Levítico - Bíblia de Estudo Online

Ambos os contextos históricos e teológicos do Livro de Levítico estão implícitos não apenas nesta introdução, mas também no resumo final que fecha o manual sobre o sacrifício. Os detalhes do ritual de sacrifício foram prescritos quando o SENHOR chamou (enfatizando a importância e a solenidade da revelação) a Moisés e falou com ele da Tenda do Encontro (isto é, o lugar sagrado do tabernáculo) (Levítico 1:1,2).

Assim, o manual de sacrifício segue a narrativa histórica sobre a construção do tabernáculo (Ex. 25–40) e precede a próxima narrativa histórica da ordenação do sacerdócio (Lev. 8–10).

O restante do livro de Levítico registra mais revelações sobre a adoração de Israel e caminha diante do Deus santo. A narrativa histórica não recomeça (exceto por 24:10–13) até a numeração das tribos israelitas para o acampamento do Sinai (Nm 1–4). (1)

Esboço de Levítico 1:

1.1,2: Lei a respeito das ofertas

1.3 – 9: Lei a respeito dos holocaustos

1.10 – 13: Holocausto do rebanho

1.14 – 17: Holocausto das aves 

 

Levítico 1.1,2: Lei a respeito das ofertas

1 Da Tenda do Encontro o Senhor chamou Moisés e lhe ordenou:

2 Diga o seguinte aos israelitas: Quando alguém trouxer um animal como oferta ao Senhor, que seja do gado ou do rebanho de ovelhas.

Levítico 1.3 – 9: Lei a respeito dos holocaustos

3 Se o holocausto for de gado, oferecerá um macho sem defeito. Ele o apresentará à entrada da Tenda do Encontro, para que seja aceito pelo Senhor,

4 e porá a mão sobre a cabeça do animal do holocausto para que seja aceito como propiciação em seu lugar.

5 Então o novilho será morto perante o Senhor, e os sacerdotes, descendentes de Arão, trarão o sangue e o derramarão em todos os lados do altar, que está à entrada da Tenda do Encontro.

6 Depois se tirará a pele do animal, que será cortado em pedaços.

7 Então os descendentes do sacerdote Arão acenderão o fogo do altar e arrumarão a lenha sobre o fogo.

8 Em seguida arrumarão os pedaços, inclusive a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo do altar.

9 As vísceras e as pernas serão lavadas com água. E o sacerdote queimará tudo isso no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 1.10 – 13: Holocausto do rebanho

10 Se a oferta for um holocausto do rebanho, quer de cordeiros quer de cabritos, oferecerá um macho sem defeito.

11 O animal será morto no lado norte do altar, perante o Senhor; os sacerdotes, descendentes de Arão, derramarão o sangue nos lados do altar.

12 Então o animal será cortado em pedaços. O sacerdote arrumará os pedaços, inclusive a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo do altar.

13 As vísceras e as pernas serão lavadas com água. O sacerdote trará tudo isso como oferta e o queimará no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 1.14 – 17: Holocausto das aves

14 Se a sua oferta ao Senhor for um holocausto de aves, traga uma rolinha ou um pombinho.

15 O sacerdote trará a ave ao altar, destroncará o pescoço dela e a queimará, e deixará escorrer o sangue da ave na parede do altar.

16 Ele retirará o papo com o seu conteúdo e o jogará no lado leste do altar, onde ficam as cinzas.

17 Rasgará a ave pelas asas, sem dividi-la totalmente, e então o sacerdote a queimará sobre a lenha acesa no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

 

Referências:

Lindsey, F. D. (1985). Leviticus. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 173). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here