O livro de Juízes é chamado em hebraico de Shepher Shophtim. As versões siría e a e arábica ampliam o título e o chamam de O livro dos Juízes dos filhos de Israel.

Os juízos dessa nação eram singulares, bem como seus juízes, cujo ofício diferia grandemente dos juízes das outras nações. A LXX o chama somente de Rritai, Juízes.

Esse livro relata a história da comunidade de Israel durante o governo dos juízes desde Otniel até Eli, até onde Deus achou conveniente transmitir a nós.

Características dos Juízes

O livro contém a história (de acordo com o cálculo do Dr. Lightfoot) de 299 anos, computando 40 anos a Otniel de Judá, 80 anos a Eúde de Benjamim, 40 anos a Baraque de Naftali, 40 anos a Gideão de Manassés, três anos a Abimeleque, seu filho, 23 anos a Tola de Issacar, 22 anos a Jair de Manassés, seis anos a Jefté de Manassés, sete anos a Ibsá de Judá, 10 anos a Elom de Zebulom, oito anos a Abdom de Efraim, 20 anos a Sansão de Dá, ao todo 299 anos.

Lemos também a respeito da opressão de Eglom durante 18 anos, e de Jabim durante 20 anos, além de alguns outros. Estes devem ser incluídos nesses 299 anos dos Juízes.

Parece que estes juízes vieram de oito tribos. Essa honra era difusa inicialmente, até que finalmente concentrou-se em Judá. Eli e Samuel, os dois juízes que não fazem parte deste livro, eram de Levi.

Parece que não houve juiz vindo de Rúben, Simeão, Gade e Aser. Encontramos a história desses juízes, na sua ordem, até o final do capítulo 16.

Acontecimentos Memoráveis dos Juízes

Nos últimos cinco capítulos, encontramos um relato de alguns acontecimentos específicos memoráveis, como foi o caso da história de Rute (…nos dias em que os juízes julgavam, Rute 1.1); mas não temos certeza quando exatamente essa história transcorreu.

Esses relatos são reunidos no final do livro, para que o fio da história geral não fosse interrompido. Acerca da comunidade de Israel durante esse período podemos dizer o seguinte:

Eles não se mostram tão grandes e tão bons quanto esperaríamos que um povo tão peculiar fosse, pelo fato de serem governados por leis e enriquecidos por promessas tão especiais.

Nós os vemos desgraçadamente corruptos, desgraçadamente oprimidos pelos seus vizinhos, e em lugar algum no livro, tanto em guerra quanto em conselho, eles lembram o povo que conquistou de maneira gloriosa a terra de Canaã.

O que podemos concluir disso?

Deus, por meio dessa história, nos mostra a lamentável imperfeição de todas as pessoas e coisas debaixo do sol. Isso deveria provocar em nós uma busca completa de santidade e felicidade em relação ao outro mundo, e não neste.

Embora o historiador desse livro ressalte principalmente as provocações e injustiças deles, havia uma aparência de religião na terra.

Embora houvesse entre eles aqueles que se deixaram atrair pela idolatria, o serviço do Tabernáculo, de acordo com a lei de Moisés, foi mantido, e havia muitos que participavam da liturgia.

Os historiadores não registram o curso comum de justiça e relacionamentos em uma nação, tomando isso como certo; eles se concentram mais nas guerras e perturbações que ocorreram.

Mas o leitor deve considerar aquele aspecto, para dar equilíbrio a essa escuridão.

Capítulos de Juízes

Capítulo 1: Começa a Conquista da Terra

Capítulo 2: A Ira do Senhor

Capítulo 3: Os Inimigos ao Redor Israel

Capítulo 4: Débora a Profetisa de Israel

Capítulo 5: O Cântico de Débora e Baraque

Capítulo 6: O Chamado e Vocação de Gideão

Capítulo 7: O Senhor dá Vitória a Gideão

Capítulo 8: A Liderança Eficiente de Gideão

Capítulo 9: A Estratégia de Abimeleque

Capítulo 10: A Liderança de Tola e Jair

Capítulo 11: A Vitória e o Voto de Jefté

Capítulo 12: Batalha entre Jefté e os Efraimitas

Capítulo 13: O Nascimento de Sansão

Capítulo 14: Casamento de Sansão e Um Enigma

Capítulo 15: Sansão e a Queixada de Jumento

Capítulo 16: O Relacionamento de Sansão e Dalila

Capítulo 17: A Idolatria da Família de Mica

Capítulo 18: A Idolatria da Tribo de Dã

Capítulo 19: O Levita e a Prostituta

Capítulo 20: A Obstinação de Benjamim

Capítulo 21: Lamento Por Benjamim

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here