Juízes - Bíblia de Estudo Online

Em Juízes 10 vemos que Tola e Jair, juntos lideraram o povo de Israel por vinte e cinco anos, e que em seus dias aparentemente tudo correu tranquilamente, contudo Israel voltou a fazer o que era mau aos olhos do Senhor. Voltaram para a idolatria, e deixaram ao Senhor.

Como juízo, o Senhor os entregou nas mãos dos filisteus, que os oprimiram e infligiram vergonha e dor.

Quando estavam em grande aflição, clamaram ao Senhor e se santificaram, tirando do meio de si toda forma de idolatria. Após isso, eles se animaram para pelejar contra os filisteus e sair de debaixo de seu jugo.

O que podemos tirar de lição confortante dos erros de Israel, é que quando eles voltavam para o Senhor e se santificavam, Deus os recebia de volta e os sarava.

A bondade de Deus é revelada nestes atos do Senhor. A grande mensagem da Bíblia, é a de que Ele, bom, puro e gracioso, se revela a nós, miseráveis pecadores.

Não apenas na desobediência, mas também na obediência, somos dependentes da graça de Deus. Nenhum de nós, por melhor que sejamos, está excluído dessa condicional.

Esboço de Juízes 10:

10.1 – 5: A liderança de Tola e Jair

10.6 – 9: Transtornos do pecado

10.10 – 18: Arrependimento de Israel 

 

A liderança de Tola e Jair

1 Depois de Abimeleque, um homem de Issacar chamado Tolá, filho de Puá, filho de Dodô, levantou-se para libertar Israel. Ele morava em Samir, nos montes de Efraim,

2 e liderou Israel durante vinte e três anos; então morreu e foi sepultado em Samir.

3 Depois dele veio Jair, de Gileade, que liderou Israel durante vinte e dois anos.

4 Teve trinta filhos, que montavam trinta jumentos. Eles tinham autoridade sobre trinta cidades, as quais até hoje são chamadas “povoados de Jair” e ficam em Gileade.

5 Quando Jair morreu, foi sepultado em Camom.

Transtornos do pecado

6 Mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova. Serviram aos baalins, às imagens de Astarote, aos deuses de Arã, aos deuses de Sidom, aos deuses de Moabe, aos deuses dos amonitas e aos deuses dos filisteus. E como os israelitas abandonaram o Senhor e não mais lhe prestaram culto,

7 a ira do Senhor se acendeu contra eles. Ele os entregou nas mãos dos filisteus e dos amonitas,

8 que naquele ano os humilharam e os oprimiram. Durante dezoito anos oprimiram todos os israelitas do lado leste do Jordão, em Gileade, terra dos amorreus.

9 Os amonitas também atravessaram o Jordão para lutar contra Judá, contra Benjamim e contra a tribo de Efraim; e grande angústia dominou Israel.

Arrependimento de Israel

10 Então os israelitas clamaram ao Senhor, dizendo: “Temos pecado contra ti, pois abandonamos o nosso Deus e prestamos culto aos baalins!”

11 O Senhor respondeu: Quando os egípcios, os amorreus, os amonitas, os filisteus,

12 os sidônios, os amalequitas e os maonitas os oprimiram, e vocês clamaram a mim, eu os libertei das mãos deles.

13 Mas vocês me abandonaram e prestaram culto a outros deuses. Por isso não os livrarei mais.

14 Clamem aos deuses que vocês escolheram. Que eles os livrem na hora do aperto!

15 Os israelitas, porém, disseram ao Senhor: “Nós pecamos. Faze conosco o que achares melhor, mas te rogamos, livra-nos agora”.

16 Então eles se desfizeram dos deuses estrangeiros que havia entre eles e prestaram culto ao Senhor. E ele não pôde mais suportar o sofrimento de Israel.

17 Quando os amonitas foram convocados e acamparam em Gileade, os israelitas reuniram-se e acamparam em Mispá.

18 Os líderes do povo de Gileade disseram uns aos outros: “Quem iniciar o ataque contra os amonitas será chefe dos que vivem em Gileade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here