Em Juízes 16 vemos que os problemas de Sansão com as mulheres continuam. No início do capítulo somos informados que ele teve relações sexuais com uma prostitua, desprezando completamente o mandamento do Senhor e a pureza do nazireado. Após isso, lemos que ele se apaixonou por Dalila.
Vendo que ela o atraia, seus inimigos, a procuraram e ofereceram boa quantia de prata, para que ela descobrisse qual o segredo de sua força.
Ela aceitou a proposta, e começou as investidas, mas Sansão mentia a ela, e todas as vezes que a armadilha era montada, ele a derrotava, pois sua força permanecia.
Após três tentativas fracassadas e pela muita insistência de Dalila, Sansão acabou contando que o grande segredo de sua força era o seu cabelo crescido como símbolo do seu pacto com Deus, caso ele fosse cortado, sua força o deixaria e ele seria um homem normal.
O Fracasso de Sansão
Quando ele estava dormindo, seus inimigos cortaram seu cabelo e sua força se foi. Quando os filisteus o atacaram ele não pode resisti-los.
Sansão foi preso, os filisteus o cegaram e passou a viver como escravo.
Este é um homem a quem definitivamente os servos de Deus não devem imitar, pois toda a sua tribulação é fruto de seu desdém a santidade de Deus.
Sansão brincou com o pecado e julgou que não havia mais esperto do que ele. Achou que sua força resolveria tudo, inclusive sua tolice.
Não percebeu que quem o derrotou foi uma “frágil” mulher, mas especialmente astuta e gananciosa.
O tolo Sansão está agora preso, cego e escravizado, servindo como exemplo do que acontece com aqueles que se desviam do Senhor e zombam do chamado.
A Morte e o Arrependimento de Sansão
Passado um tempo, o cabelo de Sansão voltou ao tamanho que tinha quando foi cortado pelos filisteus.
Durante uma grande celebração, os filisteus tiveram a ideia de trazer Sansão para divertir a multidão que se reuniu no estádio. Ele foi guiado por um moço e o pediu para ser colocado entre as colunas do lugar.
Quando percebeu que estava onde queria, Sansão orou ao Senhor e pediu sua força de volta. Deus o ouviu, e ele destruiu as colunas. Toda a estrutura veio abaixo matando a ele e a todos os presentes.
Em seu último ato, Sansão matou mais filisteus do que em toda sua vida.
A sensação que fica, pelo menos para mim, é a de frustração. Ele poderia ter vivido muito mais. Feito muito mais. Mas ele escolheu brincar com seu propósito e com seus dons.
Flertou com o pecado e desprezou a astúcia dos inimigos. Tudo isso, lhe custou muito caro, e a meu ver, a grande força que Deus lhe deu, que poderia ter acabado de vez com os inimigos de Israel, foi desperdiçada.
Esboço de Juízes 16:
16.1 – 3: Sansão se deita com uma prostituta
16.4,5: Sansão se apaixona por Dalila
16.6 – 14: A tentativa de Dalila
16.15 – 17: Segredo revelado
16.18 – 21: Sansão perde sua força
16.22 – 31: A vingança de Sansão
Sansão se deita com uma prostituta
1 Certa vez Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta, e passou a noite com ela.
2 Disseram ao povo de Gaza: “Sansão está aqui! ” Então cercaram o local e ficaram à espera dele a noite toda, junto à porta da cidade. Não se moveram a noite inteira, dizendo: “Ao amanhecer o mataremos”.
3 Sansão, porém, ficou deitado só até a meia-noite. Levantou-se, agarrou firme a porta da cidade, com os dois batentes, e os arrancou, com tranca e tudo. Pôs tudo nos ombros e o levou ao topo da colina que fica defronte de Hebrom.
Sansão se apaixona por Dalila
4 Depois dessas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila.
5 Os líderes dos filisteus foram dizer a ela: “Veja se você consegue induzi-lo a mostrar-lhe o segredo da sua grande força e como poderemos dominá-lo, para que o amarremos e o subjuguemos. Cada um de nós dará a você treze quilos de prata”.
A tentativa de Dalila
6 Disse, pois, Dalila a Sansão: “Conte-me, por favor, de onde vem a sua grande força e como você pode ser amarrado e subjugado”.
7 Respondeu-lhe Sansão: “Se alguém me amarrar com sete tiras de couro ainda úmidas, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem”.
8 Então os líderes dos filisteus trouxeram a ela sete tiras de couro ainda úmidas, e Dalila o amarrou com elas.
9 Tendo homens escondidos no quarto, ela o chamou: “Sansão, os filisteus o estão atacando! ” Mas ele arrebentou as tiras de couro como se fossem um fio de estopa posto perto do fogo. Assim, não se descobriu de onde vinha a sua força.
