Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Juízes 5 Estudo: O Cântico de Débora e Baraque

Juízes 5 contém o cântico triunfante que foi composto e cantado lembrando a vitória gloriosa que Israel obteve sobre as forças de Jabim, rei de Canaã, e as consequências felizes dessa vitória.

Provavelmente, era comum naquela época divulgar poemas em ocasiões como essas; mas somente esse poema é preservado dentre todos os poemas da época dos juízes, porque foi ditado por Débora, uma profetisa.

Proposto como um salmo de louvor para aquela época, e um padrão de louvor para épocas posteriores. Esse poema elucida muitas coisas acerca da história daquela época.

O poema começa com louvor a Deus (v.v. 2,3). O conteúdo desse cântico transmite a memória desse grande feito histórico comparando as aparições de Deus nesta ocasião com sua aparição no monte Sinai (v.v. 4,5).

Exaltando sua libertação da condição desastrosa na qual se encontravam (v.v. 6-8). Convocando aqueles que usufruíram dos benefícios do sucesso a participar do louvor (v.v. 9-13).

Refletindo honra sobre aquelas tribos que foram ousadas e ativas naquela guerra e desgraça sobre aqueles que rejeitaram participar do serviço (v.v. 14-19, 23). Reconhecendo que foi o próprio Deus que lutou por eles (v.v. 20.22).

Celebrando particularmente a honra de Jael, que matou Sísera (v.v. 24-30). O poema conclui com uma oração a Deus (v. 31). (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

Esboço de Juízes 5:

Juízes 5.1 – 5: O cântico de Débora e Baraque

Juízes 5.6 – 11: Convite a adoração

Juízes 5.12 – 23: Desperta Débora!

Juízes 5.24 – 31: Jael é honrada por matar Sísera 

 

Juízes 5.1 – 5: O cântico de Débora e Baraque

1 Naquele dia Débora e Baraque, filho de Abinoão, entoaram este cântico:

2 Consagrem-se para a guerra os chefes de Israel. Voluntariamente o povo se apresenta. Louvem o Senhor!

3 Ouçam, ó reis! Governantes, escutem! Cantarei ao Senhor, cantarei; comporei músicas ao Senhor, o Deus de Israel.

4 Ó Senhor, quando saíste de Seir, quando marchaste desde os campos de Edom, a terra estremeceu, os céus gotejaram, as nuvens despejaram água!

5 Os montes tremeram perante o Senhor, o Deus do Sinai, perante o Senhor, o Deus de Israel.

Juízes 5.6 – 11: Convite a adoração

6 Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael, as estradas estavam desertas; os que viajavam seguiam caminhos tortuosos.

7 Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel.

8 Quando escolheram novos deuses, a guerra chegou às portas, e não se via um só escudo ou lança entre quarenta mil de Israel.

9 Meu coração está com os comandantes de Israel, com os voluntários dentre o povo. Louvem o Senhor!

10 Vocês, que cavalgam em brancos jumentos, que se assentam em ricos tapetes, que caminham pela estrada, considerem!

11 Mais alto que a voz dos que distribuem água junto aos bebedouros, recitem-se os justos feitos do Senhor, os justos feitos em favor dos camponeses de Israel. Então o povo do Senhor desceu às portas.

Juízes 5.12 – 23: Desperta Débora!

12 “Desperte, Débora! Desperte! Desperte, desperte, irrompa em cânticos! Levante-se, Baraque! Leve presos os seus prisioneiros, ó filho de Abinoão!”

13 Então desceram os restantes e foram aos nobres; o povo do Senhor veio a mim contra os poderosos.

14 Alguns vieram de Efraim, das raízes de Amaleque; Benjamim estava com o povo que seguiu você. De Maquir desceram comandantes; de Zebulom, os que levam a vara de oficial.

15 Os líderes de Issacar estavam com Débora; sim, Issacar também estava com Baraque, apressando-se após ele até o vale. Nas divisões de Rúben houve muita inquietação.

16 Por que vocês permaneceram entre as fogueiras a ouvir o balido dos rebanhos? Nas divisões de Rúben houve muita indecisão.

17 Gileade permaneceu do outro lado do Jordão. E Dã, por que se deteve junto aos navios? Aser permaneceu no litoral e em suas enseadas ficou.

18 O povo de Zebulom arriscou a vida, como o fez Naftalinas altas regiões do campo.

19 Vieram reis e lutaram. Os reis de Canaã lutaram em Taanaque, junto às águas de Megido, mas não levaram prata alguma, despojo algum.

20 Desde o céu lutaram as estrelas, desde as suas órbitas lutaram contra Sísera.

21 O rio Quisom os levou, o antigo rio, o rio Quisom. Avante, minh”alma! Seja forte!

22 Os cascos dos cavalos faziam tremer o chão; galopavam, galopavam os seus poderosos cavalos.

23 “Amaldiçoem Meroz”, disse o anjo do Senhor. “Amaldiçoem o seu povo, pois não vieram ajudar o Senhor, ajudar o Senhor contra os poderosos.”

Juízes 5.24 – 31: Jael é honrada por matar Sísera

24 Que Jael sejaa mais bendita das mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu! Seja ela bendita entre as mulheres que habitam em tendas!

25 Ele pediu água, e ela lhe deu leite; numa tigela digna de príncipes trouxe-lhe coalhada.

26 Ela estendeu a mão e apanhou a estaca da tenda; e com a mão direita o martelo do trabalhador. Golpeou Sísera, esmigalhou sua cabeça, esmagou e traspassou suas têmporas.

27 Aos seus pés ele se curvou, caiu e ali ficou prostrado. Aos seus pés ele se curvou e caiu; onde caiu, ali ficou. Morto!

28 Pela janela olhava a mãe de Sísera; atrás da grade ela exclamava: “Por que o seu carros e demora tanto? Por que custa a chegar o ruído de seus carros?”

29 As mais sábias de suas damas respondiam, e ela continuava falando consigo mesma:

30 “Estarão achando e repartindo os despojos? Uma ou duas moças para cada homem, roupas coloridas como despojo para Sísera, roupas coloridas e bordadas, tecidos bordados para o meu pescoço, tudo isso como despojo?”

31 “Assim pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor! Mas os que te amam sejam como o sol quando se levanta na sua força”. E a terra teve paz durante quarenta anos.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});