Juízes - Bíblia de Estudo Online

Em Juízes 12 vemos que mais uma vez os efraimitas ficaram chateados com Jefté por não terem sido convidados para a batalha. E mesmo diante das explicações de Jefté sobre a direção do Senhor, eles não se acalmaram, e houve grande combate entre eles, com a vitória de Jefté.

Haverão muitas situações como essas em nossa vida. De incompreensão, de batalhas geradas pela falta de amor, de desgastes emocionais, de rupturas, enfim.

Em todas estas situações, precisamos nos apegar ao Senhor. Fazer dele o nosso socorro e refúgio. Apenas Ele é poderoso para manter a nossa alma animada mesmo em tempos de turbulências e dor.

À sombra das asas do Senhor, encontramos estamos seguros, não apenas dos ataques externos, mas também dos internos. Muitas vozes nos cercam para emitir palavras de morte, dor, angústia.

E quando estamos escondidos em Deus, esses ataques são repelidos. Além disso, o conforto das asas, a maciez delas, nos aconchegam e acalmam.

Pois bem, este lugar está aberto e à disposição de qualquer um que deseje se aproximar.

Esboço de Juízes 12:

12.1 – 7: Batalha entre Jefté e os efraimitas

12.8 – 15: Três Juízes de Israel

 

Batalha entre Jefté e os efraimitas

1 Os homens de Efraim foram convocados para a batalha; dirigiram-se para Zafom e disseram a Jefté: “Por que você foi lutar contra os amonitas sem nos chamar para irmos juntos? Vamos queimar a sua casa e você junto!”

2 Jefté respondeu: Eu e meu povo estávamos envolvidos numa grande contenda com os amonitas, e, embora eu os tenha chamado, vocês não me livraram das mãos deles.

3 Quando vi que vocês não ajudariam, arrisquei a vida e fui lutar contra os amonitas, e o Senhor me deu a vitória sobre eles. E, por que vocês vieram para cá hoje? Para lutar contra mim?

4 Jefté reuniu então todos os homens de Gileade e lutou contra Efraim. Os gileaditas feriram os efraimitas porque estes tinham dito: “Vocês, gileaditas, são desertores de Efraim e de Manassés”.

5 Os gileaditas tomaram as passagens do Jordão que conduziam a Efraim. Sempre que um fugitivo de Efraim dizia: “Deixem-me atravessar”, os homens de Gileade perguntavam: “Você é efraimita?” Se respondesse que não,

6 diziam: “Então diga: Chibolete”. Se ele dissesse: “Sibolete”, sem conseguir pronunciar corretamente a palavra, prendiam-no e matavam-no no lugar de passagem do Jordão. Quarenta e dois mil efraimitas foram mortos naquela ocasião.

7 Jefté liderou Israel durante seis anos. Então o gileadita Jefté morreu, e foi sepultado numa cidade de Gileade.

Três Juízes de Israel

8 Depois de Jefté, Ibsã, de Belém, liderou Israel.

9 Teve trinta filhos e trinta filhas. Deu suas filhas em casamento a homens de fora do seu clã, e trouxe para os seus filhos trinta mulheres de fora do seu clã. Ibsã liderou Israel durante sete anos.

10 Então Ibsã morreu, e foi sepultado em Belém.

11 Depois dele, Elom, da tribo de Zebulom, liderou Israel durante dez anos.

12 Elom morreu, e foi sepultado em Aijalom, na terra de Zebulom.

13 Depois dele, Abdom, filho de Hilel, de Piratom, liderou Israel.

14 Teve quarenta filhos e trinta netos, que montavam setenta jumentos. Abdom liderou Israel durante oito anos.

15 Então Abdom, filho de Hilel, morreu, e foi sepultado em Piratom, na terra de Efraim, na serra dos amalequitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here