10 Disse Dalila a Sansão: “Você me fez de boba; mentiu para mim! Agora conte-me, por favor, como você pode ser amarrado”.
11 Ele disse: “Se me amarrarem firmemente com cordas que nunca tenham sido usadas, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem”.
12 Dalila o amarrou com cordas novas. Depois, tendo homens escondidos no quarto, ela o chamou: “Sansão, os filisteus o estão atacando! ” Mas ele arrebentou as cordas de seus braços como se fossem uma linha.
13 Disse Dalila a Sansão: “Até agora você me fez de boba e mentiu para mim. Diga-me como pode ser amarrado”. Ele respondeu: “Se você tecer num pano as sete tranças da minha cabeça e o prender com uma lançadeira, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem”. Assim, enquanto ele dormia, Dalila teceu as sete tranças da sua cabeça num pano
14 e o prendeu com a lançadeira. Novamente ela o chamou: “Sansão, os filisteus o estão atacando! ” Ele despertou do sono e arrancou a lançadeira e o tear, com os fios.
Segredo revelado
15 Então ela lhe disse: “Como você pode dizer que me ama, se não confia em mim? Esta é a terceira vez que você me fez de boba e não contou o segredo da sua grande força”.
16 Importunando-o o tempo todo, ela o cansava dia após dia, ficando ele a ponto de morrer.
17 Por isso ele lhe contou o segredo: “Jamais se passou navalha em minha cabeça”, disse ele, “pois sou nazireu, desde o ventre materno. Se fosse rapado o cabelo da minha cabeça, a minha força se afastaria de mim, e eu ficaria tão fraco quanto qualquer outro homem”.
Sansão perde sua força
18 Quando Dalila viu que Sansão lhe tinha contado todo o segredo, enviou esta mensagem aos líderes dos filisteus: “Subam mais esta vez, pois ele me contou todo o segredo”. Os líderes dos filisteus voltaram a ela levando a prata.
19 Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou.
20 Então ela chamou: “Sansão, os filisteus o estão atacando! ” Ele acordou do sono e pensou: “Sairei como antes e me livrarei”. Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado.
21 Os filisteus o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza. Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na prisão.
A vingança de Sansão
22 Mas, logo o cabelo da sua cabeça começou a crescer de novo.
23 Os líderes dos filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifício a seu deus Dagom e para festejar. Comemorando sua vitória, diziam: “O nosso deus entregou o nosso inimigo Sansão em nossas mãos”.
24 Quando o povo o viu, louvou o seu deus: “O nosso deus nos entregou o nosso inimigo, o devastador da nossa terra, aquele que multiplicava os nossos mortos”.
25 Com o coração cheio de alegria, gritaram: “Tragam-nos Sansão para nos divertir!” E mandaram trazer Sansão da prisão, e ele os divertia. Quando o puseram entre as colunas,
26 Sansão disse ao jovem que o guiava pela mão: “Ponha-me onde eu possa apalpar as colunas que sustentam o templo, para que eu me apoie nelas”.
27 Homens e mulheres lotavam o templo; todos os líderes dos filisteus estavam presentes e, no alto, na galeria, havia cerca de três mil homens e mulheres vendo Sansão, que os divertia.
28 E Sansão orou ao Senhor: “Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos! ”
29 Então Sansão forçou as duas colunas centrais sobre as quais o templo se firmava. Apoiando-se nelas, tendo a mão direita numa coluna e a esquerda na outra,
30 disse: “Que eu morra com os filisteus! ” Em seguida ele as empurrou com toda a força, e o templo desabou sobre os líderes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida.
31 Foram, então, os seus irmãos e toda a família do seu pai para buscá-lo. Trouxeram-no e o sepultaram entre Zorá e Estaol, no túmulo de Manoá, seu pai. Sansão liderou Israel durante vinte anos.
Paz meu amado!
Ótimo estudo, aliás, como todos que já li, porém notei que no terceiro parágrafo do segundo tópico acredito ter faltado a palavrinha NÃO, repare:
Este é um homem a quem definitivamente os servos de Deus devem imitar, pois toda a sua tribulação é fruto de seu desdém a santidade de Deus.
Entretanto foi me possível entender perfeitamente o que o irmão quis transmitir, apenas comento afim de que não haja motivo de confusão a outros irmãos na fé.
Continue a nos edificar no conhecimento da Palavra amado.
Boa noite!
Isso mesmo Douglas, MUITO OBRIGADO!
Correção feita.
No comentário de inicio diz que os olhos foram arrancados, mais na palavra diz que foram furados ..
acho que tem diferença , furados para arrancados o estrago seria pior …
Boa noite , Deus abençoe
Verdade!
Obrigado pela indicação Willian, correção feita.