Levítico - Bíblia de Estudo Online

Em Levítico 1, vemos que o Senhor Deus chama Moisés à Tenda do Encontro e começa a lhe dar inúmeras instruções referentes as ofertas, holocaustos e sacrifícios que deveriam ser oferecidos ao Senhor, além da maneira como deveriam ser feitos os rituais.

Aqui, vemos as ofertas de cheiro suave, que eram uma representação da perfeição de Jesus e sua obediência irrestrita à vontade de Deus. Por outro lado, haviam também as ofertas sem cheiro. Estas representavam a função expiatória de Jesus, onde Ele leva sobre si, toda a culpa do pecador.

De qualquer forma, tanto a oferta de cheiro suave, como as ofertas sem cheiro, possuem a intenção substitutiva, isto é, o holocausto apresentado a Deus satisfaz a nossa falta de pureza, assim como Cristo o faz hoje, e as ofertas pelo pecado e pela culpa, são por causa da nossa consciência do nosso erro.

A seguir veremos a primeira oferta de cheiro suave.

O Holocausto

Este é um símbolo do sacrifício perfeito de Jesus, quando na Cruz do Calvário, se ofereceu de maneira voluntária e perfeita para satisfazer a vontade de Deus Pai, até a morte (Hebreus 9:14).

Esse holocausto tem valor expiatório e substitutivo. É expiatório quando nós mesmos não temos tanto interesse em fazer a vontade de Deus e é substitutivo porque o justo e perfeito, morreu em lugar dos injustos e pecadores (v.4).

O fato de o ofertante colocar a mão sobre a cabeça do animal a ser oferecido, simboliza a transferência de culpa. O mesmo que acontece na conversão, a nossa culpa é transferida para Jesus, que já pagou todo o preço pelo pecado.

Os Animais

Não eram todos os animais que poderiam ser oferecidos em sacrifício no altar do Senhor, apenas cinco eram aprovados:

  1. O novilho ou boi – representa a paciência e obediência de Jesus (1 Coríntios 9:9,10);
  2. A ovelha – representa a submissão de Jesus (Isaías 53:7);
  3. A cabra – representa o pecador e a transgressão (Mateus 25:33);
  4. Rolas – representa a tristeza e necessidades (Isaías 38:14);
  5. Pombas – símbolo de inocência (Isaías 59:11).

Algo que deve ser notado, é o fato de que todas as classes sociais de Israel deveriam apresentar os animais de acordo com suas possibilidades.

Os ricos, deveriam ofertar bois e novilhos, enquanto o pobres, rolinhas e pombas. O que nos mostra que todos, sem exceção, precisam ser justificados.

Esboço de Levítico 1:

1.1,2: Lei a respeito das ofertas

1.3 – 9: Lei a respeito dos holocaustos

1.10 – 13: Holocausto do rebanho

1.14 – 17: Holocausto das aves 

 

Levítico 1.1,2: Lei a respeito das ofertas

1 Da Tenda do Encontro o Senhor chamou Moisés e lhe ordenou:

2 Diga o seguinte aos israelitas: Quando alguém trouxer um animal como oferta ao Senhor, que seja do gado ou do rebanho de ovelhas.

Levítico 1.3 – 9: Lei a respeito dos holocaustos

3 Se o holocausto for de gado, oferecerá um macho sem defeito. Ele o apresentará à entrada da Tenda do Encontro, para que seja aceito pelo Senhor,

4 e porá a mão sobre a cabeça do animal do holocausto para que seja aceito como propiciação em seu lugar.

5 Então o novilho será morto perante o Senhor, e os sacerdotes, descendentes de Arão, trarão o sangue e o derramarão em todos os lados do altar, que está à entrada da Tenda do Encontro.

6 Depois se tirará a pele do animal, que será cortado em pedaços.

7 Então os descendentes do sacerdote Arão acenderão o fogo do altar e arrumarão a lenha sobre o fogo.

8 Em seguida arrumarão os pedaços, inclusive a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo do altar.

9 As vísceras e as pernas serão lavadas com água. E o sacerdote queimará tudo isso no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 1.10 – 13: Holocausto do rebanho

10 Se a oferta for um holocausto do rebanho, quer de cordeiros quer de cabritos, oferecerá um macho sem defeito.

11 O animal será morto no lado norte do altar, perante o Senhor; os sacerdotes, descendentes de Arão, derramarão o sangue nos lados do altar.

12 Então o animal será cortado em pedaços. O sacerdote arrumará os pedaços, inclusive a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo do altar.

13 As vísceras e as pernas serão lavadas com água. O sacerdote trará tudo isso como oferta e o queimará no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 1.14 – 17: Holocausto das aves

14 Se a sua oferta ao Senhor for um holocausto de aves, traga uma rolinha ou um pombinho.

15 O sacerdote trará a ave ao altar, destroncará o pescoço dela e a queimará, e deixará escorrer o sangue da ave na parede do altar.

16 Ele retirará o papo com o seu conteúdo e o jogará no lado leste do altar, onde ficam as cinzas.

17 Rasgará a ave pelas asas, sem dividi-la totalmente, e então o sacerdote a queimará sobre a lenha acesa no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here