capítulo 4: O Senhor Exalta Josué

Capítulo 5: Cessação do Maná de Israel

Capítulo 6: A Destruição de Jericó

Capítulo 7: O Pecado de Acã e Suas Consequências

Capítulo 8: A Destruição de Ai Por Israel

Capítulo 9: A Malícia dos Gibeonitas

Capítulo 10: O Sol e a Lua “ficam parados”

Capítulo 11: As Vitórias de Josué

Capítulo 12: As Conquistas de Israel

Capítulo 13: A Repartição de Canãa

Capítulo 14: O Pedido de Calebe a Josué

Capítulo 15: A Herança de Calebe

Capítulo 16: A Herança dos Filhos de José

Capítulo 17: Um Povo Numeroso em Israel

Capítulo 18: Josué Reprova a Hesitação das Tribos

Capítulo 19: A Porção Das Tribos

Capítulo 20: As Cidades Refúgio de Israel

Capítulo 21: A Cidade dos Levitas

Capítulo 22: O Altar dos Rubenitas

Capítulo 23: Dediquem-se a Amar o Senhor

Capítulo 24: Eu e Minha Família Serviremos ao Senhor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here