Levítico - Bíblia de Estudo Online

Em Levítico 10 vemos que Nadabe a Abiú morrem diante do altar do Senhor, por estar lhe apresentando fogo estranho. Isso significa, que eles não estavam seguindo as regras estabelecidas pelo Senhor, para cada uma das partes do culto.

O culto que estes dois sacerdotes estavam oferecendo a Deus, era segundo a sua própria vontade, de acordo com o que eles achavam certo.

Não são poucos os crentes que agem da mesma maneira em nossos dias. Seguindo sua própria imaginação, eles seguem cultuam a Deus, de acordo com o que acreditam ser Sua vontade. Eles determinam com o que Deus se importa da santificação.

Crentes assim, são na verdade adoradores de si mesmos, e utilizam o nome do Senhor em vão, pois não estão preocupados em conhecer Sua Palavra, de fato.

Querem viver uma fantasia, tentando amenizar o peso do pecado que está sobre eles, mas que permanece, por causa de sua incredulidade e insubmissão a Palavra de Deus.

Esboço de Levítico 10:

10.1,2: A morte de Nadabe e Abiú

10.3 – 7: O luto por Nadabe e Abiú

10.8 – 11: Advertências aos sacerdotes

10.12 – 20: A indignação de Moisés 

 

Levítico 10.1,2: A morte de Nadabe e Abiú

1 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados.

2 Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor.

Levítico 10.3 – 7: O luto por Nadabe e Abiú

3 Moisés então disse a Arão: “Foi isto que o Senhor disse: “Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei””. Arão, porém, ficou em silêncio.

4 Então Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e lhes disse: “Venham cá; tirem os seus primos da frente do santuário e levem-nos para fora do acampamento”.

5 Eles foram e os puxaram pelas túnicas, para fora do acampamento, conforme Moisés tinha ordenado.

6 Então Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não andem descabelados, nem rasguem as roupas em sinal de luto, senão vocês morrerão e a ira do Senhor cairá sobre toda a comunidade. Mas os seus parentes, e toda a nação de Israel, poderão chorar por aqueles que o Senhor destruiu pelo fogo.

7 Não saiam da entrada da Tenda do Encontro, senão vocês morrerão, porquanto o óleo da unção do Senhor está sobre vocês. E eles fizeram conforme Moisés tinha ordenado.

Levítico 10.8 – 11: Advertências aos sacerdotes

8 Depois o Senhor disse a Arão:

9 Você e seus filhos não devem beber vinho nem outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda do Encontro, senão vocês morrerão. É um decreto perpétuo para as suas gerações.

10 Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro,

11 e ensinar aos israelitas todos os decretos que o Senhor lhes deu por meio de Moisés.

Levítico 10.12 – 20: A indignação de Moisés

12 Então Moisés disse a Arão e aos seus filhos que ficaram vivos, Eleazar e Itamar: Peguem a oferta de cereal que sobrou das ofertas dedicadas ao Senhor, preparadas no fogo, e comam-na sem fermento junto ao altar, pois é santíssima.

13 Comam-na em lugar sagrado, porquanto é a porção que lhes cabe por decreto, a você e a seus filhos, das ofertas dedicadas ao Senhor, preparadas no fogo; pois assim me foi ordenado.

14 O peito ritualmente movido e a coxa ofertada, você, seus filhos e suas filhas poderão comer num lugar cerimonialmente puro; essa porção foi dada a você e a seus filhos como parte das ofertas de comunhão dos israelitas.

15 A coxa ofertada e o peito ritualmente movido devem ser trazidos junto com as porções de gordura das ofertas preparadas no fogo, para serem movidos perante o Senhor como gesto ritual de apresentação. Esta será a porção por decreto perpétuo para você e seus descendentes, conforme o Senhor tinha ordenado.

16 Quando Moisés procurou por toda parte o bode da oferta pelo pecado e soube que já fora queimado, irou-se contra Eleazar e Itamar, os filhos de Arão que ficaram vivos, e perguntou:

17 Por que vocês não comeram a carne da oferta pelo pecado no Lugar Santo? É santíssima; foi-lhes dada para retirar a culpa da comunidade e fazer propiciação por ela perante o Senhor.

18 Como o sangue do animal não foi levado para dentro do Lugar Santo, vocês deviam tê-lo comido ali, conforme ordenei.

19 Arão respondeu a Moisés: “Hoje eles ofereceram o seu sacrifício pelo pecado e o seu holocausto perante o Senhor; mas, e essas coisas que aconteceram comigo? Será que teria agradado ao Senhor se eu tivesse comido a oferta pelo pecado hoje?”

20 Essa explicação foi satisfatória para Moisés.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here