Em Juízes 8 vemos que os efraimitas ficaram muito descontentes com Gideão por não tê-los chamado para a batalha contra os midianitas.
Vivemos em um mundo onde a maioria das pessoas tem uma opinião sobre o que fazemos. Elas querem se envolver, controlar, dominar.
Mas não é essa a vontade de Deus para nossa vida. O controle das nossas vidas deve estar nas mãos do Senhor, e eles não foram chamados porque não foi essa a instrução do Senhor. Para a batalha foram os 300 homens que Deus escolheu, e este é o segredo da vitória.
Não se preocupe com a satisfação que terá de dar, apenas siga a direção de Deus e faça dela o seu principal alvo, sua meta.
Não pense em atender às expectativas das pessoas, porque você certamente se frustrará.
Esboço de Juízes 8:
8.1 – 3: Gideão pacífica os efraimita ofendidos
8.4 – 17: Gideão persegue os midianitas
8.18 – 21: Gideão mata os reis midianitas
8.22 – 26: Gideão rejeita o governo de Israel
8.27,28: Gideão e o éfode idolatra
8.29 – 35: A morte de Gideão e o esquecimento de Deus
Nas Mãos de Deus
Depois que viram a grande vitória que o Senhor Deus, deu a Israel por meio de Gideão, eles foram convidá-lo para ser o líder deles. Mas Gideão rejeitou o pedido dizendo: “O Senhor sobre vós dominará”.
Que grande lição!
Estamos a todo momento tentando terceirizar a rota da nossa vida e colocá-la nas mãos de outra pessoa. Porque se der errado, a responsabilidade não é nossa.
No deserto, quando qualquer dificuldade vinha, os filhos de Israel reclamavam e queriam voltar para o deserto, mas quando tudo ia bem, não havia gratidão.
A resposta de Gideão é fantástica!
Deixe Deus governar sua vida e dirigir seus passos. Se fizer isso, sua vida será conduzida a lugares altos.
Ainda não consegui entender o versículo 27 (que fala da prostituição do povo perante uma veste sacerdotal com ouro) por favor me explique melhor?